Espaço Casa

Dicas para sua casa

Decorando com azul

Deixe um comentário

 

 

Decorar com a cor azul sem ficar com ambiente com cara de praia. Gosta de azul mas tem esse medo? Acredito que para ficar mais urbano tem que escolher o tom certo do azul, como o azul royal, bic, klein, azul petróleo, cobalto, cada ano é um nome diferente para praticamente para a mesma cor. E principalmente não usar muito a cor branca, (a não ser nas parede) principalmente no sofá e se for com uma capa de sarja ai sim vai ter a carinha de praia.

Escolhi como ponto de partida a foto abaixo. Para uma decoração urbana usando esse azul, fica bom usar parceria com branco, off white, preto, tons de cinza, tons amadeirados, metal, o vidro transparante. A cor amarela mais forte pode entrar na composição para dar uma   jovialidade moderna.  O estilo pode ser clássico, moderno, contemporâneo, boho ( ripe chic), ou ainda uma  mistura de dois deles…

sala18fe78db85f35e14a71e31577be28dde

Solução bem resolvida para pouco espaço. Aqui o móvel suspenso da televisão faz parceria com a prancha azul próximo à porta principal que serve de aparador para o hall de entrada. O quadro contribui para demarcar o hall. Essa mesma prancha azul pode servir de apoio à sala de jantar (bastando tirar os objetos decorativos), que normalmente fica contíguo à sala de estar.

A cor azul aqui entra para quebrar a sisudez da madeira e o branco das paredes e do piso claro. O quadro abstrato reúne várias cores mas com a cor azul predominando. Os vasos azuis estão na posição oposta da prancha do hall e estão ali propositalmente para fazer o contraponto e ao mesmo tempo unificar a decoração com o uso desta cor.

Em frente ao móvel de madeira pode ter um sofá cinza com almofadas azuis de diversos tons ou um sofá azul com madeira, para manter a unidade com o rack.

Sofá azul com madeira

sofas-super-confortaveis-e-espacosos sofacostado

Sofá índigo, que traz base e pés de madeira e nove almofadas de tafetá da Espaço 204. Sofá Costado em azul com madeira na base que tem nichos para livros ou revistas da Movelaria Boá.

Sofá cinza

sofa102-decoracao-01 sofaem-e-um-ambiente-que-serve-para-relaxar-e-receber-os-amigos-1396617801075_1920x1920

Sofá cinza grafite com almofadas azuis e as cores amarelo e laranja entram para dar uma jovialidade. Sofá grafite com almofadas azuis de vários tons, branco e preto também entram na composição, outros tons de azul no ambiente arrematam a decoração total.

sofaDSCF2161 sofa19

Uma manta clara se o sofá é escuro, e vice versa. A segunda imagem trás linda combinação de azuis e estampas.

sofaDicasa9va_byCasaeJardimMarceloMagnani sofareformadas67_1g

Sofá cinza claro,com almofadas de tons azuis mais escuros. Sofá de cinza claríssimo, almofadas azuis em listras e estampas.

Sofa_manta4  sofaDSC00950

Sofá cinza claro com manta  azul em pareceria com almofadas listradas azuis e uma delas na cor da manta, adorei esse efeito…

Sofá azul

sofa20130227-153027 sofaazulAlfredo-Mendes-decora-lider-rj

Outras duas ideias do uso do sofá azul escuro todo estofado com uso de muita madeira deixando a sala bem urbana. Na segunda opção a cortina é branca básica porque as paredes já possuem cor e textura.

Cortinas estampadas

cortina 4 cortinas1

A cortina pode trazer o azul para  a sala também mas note que a cortina com cor ou estampada, as paredes são mais discretas.

Tapetes

tapete8 tapete7 tapete4  tapetereforma13  tapeteverde-azul-combinacao-tranquila-salas-quartos-07  tapete6

O tapete pode trazer o azul para a sala seja ele liso, listrado, em círculos, padrões , chevron, ( 0 popular zig zag)….Mas perceba que quando o tapete é estampado a cortina é lisa branca ou de cor neutra.

Estilo Boho

boho decor sala  bohochic  bohotumblr_lp1rueIvuL1qdxriq  bohosala-cheia-de-cores-esbanja-personalidade

Alguns exemplos de estilo Boho para quem ainda não conhecia

sala linda

Por fim um exemplo lindo do uso desse azul especial ( que você nomeia conforme a moda…) na decoração urbana. Uma decoração que combina a cor azul, off white, (branco só nas molduras, na vela e nas flores), cinza, preto, metal, vidro, madeira, texturas…Um espaço funcional, totalmente usável, digo isso porque algumas mostras de decoração são lindas de se ver , mas não de se viver. Sendo algumas totalmente impraticável no dia a dia. Só pra ver não pra comer usar!

“O espaço projetado pelas arquitetas Patrícia Alves, Naiara Azevedo e Natália Bezerra é um living contemporâneo e acolhedor. Impossível passar sem olhar para o painel de freijó natural, com iluminação indireta, que nos convida a sentar no sofá e apreciar os adornos que compõem o ambiente. Adoramos a mesa de centro e as mesas laterais, peças atuais que dão personalidade ao espaço. A casadinha azul e bege é a pedida perfeita para utilizar cor sem perder a elegância e a sofisticação dos ambientes neutros. Palavras da arquiteta Vanessa Tavares”

Tudo que esta nesta sala é possível encontrar nas lojas, se não igual, parecido para conseguir repetir essa decoração linda na sua casa.

Então…. tudo azul?

Até o próximo

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s