Espaço Casa

Dicas para sua casa

feijoada

Deixe um comentário

feijoada9

 

 

Feijoada em casa é melhor que a do restaurante porque só vai ter o que a gente gosta.  Bom que é praticamente um prato único que todos gostam, não conheci ainda quem não goste. Aqui em casa quando estão todos reunidos é complicado,  cada coisa que penso em fazer tem alguém que não goste de um dos ingredientes, dai modifico a receita ou faço vários pratos diferentes. Porque  eu não gosto de ver alguém separando no prato a comida que eu fiz. Chato para quem faz e para quem tem que ficar separando. Então já começou a esfriar e é hora da feijoada, eba!!!

Tem  que faça feijoada no verão, acho isso um disparate, talvez achem que é pra combinar com a caipirinha e a cerveja hehehe. Mas pra mim feijoada não combina com verão nunquinha, uma comida quente  e pesada…. “afemaria” dá até para passar mal.  Além de ser uma desculpa para reunir amigos e familiares é mais uma oportunidade para fazer uma decoraçaõzinha básica, mas especial feita por você.

A feijoada começa um dia antes porque tem de deixar o feijão de molho e as carnes salgadas também e no outro dia, tudo na panela. Então não tem desculpa de que não vai ter tempo para fazer a decoração. Feijoada não combina com luxo, é uma reunião festiva mesmo só na família.

Cor, rusticidade, alegria, descontração…..

Mesa para o serviço ficar exposto

Você pode fazer um serviço americano em uma mesa separada se forem muitas pessoas, um aniversário por exemplo ou servir na mesa somente  para uma família pequena. Eu prefiro tudo no buffet para poder por uma decoração na mesa, onde sentaremos, mesmo para poucas pessoas.

feijoada 1 feijoada 22

Pode ser um aparador, uma mesa grande, duas mesa pequenas não importa…precisa é fica apetitoso, além de bonito. Pode ser sem toalhas mesmo, com pimentas espalhadas e folhinhas de limão. Um pedaço de juta colocado quase que de qualquer jeito, com arranjos de flores grandes e vistosas.

FEIJOADA 13 (1) feijoada28

Folhas de bananeira também funcionam muito bem. Se não tem mesa extra para fazer o buffet use o fogão a lenha

feijoada 25

Uma tolha branca até mesmo um lençol, com grandes folhas de couve, decoram a mesa . Uma cesta com alguns legumes e alguns vasinhos de pimenta estão pela mesa. Uma tábua redonda reúne as pimentas para os convidados se servirem.

feijoada14

Dois tecidos, um verde e outro estampado que pode ser uma chita bem colorida, aqui as plaquinhas de identificação estão na própria comida. Pequeno barril decorativo que pode ter uma cachacinha para degustação e panelinhas vermelhas para compor com os pimentões.

feijoada 007

Quem sabe você tem em casa esteiras de praia e pode usar pra cobrir a mesa, com muitas verduras e pimentões espalhados.

feijoada_four_points_foto2_219

Olha que fácil, um amontoado de cebola, de pimentão, de alho,pimentas amontoadas no topo ou no vasinho,varetas de bambu. Pode ser um caniço cortado que é bem mais fácil de encontrar que bambu, não é mesmo?

 

A decoração do aparador com talheres e pratos

feijoada 16  feijoadadetalhes prato

A chita bem brasileira é o tecido ideal, barato e bem colorido. A cor de destaque é você quem escolhe. Pratos liso porque o tecido já é bem estampado. Um amarradinho de fitinhas nos guardanapos com talheres para facilitar aos convidados.

feijoada-4-6 11111111111111111111111IMG_1972-584x438

Uma folha de bananeira no aparador, e os guardanapos intercalado com os pratos, além de ficar fácil para os convidados diminui  a barulheira de pratos batendo ou raspando. Muuuuitas pimentas em contraste com os pratos  brancos.

Detalhes para decorar a mesa grande

 

feijoada 6 feijoada 5 feijoada02

Uma laranja, um palito de churrasco, uma pimenta e a plaquinha personalizada fica uma graça  Um apoio com as laranjas e flores contrastantes podem ser até de plástico. A abóbora, corte no meio tire o recheio faça um doce para servir de sobremesa e depois fecha ela novamente prende com elástico e por cima um pedaço de chita, juta, para esconder a amarração, e dentro um copinho com água  para manter a flor por mais tempo.

feijoada 7 feijoadad24

Decorar com os ingredientes da refeição fica bem legal.Sacos de juta abertos com arroz e o feijão ficou perfeito. Folhagens verdinhas para dar o contraste e o frescor

feijoada 4  feijoada 9

Uma tigela combina legumes e flores. Um tecido colorido decora e protege as mãos do calor da panela. Nomeando os pratos com plaquetas e vasinhos recheados de feijões

Talheres: maneiras diferentes para dispor os talheres para os convidados.

