Espaço Casa

Dicas para sua casa

Cortinas de tecido

2 Comentários

 

Penso que a cortina quase não é lembrada na hora da decoração de um cômodo, é mais pra utilidade que é escurecer o quarto, tirar a visão do vizinho para sua sala, proteger móveis e os tecidos do sol forte….E o que se costuma fazer pra não errar ou pra não ter que pensar muito nisso é usar branco, bege, nude, off white, barbante e todas as outras não cores rsrsrs.

Mas a cortina não é só para utilidade ela também pode e deve  fazer parte da decoração. Uma janela sem cortina parece que está pelada, faltando alguma coisa, basta colocar um xale de cada lado mesmo que ela não feche e pronto já mudou tudo….

Os modelos diferem basicamente pelo tipo de prega, as  mais comuns são: macho, fêmea, americana. E ainda tem tantas outras como a prega grega, romana, escócia, tie e muitas outras que aqui agora não interessa ehehe.

Eu sempre vou para o lado do mais fácil de limpar e com tantas pregas, botões, laçadas e não sei lá mais o que o povo inventa para ficar “diferente” e exclusivo não me agrada mesmo. Vai juntar muito mais pó nestas pregas e vai precisar tirar pra lavar muito mais vezes e a cortina vai ficar com carinha xoxa logo logo.

Muitas vezes fazer uma cortina linda com quilômetros de tecido com pregas especiais e depois esquece que vai esconder ela no gesso do teto que vai fazer na sala ou no cortineiro, daí, valeu a pena?

Vale mais uma cortina simples sem pregas especiais e um gesso lindo na sala toda que inclusive sai bem mais barato que só essa cortina especial em um janela e no final o efeito é praticamente o mesmo quando esta escondido no cortineiro.

O que você precisa pensar mesmo é no tipo de tecido que vai usar por causa da incidência de raios solares, porque  alguns tecidos estragam mesmo, desbotam, rasgam, neste caso terá que usar um forro, ou um black out.  Se não bate sol, use qualquer tecido a sua escolha pessoal.

Com gesso no teto

cortineiro com luz

Cortineiro de gesso,  usado no teto todo, onde a cortina fica embutida e com iluminação interna fica maravilhoso.

cortineiro de gessoScreenHunter_260 Jul. 09 11.00

Cortineiro de gesso, usado ao redor da sala , a iluminação fica na frente e pode ter o foco dirigido, a cortina pode correr no trilho suíço ou no varão e pode ser usado mais de um varão.

cortineiro na janela

Cortineiro sobreposto quando uma peça fica por baixo do forro, que neste caso acompanha o roda-teto. Pode ser de gesso, pvc, madeira..

cortina 23

Cortineiro usado a volta toda da janela perfeito para escurecer bem o quarto e não deixar nenhuma fresta de claridade entrar.

cortinas-para-sala-cortina-para-sala-romana-com-persiana-06

Feito em madeira, pode ser pintado de branco para “sumir” junto da parede também branca. Uma ideia para um home theater , para ficar bem no clima escurinho do cinema.

cortina24

Pé direito alto e cortineiro usada somente  no tamanho da janela. Pode ser de madeira coberta do mesmo tecido da cortina ou somente ser feita com tecido como parece ser o caso aqui,  formando pregas com os tecidos nas quinas.

cortina 25

Mistura de dois tipos de cortineiro, o embutido usando o gesso no teto todo e o de madeira usado nas laterais da janela para escurecer bem o home theater

No varão

cortina-sala-branca

No varão, usado bem próximo ao teto para alongar o espaço e parecer mais alto.A janela não esta centralizada e fazendo a cortina de parede a parede fica esteticamente melhor dando a sensação de amplitude.

cortina 40  cortina 41

Mas a cortina pode ficar só no espaço da janela, mas somente se  espaço que sobrar nas paredes laterais for maior que 30 cm. Neste espaço que sobra é possível a colocação de quadros, escultura de parede para decoração, caso contrário faça a cortina de parede a parede, que vai  transmite mais amplidão.

sala de estar

Com varão duplo para duas cortinas diferentes correrem distintamente, abrindo e fechando.

cortina3

Duas opções usadas juntas, a cortina branca esta escondida no gesso e a cortina amarela no varão, uma opção pouco usual.

cortina 37

Varão curto usado para os xales decorativos pois não correm no varão. Somente a persiana que é funcional.

cortina 38

Cortineiro de madeira coberto com tecido e com efeito acolchoado, para dar volume.

Cortina curta

Os especialistas dizem que cortina curta somente em alguns casos e que sempre vai ficar mais harmonioso a cortina até o chão. Nisso eu concordo mas como sempre digo que não existe o certo e o errado na decoração e sim o seu gosto pessoal, você decide…

 cortina-para-sala

Quando tem um móvel embaixo da janela da sala ….

cortina 54

Quando tem um móvel embaixo da janela no quarto….

cortina 51

Quando tem um obstáculo fixo como o ar condicionado.

cortina bebe

Em quartos de bebê para evitar acidentes e manter uma maior higiene.

cortina 55

Quando é na cozinha, mas eu não gosto porque já sabe né, eu prefiro praticidade à beleza. Ter que ficar sempre tirando pra lavar mesmo quem tem coifa sabe que suja muito ainda mais perto da pia. Admito que fica uma lindinho,mas….

Além de queimar por estar perto do fogão. E já aconteceu comigo o vento levou a cortina que se queimou em….2 segundos era material sintético. Parecia show de mágica …..e a cortina vai sumir diante de seus olhos! Foi sim, foi sim, foi sim….

Até o próximo

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Cortinas de tecido

  1. Adorei as dicas! Estou escolhendo cortinas para o meu ap novo, achei boas ideias aqui. Muito obrigada! Beijinhos!

    Curtir

    • Oi Claudia, que bom que você gostou!. A ideia do blog é essa, ajudar a decorar com boas ideias, mostrar que é possível você mesma decorar seu lar. Olha que legal, amanhã tem outro post sobre cortinas, desta vez estampadas. São sugestões lindas, que podem inspirar você a inovar e receber muitos elogios. Para ser avisada quando este e outros posts são publicados, basta clicar neste link: https://www.facebook.com/blogespacocasa
      Fique a vontade para sugerir algum tema para posts.
      Tchau Tchau

      Curtir

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s