Espaço Casa

Dicas para sua casa

Guardando os potes na cozinha pequena

Deixe um comentário

Está com pressa, abre a porta do armário e cai tudo para fora ou então revira a gaveta e não encontra a abençoada tampa para aquele pote que você escolheu e pior já despejou a comida, e agora vai ter que por em outro pote e lavar mais uma coisa.

Ou então conseguiu achar a tampa  e o pote correspondentes e você, muito esperta ainda não despejou a comida só depois que achou a tampa, então coloca a comida que quer guardar e só na hora que esta levando até à geladeira percebe a sujeira no chão porque o pote estava furado. Já aconteceu isso com você? Dá uma “reiva” né?

Então primeira coisa: eliminar os supérfluos que são os pote sem tampa, tampa sem pote, pote furado, entortado, com aquele furo na lateral que você sabe e daí só enche de líquido só até a metade heheheh.

Aqueles potes manchados também dever ir para a reciclagem. Se você achou que ficou com poucos, então vai, e aproveita para comprar outros, escolha os modelos quadrados pois aproveitam melhor o espaço nas prateleiras da geladeira, e também aquela cuja as tampas tem uma pequena depressão para o encaixe de um outro pote igual por cima. O lugar para guardar, organizado vai depender do espaço que você tem na sua cozinha.

Mas é bem mais fácil do que as panelas do post anterior, porque geralmente são em menores números que elas. A regra de empilhar vale para os potes que nunca devem ser guardados tampados. “Além de favorecer a proliferação de fungos e bactérias, potes plásticos podem reter cheiro quando vão para o armário e ficam fechados”.

Nas gavetas

coz1aeea0179eb664b4b1a86b1521c1f130  wc 76

Um pote dentro do outro, uma pilha para os potes quadrados, e outra pilha para os redondos, com as tampas ao lado em aramados que pode ser aqueles de guardar cds. Uma grande gavetas com todos os potes e tampas juntos.

potes coz coz100_4051

Em gavetas com repartições fica bem mais fácil de não “embaralhar” tudo. Se os potes são muitos, uma gavetas só para as tampas e uma outra para os potes.

potesimages tampasScreen-Shot-2014-01-07-at-12.46.38-PM poteimages

Dica 1:quando for fazer suas próprias repartições segure as madeirinhas internas com aquela borrachinhas de segurar vidro de mesa. Faça um furinho na madeira e encaixe a ponta que já tem nessa pecinha de silicone. Desta maneira não precisa ficar pregando e fica mais fácil quando precisar fazer uma troca para um novo arranjo na gaveta.

Dica 2: se não tem gaveta “faça” uma com um escorredor de pratos, pois fica mais fácil puxar o escorredor para fora do que se abaixar para buscar o potes e tampas dentro do armário.

tampaorganizacao_armario

Se não tem ou não quer” fazer” sua gaveta empilhe os potes na prateleira com as tampas por baixo quando são do mesmo tamanho.

tampas_formatos tampaimages   tampaorganizando-as-tampas-plastica-146029-1

As tampas diferentes ficam melhor em potes separados por tamanho e tipos, pode ser em um pote de sorvete ou em cestinhas de plásticos.Ou ainda em porta tampas de plástico que são vendidos em várias cores……note que usar tampas da mesma cor em cestinho de cor igual fica com um visual mais organizado.

tampaDSC05061 tampaDSC05069

Se preferir faça sua próprias caixas organizadoras de tampas:encape com papel contact ( facilita a limpeza) branco uma caixa de sapatos, ou outras caixas com os tamanhos adequados ao tamanho da tampas. Essa ideia é da Nina,  do site tu organizas.

tampa3657  tampasafabfa67f12a0a97ddffb6d574fea3dc  tampasIMG_0692

Usar as portas, é perfeito, um espaço que sempre é desprezado ou esquecido. Use porta-tampas próprios ou caixas aparafusadas na porta, ou ainda usar aramados com alças de encaixe que não é preciso furar a porta e pode realojar quando necessário.

tampaa1064f09dba86990e19e7b928fb47829  tampa1075109_532925883428348_77245446_n  tampaebdaa6b8d63d82c81fb9ffaf023137d7

Se você é prendada na costura faça seus próprios porta-tampas em tecido e fixe na porta do armário.

Dica 3 : para evitar o odor nos potes, não feche com alimento quente deixe esfriar totalmente para depois tampar o pote.

Para lavá-los — e tirar o cheiro forte —, o truque é da personal Rafaela Oliveira, da Organize sem Frescuras:— Encha o pote de água, acrescente uma colher de bicarbonato de sódio e leve até o congelador. Depois, é só descongelar e pronto: ele fica livre de cheiro.

Dica 4: para guardar alimentos com molho em potes e não manchar, forre o pote com filme plástico, essa dica é da minha filha, não me ensinou diretamente mas deixou feito. Quando fui abrir o pote para usar o alimento guardado, achei a novidade , bem pensado como nunca fiz isso antes? Como diz o ditado “quanto mais se “vévi” mais se aprende” heheheh

Até o próximo….

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s