Espaço Casa

Dicas para sua casa

Para ter um espetáculo de jardim

2 Comentários

 

 

Se você mora em um casa, com certeza tem um espaço de terreno, e nele um jardim. Mas muitas vezes ele ainda não está como você queria ainda não esta lhe dando ” orgulho”. E você não consegue entender o porque …se já esta com flores nos canteiros, o gramado bem aparado e verdinho, mas ainda falta algo.Você olha pra ele e acha que não esta bonito como os que  vê nas revistas e que muitas vezes lhe serviu de inspiração.

Mas agora você vai saber como ter um jardim de profissional! Mesmo que você não goste ou não tem tempo de “manusear” seu jardim vai saber o que pedir para seu jardineiro ou marido. Abaixo algumas regras, por assim dizer do paisagismo profissional.

Planejar

Não é a primeira regra, mas é o primeiro passo. Sem isso não é possível iniciar nada.

Agora pegue um papel e desenhe o espaço que você tem, ( do alto como se você estivesse sobrevoando sua casa, seu terreno) lembrando de colocar onde tem janelas (para apreciar a paisagem) e portas (que terá que ter passagens). Desenhe também o muro a garagem se ela estiver na frente ou ao lado do terreno.

Imagine o que gostara de ver ao entrar pelo portão social de sua casa, pelo portão da garagem, o que gostaria de ver pelas janela, ao sair pela porta da cozinha,  o que gostaria de ter no quintal além das plantas como: mesas de refeição , bancos, balanço, pérgola , churrasqueira, tudo isso tem de estar no seu planejamento e desenho, até porque construções tem de ser feitas antes para não estragar o paisagismo.

Observe  por um dia inteiro seu terreno , os locais onde batem sol pela manhã e a tarde e onde vai ficar sombreado o dia todo, para isso terá que ir ao terreno várias vezes ao dia. Assim você saberá os lugares do terreno com insolação total , parcial e a as áreas sombreadas e desta forma saberá que tipo de plantas selecionar. É bom também saber onde esta a fossa séptica, daí saberá que não poderá ter uma árvore onde ela esta, por exemplo.  Porque muitas vezes você gosta muito de uma planta mas ali naquele espaço não será possível tê-la. Ou pior comprou, plantou e ela morreu… porque você esqueceu de ver esse detalhe da insolação. É bom saber também onde passam os canos, e fios elétricos, alguns lugares a fiação do poste não é mais por via aérea.

planejar 1  planejar 2

Alguns exemplos para você entender melhor como fazer o desenho: tem a casa, a garagem, plantas, varanda, pérgola, caminhos com pedras,madeira, canteiros , gramado, bancos, vasos….

Preparar o solo

Não adianta planejar o paisagismo  se não tem um boa terra. Somente depois de preparar o substrato, é que vai poder plantar e isso leva alguns dias para “maturação” da terra por assim dizer. Sem essa etapa as plantas não vão se desenvolver saudáveis e nem alcançar o tamanho que estavam destinadas.

Claro que fazer uma análise do solo para saber exatamente que tipo de nutrientes ela “carece” fica mais melhor, mas isso complicado. Então como regra geral no Brasil o solo costuma ser ácido, então incorpore calcário dolomítico para equilibrar o pH da terra. Acrescente também adubo orgânico, como esterco de curral ou hùmus de minhoca. A proporção é duas partes de terra e uma de esterco, se usar esterco de galinha use só um terço, e 200gs de calcário por metro quadrado espalhando por cima da terra.

Afofe a terra e misture bem todos esses elementos: calcário, adubo e a terra. Deixe descansar por 15 dias e mantenha a terra úmida para a absorção dos nutrientes. Dica: o calcário para solo  não é a mesma coisa que cal de construção.

Sei que você tem pressa de logo plantar e ver seu jardim bonito mas, essa etapa é fundamental.

Já que você tem que esperar mesmo, aproveita o tempo e procure inspiração na net, nas revistas, no jardim das casa por onde você passa…

calagem

Faça caminhos

Antes mesmo de escolher uma planta, defina o traçado dos caminhos. É no entorno deles que a paisagem se forma e se apresenta a quem passeia pelo local. O mais indicado é criar caminhos sinuosos, isso vai fazer com que o seu jardim seja maior. Mesmo aquele que é do portão social até a porta da sua casa. Além disso o caminho sinuoso apresenta o jardim aos poucos e rendem surpresas e descobertas a cada curva.

caminhoTijoloEscolha das plantas

As plantas do jardim não devem ser somente bonitas elas também devem cumprir  funções como:  proporcionar sombra, aroma, delimitar canteiros, disfarçar muros e vão de escada , esconder do vizinho ou passantes da rua sua janela e por ai vai….

