Espaço Casa

Dicas para sua casa

Pela porta da cozinha

Deixe um comentário

 

 

Ao sair pela porta da cozinha da sua casa o que você vê ? Isso lhe agrada? A grande maioria das portas de cozinha saem para o fundo do terreno. Mas algumas destas portas saem para a lateral da casa onde se forma um corredor . E claro que isso não agrada muito. Já não sai para um espaço amplo e ainda dar de cara com uma parede, agrada menos ainda.

Mas esse lado da casa pode se tornar até o seu lugar preferido. Reuni aqui algumas ideias para você copiar se  inspirar.

jardim lateral 28

Um gramado com pisadas quadradas claras para contrastar com a grama. O destaque são os diferentes volumes no muro, tanto na horizontal como na vertical, isso acrescente dinâmica ao espaço e por isso agrada o olhar …sai da mesmice de um só plano . Poucas plantas  e de fácil manutenção. O buxinho tem crescimento lento e demora a poda, as plantas altas (que talvez sejam dracenas) também não precisam de poda. somente se começar a atrapalhar a passagem. Pequenas florzinha para trazem cor ao espaço. Dica: no canteiro de flores ao invés de plantá-las, faça covas e encaixe ali os vasinhos com as flores da época que são baratas e podem ser adquiridos em supermercados maiores. Os volumes verticais possuem textura que é  destacada por luminárias simples .Pedriscos usados como forração para não espirrar terra quando chove ou nas regas.

jardim lateral 22

Agora a forração aqui é de pedrinhas brancas e as pisadas de madeira também para destacar. No entorno das pedrinhas, junto ao muro estreito canteiro com a orquídea bambu, que cresce para cima e não “espalha” com forração de lascas de pínus sobre a terra para não sujar com a chuva. Dica: use por baixo das pedrinhas a manta bidim que é permeável ou seja, a água da chuva passa e a terra não vai sujar as pedrinhas.. Painel de madeira com outras orquídeas em vasos.

jardim lateral 6

Se o “chão” tem piso cerâmico faça canteiros elevados, porque desta forma não vai verter água com sabão para os canteiros quando da lavagem do piso. Um pequeno taque meia lua com pastilhas e a bica da fonte, um mosaico grande na parede da fonte igual ao do piso da área. Sobre a fonte, uma pequena pérgola de troncos onde cresce uma trepadeira florífera. No canto direito, dentro do tanque uma sombrinha chinesa foi plantada. Ao longo do canteiro outras plantas altas com a forração de pedriscos bege.

jardim lateralparede2

Uma proposta diferente….no lugar do gramado uma forração que talvez seja lágrima de bebê com assadas de pedras de corte reto. Junto ao muro a forração de quadradinhos de pedra como aquelas que se usa para o piso português, com pontos de luz para cima entre elas. Nas paredes também sobem os quadradinhos português em diferentes alturas. Círculos grandes de madeira (cobertos com o que parece ser “barba de velho”) e vasos com bromélias, chifre de veado, dentre outras.

jardim lateral 33

      jardim lateral 30

O mesmo espaço em épocas diferentes .Uma passarela de madeira forma a “forração” desta lateral com um pequeno canteiro  junto ao muro. A pérgola apoiada no muro e na casa tem boa sustentação que até sustenta  um balanço. Ao fundo duas cadeiras e na segunda opção uma melhoria, um banco sem as laterais. Note: como isso libera a visão e não obstrui visualmente o espaço. A rede de balanço na parede ao fundo agora tem a companhia de um telhado de plantas para amenizar o calor. Um painel de madeira foi colocado depois, no alto, no muro ao fundo. Novas plantas fazem parte do canteiro junto com os painéis  ripados no muro. Dica: uma rede com cor,  contrastando com a parede ao fundo ficaria mais gracioso ou então pintar a parede do fundo caso já tenha a rede clara.

jardim lateral com mesa

Uma mesa lá fora! Que delicia tomar o café da manhã neste espaço. Dica: a visão da rua pode ser disfarçada com plantas altas em vasos grandes. Como a parede é escura os móveis são claros para fazer o contraponto. Sendo uma mesa no tom de madeira não iria ter o mesmo efeito visual. Duas luminárias japonesa que na minha opinião, não combina com o cenário provençal além de balançar muito com o vento. Melhor seria uma de ferro e vidro dentro do contexto da decoração proposta. Os adereços também branquinho da parede “casam” perfeitamente com o tema e a flor em tom rosa ( própria do estilo provençal) complementa lindamente o cenário. O piso parece ser feito com aqueles tijolinhos de fazer calçada encaixadas sobre areia.Uma esteira de palha faz pano de fundo para as plantas no canteiro lateral com temperos.

jardim lateral corredor estreito

Mesmo sendo estreito é possível decorar. Um piso de madeira no meio com canteiros nas duas laterais. Uma palmeira pinanga (que se espalha pouco) em vaso para “quebrar” a horizontalidade. e dar alturas diferentes ao espaço. Alguns vasos no muro com folhagens abertas e volumosas para trazer diversidade e dinamismo : são plantas rasteiras, altas e pendentes. Completam o espaço a fonte romana cara de leão com a parede de tijolinhos claros.

jardim lateral 35

Simples assim….o muro coberto com troncos finos, tipo estaca para construção com vários vasinhos com flores e plantas pendentes.No piso vasos maiores com temperos. Um canteiro alto (para facilitar o manuseio) sob a janela da cozinha com uma pequena horta O piso contrasta com a cor vermelha do canteiro que se destaca .

