Espaço Casa

Dicas para sua casa

Plantas em vasos

Deixe um comentário

 

 

Que todas nós achamos lindo um vasinho de flor ou qualquer plantinha isso não é novidade. Sempre que vemos um vasinho bonito já queremos levar para casa , às vezes ainda nem sabemos onde será colocado, mas sabemos que gostamos e pronto. Daí você chega em casa toda feliz e coloca seu vasinho sobre o aparador, sobre a mesa, ou no banheiro…passam-se alguns dias e plantinha começa a ficar feia e até morre e você  fica tristonha e diz: Não tenho sorte mesmo com plantas, elas sempre morrem….

Provavelmente foi você que não soube cuidar, não por desmazelo mas sim por total falta de conhecimento. Pode ser que você tenha regado demais ou de menos.  Quase sempre a morte da planta ocorre por “afogamento”, pois pela seca ela até duraria mais tempo . Então para não perdeu dinheiro novamente e deixar a casa com novo astral saiba o que fazer para ter plantas em vasos.

Então primeiro é preciso conhecer a planta de onde ela é originária para saber o tanto de água que ela vai necessitar.

Alguns exemplos

Cactos e suculentas: são plantas originárias de regiões e por isso irão precisar de pouca água.

cactos suculentas-Small

Marantas e papiros: são plantas de  regiões alagadiças, gostam de solo muito úmido, precisam estar com o solo praticamente encharcados.

maranta papiros

Samambaias: vieram de regiões úmidas e sombreadas viviam embaixo de copa das árvores, precisam de muita aguá também mas em solo poroso onde a água passa logo.

samambaia-  samambaias

O clima da região que você mora também influencia muito na umidade do ar. Plantas em clima quente precisam de mais água do que a mesma planta em clima amenos, já que neste clima  a taxa de evaporação é menor .

As estações também influenciam nas regas, se no verão as plantas necessitam de mais regas, no inverno precisam de um espaçamento maior de regas.

Tamanho do vaso: tamanhos menores mais regas frequentes, vasos maiores menos regas, porque geralmente vasos maiores terão mais dificuldade de evaporação  pelo maior volume de terra.

Material do vaso:  influencia direta na evaporação e retenção da umidade.Vasos de barro irão precisar de regas mais constantes porque o material vai absorver a água das regas. Os materiais impermeáveis não têm esse problema e a rega é menos constante.

Regas: nas primeiras horas do dia, quando a temperatura começa a subir e a necessidade de água é maior.Se regar no final da tarde pode ser que a terra fique encharcada a noite, porque não deu tempo para a evaporação e poderá  apodrecer as raízes. Se o tempo estiver frio é ainda pior, pois se as folhas ficarem molhadas,  aumenta a probabilidade do aparecimento de fungos.

Teste do dedo: penetre a terra com a ponta do dedo se a terra estiver seca e dura, revolva a terra e regue o vaso. Se ainda esta úmido, não regue e repita o teste no dia seguinte.

Você agora já aprendeu a regar e elas não irão mais morrer e ate já comprou muitos vasinhos, mas quer viajar e daí o que fazer? Não ir, pedir pra vizinha que vai ficar xeretando sua casa hehehe, para a sogra….

Se for uma ausência de fim de semana regue muito bem as suas plantas um pouco antes da saída. Se a viagem se estender por alguns dias, use alguns truques.

Garrafas pet :com um furo no fundo e um furo na tampa, encha de água e enterre a garrafa no vaso com o gargalo para baixo ate que a tampa fique coberta com a terra. O gotejamento será gradativo pela ação da gravidade.

Técnica da capilaridade: uma bacia com água coberta com plástico, deixando um pequeno pedaço aberto onde será colocado uma faixa de tecido da largura de mais ou menos 6 cm, a outra ponta da faixa disponha sobre a terra do vaso.Lembre-se que a bacia de água deverá estar um nível acima do vaso para a água descer pelo tecido e chegar ao vaso.

Aprendeu e agora já pode tentar novamente.

Até o próximo

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s