Espaço Casa

Dicas para sua casa

Aprenda a Usar Cores em Sua Casa e Fique na Moda!

Deixe um comentário

 

 

Já percebeu que a cor está na “moda”. Nas roupas, nos calçados, nos acessórios e na decoração de casa também. Não é mais o bege – neutro que está na moda e mesmo que seja essa a cor predominante, sempre vai ter um móvel colorido. Quem visita as mostras de decoração percebe como a cor está presente. Nas revistas de decoração isso fica mais evidente ainda. São cores fortes e até mesmo, muito mais que uma cor por vez nas paredes.

E a cor esta em todos os cômodo da casa,  já saiu da sala, passou pelos quartos e agora está invadindo as cozinhas. Já viu quanta louça colorida, quantas panelas com cores e até os gabinetes agora em cores bem fortes?

Objetos decorativos para a cozinha com cores então… aí “é de perder a cabeça” como diz o outro. E no meio disso tudo, de tantas cores, você fica perdida sem saber por onde começar?

Como eu, você não tem coragem de pintar as paredes da casa com cores fortes?  Mas acha lindo quando vê nas revistas, na net e quer entrar nesta onda também?

A dica é ir aos devagar para não assustar heheheh, para ir acostumando seus olhos. Eis aqui algumas formas de estar acrescentado cores ao seu quarto e a sua sala de jantar e estar com parcimônia, para ir se acostumando às cores.

 

Com almofadas 

Seja qual for a cor de seu sofá (que normalmente são em cores mais neutras por ser um móvel grande) uma gama enorme de cores vai funcionar. Combinando entre elas, agrada mais aos olhos  ou destacando cada uma delas, você decide.

almofadas azuisMuitas almofadas com cores nem tão fortes porque são estampas e não uma só cor, onde predomina o azul ou será que é verde. Se achar que só ficou bom porque a parede é do mesmo, puxe esse tom em algo mais na sala para “ornar”.Pode uma cortina e não precisa ser a cortina toda apenas os xales que ficam nas laterais .Use somente para decorar e não necessariamente para fechar a janela. Ou a mesa- puff pode ter esse tom no tecido, uma manta também pode resolver.

sala azul e marela sala cortina amarela

Duas opções parecidas usando cores similares. Sofá de tom ligeiramente esverdeado com almofadas azuis e verdes, a manta azul no canto do sofá mais o abajur e os objetos azuis ajudam a espalhar a cor pela sala . Para o sofá marrom foram escolhidas os tons amarelos e quebrando a unidade de cor azul, que aparece também nos quadros e um pouco do marrom, assim como o sofá. Nesta última foto a cor das cortinas foi usada para ajudar a espalhar o tom escolhida e desta forma ter mais elementos similares na cor.

qtoamarelo

Várias almofadas amarelas em tons diferentes com estampas e lisas misturadas a cores mais básicas. Perceba como a cor da uma ” levantada” na atmosfera sóbria do quarto. As letras amarelas terminam de compor o ambiente perfeitamente. Uma manta aos pés da cama de tecido listrado( como a almofada da esquerda) ou estampado que tenha o mesmo tom amarelo também pode entrar na composição e então eliminar as letras em amarelo mas podem ser mantidas em branco.

almofada roxa

Apenas uma almofada com cor…não ficou divino e sofisticado combinado com as cores mais neutras do quarto? De inicio somente a almofada e as flores.Se não gosta da ideia das flores use uma caixa porta jóia deste mesmo tom. Depois ao acostumar acrescente o banco ou puff que é menor que pode ter a cor inteira ou ter a estampa predominante neste tom ameixa.

cores 9

A cor laranja mais fechado ficou muito bom junto ao marrom, aqui ela aparece nas almofadas, no tapete listrado e na manta aos pés. O tom da madeira do abajur foi muito feliz, porque além de ser madeira ” puxa” para o tom alaranjado.

sala colorida (1)

Aqui não tem erro,  mamão com açúcar como diz o dito popular.Primeiro você escolhe um quadro colorido e depois faz as almofadas lisas e/ou estampadas baseado nas cores do quadro, fácil né? Para não ficar over,  porque a parede já tem textura e cor o tapete é neutro.

almofadas

Várias cores mas dentro da mesma gama e para destacar,  a cor laranja que aprece no tecido estampado da colcha e da almofada. Perceba como a cor das cortina é importante para completar essa decoração…se você tapar a cortina e olhar somente o baú branco com as almofadas faz parecer que falta algo para completar a decoração. Por isso a importância de espalhar a cor, “puxa” a cor para outros cantos do cômodo. E neste caso a cor laranja da cortina faz destacar essa cor nos tecidos estampados.Viu ?….fácil assim?!

Em pequenos objetos em pequenas doses

pendente-amarelo-sala-jantar pendente-vermelho-mesa-jantar

Lustre com cor que  combina com pequenas peças dispostas pelo ambiente, desta forma não vai parecer para você que a peça esta ali solta e perdida na decoração e vai lhe agradar mais o uso de cores. Na sala ao lado o vermelho do pendente se repete nas almofadas.

sala azul 1

O azul  se destacou em meio aos tons bege e se repete em pequenas doses, em objetos pequenos… e também esta no tapete em discretas listras .

cores 23

As cores aqui estão até muito discretas para a moda atual mas serve de exemplo. A cor das almofadas se repetem nos objetos espalhados pela sala, como os jarros sobre a mesa de centro e de canto e no aparador na frente do grande quadro ao fundo,  que também tem nele a cor azul repetida. Dica: um tapete com as cores escolhida nas almofadas traria mais cor à sala porque ela é muito branca nas paredes, no sofá,  nos abajures e no tapete. Ou ainda xales de cortinas com cores e mantendo a cortina branca.

Com cadeiras

cores 21 mesa no canto 2

Com apenas duas cadeiras lisas ou todas elas no mesmo tom e com estampa coordenadas. Note que mesmo em uma decoração mais clássica a cor pode ser incluída e fazer bonito.

sala-de-jantar

Todas as quatro cadeiras, mas perceba que ainda tem muita madeira na cadeira e desta forma não destaca tanto a cor.

cadeiras diferentesArq_2 sala-de-jantar-colorida

Todas as cadeiras no mesmo tom e com estampas coordenadas, ou na cor lisa (aliás que cor linda essa,um esmeralda talvez?!). Veja como a introdução da cor fica bem tanto em um ambiente mais clássico, como numa proposta mais moderna. Dica: se as cadeiras possuem cores mais fortes, os pendentes sobre as mesas são neutros.

cadeira cor

Todas as cadeiras foram estofadas com cores diferentes, mais esmaecidas as cores não se destacam tanto e desta maneira, pode haver a combinação com os pendentes.

Então, aprendeu e perdeu o” medinho” das cores? Então olha em volta e veja que cores vai escolher para compor sua sala…. e se joga!!!!

Até o próximo

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s