jardim lateral 36

Pisadas de pedras retangulares  intercalada na forração de pedrinhas arredondas em tons bege. Dois painéis de madeira com vasos em fibra de côco. Por toda a extensão do muro luminárias brancas para não destacar do muro também branco e manter os olhares somente para o jardim Por fim, aos canteiros nas duas laterais, ganhou helicônias, alpínias, dracena tricolor, Ixoras e Mini-Cambará, tornando esse caminho  um passeio agradável.

jardim lateral 37

A engenheira agrônoma Juliana do Val, da Gaia Projetos, herdou da mãe o amor pelas plantas e provou que falta de espaço não é desculpa para deixar de ter um orquidário. Ela transformou um corredor lateral da sua casa, em uma miniestufa com estrutura de alumínio e vidro. “Para criar um ambiente propício ao cultivo das várias espécies, fiz respiro no teto e coloquei janelas basculantes”, conta. O controle da luminosidade é feito por brises de madeira instalados em uma das faces do espaço. Alguns dos vasos com cattleyas, phalaenopsis e laelias ficam pendurados no teto e outros distribuídos em três prateleiras de ipê.

jardim lateral 38

Lá trás a mesa de um escritório, mas bem pode ser a sua mesa da cozinha e ter esse visual toda manhã na hora do café. E olha que simples de repetir em casa  …um piso de pedrisco branco, placas grandes de  cimento para pisadas, buxinhos topiados, arvoretas de pouca folhagem para não sombrear em demasia o local, um banco, parede em terracota caiada. No lugar da mesa outro banco ou uma espreguiçadeira….perfeito!

jardim lateral  horta  jardim lateral horta

Olha que agradável ter essa visão da janela da cozinha. Na sua porta a pequena horta, assim nem dá para esquecer de usar os temperos. O piso é de cerâmica o que facilita na hora da rega para a água escorrer para o ralo.Tudo branco para destacar ao verde. Um vaso alto com ficus para trazer  sinuosidade ao espaço muito reto, ou demarcar a entrada da porta da cozinha.

Dica:a ficus não deve ser plantada no solo pois suas raízes são muito, muto vigorosas e quebram calçadas ,pisos, muros arrebentam encanamentos, alicerces ela é um verdadeiro terror. Seu uso como árvore é indicado somente para parques e fazendas. Se quiser ter um em casa, mantenha-o em vaso. Segundo pesquisas da NASA, o fícus mantido dentro de casa filtra as toxinas do ar.

jardim lateral 39a

Acredite!… esse espaço é em um apartamento térreo. Foi possível fechar as laterais com madeira e desta forma trazer um “ar de casa ” para o lugar. Espaço rústico com  aproveitamento de materiais, que agradada justamente pela simplicidade. Bobina de cabos, caixotes de feira pintados, veneziana usado como prateleira, diferentes tamanhos e materiais para os vasos e no chão cobrindo o piso pedras achatadas. Completam a cena, as flores campestres e o deck de madeira.

jardim lateral 40

O piso antigo foi quebrado ao redor das paredes, para receber os pedriscos que recebem a água das regas.Toras de eucalipto fixadas na parede recebem baldinhos de metal com tempero. A cor azul caiada parece o céu. No piso de pedriscos duas luminárias solares de espeto para a noite destacar o conjunto Dica: pintar desenhos simples de pássaros voando (fácil de fazer porque mais parecem dois riscos) e silhuetas de gatos em cima do muro, também fácil de copiar com desenho da net .

passaro voando    desenho de gato no muro       desenho de gato agachado no muro

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

jardim lateral 41

Uma linda coleção de cactos e suculentas subindo pelas paredes em diversos vasinhos. No piso, e na estante desigual, aliás foi isso que deu o charme à coleção que é bastante diversificada. A parede com tijolos aparentes compõe o cenário. Sem nenhum trabalho, (não precisa podar e regas somente quando não chover e ainda assim beeeem espaçadas), basta admirar!!!!

jardim lateral 34

Olha isso que luxo!!! Eu não disse  lá no início que esse canto poderia se tornar até mesmo o seu canto preferido? Expia só, se isso não é inspirador e até da vontade de ficar ai lendo um livro e vendo o movimento da rua. Espaço bem planejado para ser desfrutado no verão ( conta com ventilador de teto) e com portas de vidro para a proteção em dias de vento ou frio.

Dica: além da salvaguardar do frio, esse vidro é mais uma proteção ao acesso à sua porta da cozinha. Não precisa ser com as mesmas peças da foto mas dá pra copiar o estilo e mudar os objetos dentro de sua disponibilidade financeira. Lindo, lindo, lindo… nem sei mais qual é o meu preferido …esse ou a ideia abaixo.

jardim lateral 27

Se o seu espaço é um pouco mais largo que os comuns corredores, delicie-se com essa ideia .meio provençal . Banco,  temperos espalhados pelo espaço em vasos grandes. Note, o charme das plaquinhas indicando o nome das diferentes ervas. Arvoretas de flores brancas desbastadas de modo a ficarem com o caule limpo ( ao estilo provençal) e flores e no alto. Pedriscos claros para contrastar com o tom da madeira e dos vasos de barro. Pintura caiada e parede de tijolinhos completam a ambientação provençal. O grande disco enferrujado na parede lembra uma grande bandeja e completa com perfeição a ambientação. Eu quero essa ideia aqui em casa !

Alguma destas sugestões vai lhe servir de inspiração, então vai reunindo tudo o que precisa e coloque em prática o projeto escolhido.

Até o próximo…..

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s