feijoada36  feijoadagarden  feijoada04                         Na tábua de corte, na gaveta, em latas reaproveitadas e pintadas, em vasinhos de barro coloridos, porque os de plástico tombam.

feijoadasilverware-787836  feijoadadetalhes talher  feijoada talheres

Talheres amarrados com os guardanapos incluído.

feijoada 02  feijoada05  feijoadaporta-talheres

Um vaso de vidro com grãos de arroz, a caixinha de controles remotos da sala, vidros de alimentos em conserva

feijoada30

Claro que servir a feijoada em conjuntos marrom de louça  fica lindo, mas se você não tem não vai deixar de fazer só por isso… improvisa. A opção pode ser um vaso grande de barro e sua tigela branca, de vidro, ou até mesmo a panela dentro dele. Uma panela de barro ,também fica bem legal.

Mesas

Individuais se é um aniversário, uma grande para a família toda, não importa tem que ter uma decoração também não só o buffet.

feijoada 35  feijoada 34  feijoada 33

Mesas individuais: com toalha branca e cobre mancha de chita ou somente um quadrado de chita enviesado sobre a mesa.

fEIJOADA5  feijoada15

Mesa para a família com jogos americanos ou de novo a chita em passadeiras compondo com a toalha branca. Garrafinhas recicladas com flores, guardanapos amarrados com simples fita ou com porta guardanapo rústico de palha.

feijoada 32 feijoadaDSC_4094  feijoada 38

Ainda a chita, em toalhinha sob o vaso de lata também recoberto de chita e florzinha campestres,souplats e guardanapos

feijoada 8  feijoada 10  feijoada 11

Vasinho de pimenta e sacos de juta com arroz e feijão, florzinhas campestres em garrafa de cerveja, vidro reciclado e cachepô de madeira, tudo bem rústico. Bonita ideia para marcador de lugar, a lata com o nome, garrafinha de água, talheres e guardanapos.

Entradas e aperitivos

Como em toda festa tem que ter uns belisquetes antes da refeição principal. Tem quem serve aipim frito não gosto porque é fritura faz a maior sujeira no fogão, na saúde, e tem que ficar cuidando da panela, no lugar da versão frita, você pode fazer assada, depois de cozinhar na pressão disponha em assadeira salpique sal e temperos secos, quando ficar pronto já tem várias porções prontas de uma só vez . Ou mais prático ainda os aipins fritos tipo chips comprados prontos, eu compro em empório em sacos bem grandes e são cortados no sentido do comprimento, para não parecerem batatas chips.

Chips-de-aipim-assados-com-molho-de-queijo-coalho  Mandioca 0chips  chips 1Descascar o aipim, cortar em pedaços e levá-lo ao congelador para endurecer um pouco e facilitar o corte em chips, utilizando-se, para tanto, o mandolim.  Aquecer o forno a 240°C por 10 minutos. Untar um tabuleiro com o mínimo de óleo de canola light. Dispor um a um os chips pelo tabuleiro. Assar por aproximadamente 7 minutos, ou até os chips dourarem. Sirva em porções grandes e deixe no aparador na entrada ou em copinhos individuais já nas mesinhas

Bebidas: para servir aos convidados quando chegam ,disponha na mesa na estrada com  jarras e copinhos. Ou prepare as porções individuais e sirva a seguir em bandejas. Pode ser também batidas de leite condensado, cachaça e frutas cítricas, cadinho de feijão ou batidas tipo caipirinhas com frutas diversas

Feijoada1  batidas de cachaçajeijoada  feijoada33

Olha que charme, o suco de abacaxi na garrafinha reciclada de  leite de cocô, decorado com as folhinha de hortelã , Ou copinho shots com caldinho de feijão com pinga e azeitonas no palito para decorar.

Sobremesas: o que combina depois de uma refeição muito pesada, algo mais leve , com frutas. Por ser a feijoada uma comida típica brasileira, também assim deve ser a sobremesa para não destoar.

COCADA-MOLE21-610x300-290x290 feijoada32 feijoada35

Cocada mole, doce de abóbora em calda  , doce de batata doce roxa.

Mousse-de-maracujá-na-fruta1  salada de fruta  manjardownload

Mousse de maracujá servido na própria casa, salada de frutas com creme de baunilha , manjar de cocô com calda de ameixas.

musse de doce de leite  feijoada13  feijoadaboteco-ze-mane2

para surpreender : uma mousse de doce de leite. Pode ser que alguém não tome refrigerantes ou bebidas alcoólicas então uma jarra transparente com fatias de limão, lima, laranja para saborizar a água fica bonito e vai agradar. Uma plaquinha divertida, quem ler, vai ler de novo achando que você escreveu errado hehehe com certeza!!!!!

Dica : se sobrar feijoada faça bolinhos e congele, para servir de aperitivo em outras ocasiões.

feijoada 27

 

Até o próximo

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s