O ideal é criar composições com plantas que contrastam entre si  e floresçam em diferentes épocas do ano. Desta maneira seu jardim vai ficar bonito o ano todo e sempre com algum colorido. Dica: para unificar visualmente ( como fazemos dentro de casa na decoração) cultive a mesma espécie em mais de um canteiro.

plantas de sombra

Plantas esculturais 

Para valorizar o jardim use plantas que parecem “obras de artes esculpidas ela natureza”. Devido ao porte, ao formato ou ao colorido essas espécies esculturais enobrecem qualquer jardim. A exemplo a palmeira azul tem porte de 2 metros e  folhas volumosas que se espalham, ideal para grandes espaços . Outra é a pata de elefante, que tem  copa menos volumosa, valoriza e não obstrui a visão.

palmeira azul  pata de elefante                                                Palmeira azul                                                                                                    Pata de elefante

Faça acabamentos

Assim como uma roupa, um artesanato, se não tiver um bom acabamento não consegue mostrar toda a beleza da obra. Portanto invista no acabamento do jardim com  bordaduras. Que geralmente são herbáceas e arbustos de pequeno porte usadas para reforçar o traçado dos caminhos. Elas também são indicadas para fazer a junção de um canteiro e uma forração no caso um gramado. Normalmente em caminhos a bordadura é florida. Mas também se usa a bordadura com plantas de tonalidades diferentes da forração ou se os canteiros são de flores.

caminhos com bordadura borda petunia

 Acima uma bordadura com as folhagens  mini espada de são jorge. Ao lado a bordadura com as flores petúnias de todas as cores

Esconda a terra

Esconder a terra com forração,  a mais usual é o gramado, que além de garantir um tapete na paisagem ainda ajuda a evitar a erosão no solo. Mas existem outras forrações naturais , como a casca de pínus e pedras que além de realçar as plantas ajuda a manter a umidade do solo. Existe ainda a casca de arroz pouco conhecida , com tonalidade que lembra a palha, é excelente para jardins pois libera silício, elemento químico que funciona como fungicida natural.

Existem agora a forração feita de pneus picados nas cores verde, terracota, azul e marrom. A casa de pneus é ecologicamente correta. Confeccionada artesanalmente com raspas de pneus reciclados e pigmentados. Possui uma aparência orgânica de cascas de árvores.

seixos de pneus  Pode ser usado em canteiros, áreas maiores ou vasos.

Materiais conforme o estilo

Além das plantas os materiais usado em pisos e outras estruturas ajudam a determinar o estilo do jardim. Se você tem um jardim rústico, use dormentes, pérgolas de tronquinho, caminhos de tijolinhos,  piso de cimento queimado com madeira ou ladrilhos hidráulicos. Em jardins modernos os uso de poucas cores, linhas retas,  aço e metal , esculturas grandes e de impacto, espelho de água.

jardim moderno

Áreas sombreadas

Planeje áreas com sombra no seu jardim. No verão, nada melhor que ficar fora de casa,e para curtir o jardim com brisa fresca. Consiga  o sombreado com a copa das árvores , um caramanchão com uma trepadeira , uma tenda , lonas tencionadas,  pérgolas, um guarda-sol do tipo ombrelone…

jardim arvore 9

Plante em ímpares

Pode parece estranho, mas tem uma explicação. Se você planta dois exemplares de uma mesma espécie lado a lado, é bem provável que uma planta vai desenvolver mais que a outra e isso vai ser percebido por quem admira o jardim e vai ficar desagradável aos olhos essa diferença.Por isso então se planta em número ímpar.

Cultive uma espécie grande e duas menores ou ao contrário duas grandes e uma menor  e não coloque em linha reta no canteiro, intercale com harmonia.Com essa regrinha cumprida quem admira o jardim vai pensar na beleza do paisagismo feito proposital com os tamanhos diferentes das plantas que formam um bonito arranjo.

cicas 1 cicas

Com três exemplares de Cicas e depois com cinco delas. Na segunda proposta se percebe bem as plantas com os desenvolvimentos diferentes.

Não espere pelo tempo

Árvores garantem sombra, flores e belas paisagens. Mas enquanto ela não atinge o porte adulto para mostrar todo o seu potencial o visual do jardim pode ficar comprometido. Para resolver esse problema basta cultivar flores ao entorno ou próximo a ela, desta maneira os olhos são desviados para outro foco point  e não para a árvore ainda pequena sem atributos. Vale o uso em vasos também.

Agora que já sabe destas 10 regras de ouro , ditadas por paisagistas, já tem como possuir um jardim de profissional em sua casa. E o que é ainda melhor …feito por você!!!

Por minha própria conta e risco eu acrescento mais uma regrinha: não esqueça da iluminação. Quando estamos fazendo o jardim é sempre de dia e só quando a noite esta fresca e gostosa e você  quer aproveitar seu banco no jardim ou a rede de balanço se lembra que ali precisava ter iluminação. Ou então você teve todo esse trabalho, conseguiu um jardim de fazer admiração a quem passa por ele e não vai poder ser admirado a noite também?

iluminação no jardim

Imagina se  tudo isso estivesse as escuras, que desperdício seria.

Mãos à obra agora, para receber os elogios depois!!!

Até o próximo!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Para ter um espetáculo de jardim

  1. amo jardins,gostaria muito de ter um,mais meu quintal e tão pequeno!

    Curtir

    • Olá Madalena
      Ter um jardim é muito bom mesmo apesar de que tem quem não goste achando que dá trabalho e coloca cimento em tudo rsrsr. Se você tem um quintal pequeno já esta na vantagem, porque quem mora em apartamento não tem nenhum não é mesmo? Procure e pesquise na net que você vai encontrar ideias mesmo para pequenos espaços. Colocar vasos no muro faz ter mais espaço para plantas e passa a sensação de profundidade principalmente se todo o espaço ficar coberto por elas como se faz com os painéis de plantas. Assim como espelhos aumenta o espaço na sala também esse recurso vale para o quintal.
      Boa pesquisa e boas horas de divertimento a você aprendendo a ter um jardim em um pequeno espaço.
      Até mais
      Espaçocasa

      Curtir

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s