Espaço Casa

Dicas para sua casa

Cortinas estampadas

Deixe um comentário

 

 

Nossas cortinas costumam ser neutras para não entrar em conflito com a decoração no geral. Ou somente pensamos nela no final depois de todo restante resolvido e dai fica lá o lençol ou o cobertor na janela pra esconder a visão do seu vizinho ou escurecer o quarto para poder dormir….

Mas, e se pensar diferente, escolher um tecido pela cor que  gostou muito ou uma cortina estampada e começar a partir dela a decoração de sua casa? Achou estranho? Mas pode dar certo, até porque a decoração tem que começar de algum lugar. Normalmente o decorador vai ate sua casa e pergunta do que você gosta para saber seu estilo, ou se você tem alguma peça de herança, alguma artigo que você trouxe de uma viagem….Algum ponto de partida eles precisam ter….e assim pode ser com as cortinas.

Não tem a menor ideia de como fazer isso?  Pois saiba que não é difícil, deixe que elas ” te levem”…pela cor,  a sensação do tecido, a estampa que te lembra algo. Mas saiba também que por serem estampadas ou coloridas elas precisam dialogar com outros tecidos, outros objetos, compondo com a cor e/ou a estampado dela mesma. A cor da cortina não deve ficar sozinha no espaço decorado pois pode parecer que ela não faz parte da decoração, que esta ali provisório, que nada tem haver com a decoração.

Alguns exemplos visuais ajudam mais que muitas  palavras, e podem até inspirar.

cortina 14 cortina 16

Alaranjado, uma cor que transmite alegria, é uma cor quente então compõe bem com cores neutras ou frias. Bons exemplos da cor laranja  compondo com a tonalidade fria ( primeira foto) ou com a cor sóbria/neutra da próxima foto.

cortina 31

A cortina com estampa miúda na cor coral, linda e por ser mais “aberta” pede uma cor mais “fechada” para trazer um estilo mais sofisticado como esse tom puxado pro acinzentado, um tom de caqui claro. A cor além de compor com outras no ambiente, também se repete com o mesmo tecido na “saia” da cama e desta forma esta totalmente “ambientada” no quarto.

cortina 30

Azul levemente acinzentado uma cor mais sofisticada, não é um verde qualquer. A tonalidade compõe bem com  o branco, off white para trazer leveza e frescor ao dormitório da casa de praia. Se nesta composição as cortinas fossem brancas não teria um resultado tão belo como usar cor nas cortina, isso é certo.

cortina 29

Novamente o mesmo tom azul acinzentado na cortina da sala, combinando ao branco e o tom areia, na mesma cortina. Tons clarinhos e neutros para trazer novamente frescor. Perceba que novamente a cor da cortina não está só nela, se repetem pelo ambiente  nas poltronas, almofada, estofado do banco. O encosto alto estampado do banco (aliás ficou lindo), não “briga” com as cores do restante do ambiente porque mesmo sendo estampado é neutro.

cortina 3

Um verde clarinho,  junto com a cor coral. Aqui a estampa da cortina se repete no sofá e a cor coral da almofada faz par com a estampa de mesma cor do banco estofado que serve de mesa de centro.

cortina 2

Cinza e amarelo sempre é uma combinação perfeita. A cortina estampada com  cores que se repetem nas almofadas. O tom da madeira da mesinha consegue ser percebido na estampa da cortina e isso faz a sala estar em total sintonia de cores .

cortina 9

Olha como essa ideia é interessante. A cortina alta tem duas cores, e a cor que fica embaixo na cortina é o mesmo tecido que cobre o sofá. Azuis e um tom especial de verdes mais o tom da parte de cima da cortina estão em harmonia. O tom da cortina se repete no assento de uma das poltronas…de novo a cor não esta sozinha mas espalhada pela sala para participar de toda a decoração.

cortina 50

Aqui ficou fácil, o tecido estampada da cortina se repete nas almofadas e compõe com a cor amarela que é a cor predominante na estampa. Sofá de cor clara, para não ter erro, mas também podia ser uma cor mais escura como um cinza grafite para trazer mais requinte. Duas almofadas menores estampadas também combinam com a cor estampada da cortina.

cortina 20

Cortina  amarela , cor esta que se repete no estampada da almofada e do edredom, nas laterais do porta travesseiro. Todas as estampas são diferentes mas mantêm a harmonia pelo mesmo tom de amarelo que aparece em todas elas. A cor é reforçada com o mesmo tom amarelo usado na mesa de cabeceira.

cortina 4

A cor lisa da cortina combina com o tecido listrado das poltronas.

cortina 6

Um ambiente mais clássico com a estampa da cortina que lembra os azulejos portugueses, e com as cadeiras de tom azul liso ficou lindo.É fácil compor assim, só duas cores para não dar trabalho de pensar rsrsr.

cortina 47

Outra proposta fácil, nas lojas de decoração os tecidos que fazem o composê  ficam até juntos. Listras e estampa em círculos se combinam porque são todas na mesma cor. Poderia ainda ter mais uma ou duas cores da mesma que compõe os tons da cortina.

cortina 32

Garanto que com a cor nas paredes você logo iria escolher branco para a cortinas, mas olha que lindo que ficou usando cor.Cor esta que se repete na estampa da colcha. E a mesma estampa aparece nas almofada. Tons verdes em objetos decorativos para reafirmar a cor escolhida nas cortinas.

cortina 35

Parece que a cortina esta solta na decoração mas a cor “orna” com o cinza das paredes, porque são cores complementares pelo disco de cores. De tom amarelo mais claro as almofadas estampadas, conseguem ligar as cor da cortina com o conjunto todo da sala.

cortina 33

Lindo, lindo, lindo. As três cores da cortina estão por todo o quarto, até mesmo no tapete….ficou simplesmente perfeito.

cortina8  cortina9

Aqui nestes exemplos a cortina faz parceria com os tapetes.Ficou uma composição diferente e muito especial porque normalmente o que vemos é a estampa da cortina ser usada para fazer as almofadas. Esse recurso trás para o ambiente uma decoração ainda mais elaborada .

cortina6

A cor da cortina aqui não se repete em tecidos seja, em almofadas, mantas, ou tapete mas em objetos, outro recurso válido.

cortina 40

Outro quarto lindo com cortina estampada , que se repete nas almofadas da cama . As cores da estampa da cortina estão pelos lençóis, colcha, almofadas, tapete, parede, objetos. Se a madeira fosse branca traria ao quarto uma “pegada ” mais de praia,  mais leve, fresca, descontraída, mas para sofisticar o quarto urbano, a madeira é escura.

cortina 58

Sofá azul e cortina com estampa azul delicada.Você jamais colocaria cor na sua cortina se o sofá fosse azul certo?… iria a ter medo do exagero. Mas a foto mostra que é possível sem ficar over e as almofadas tem estampas semelhantes,  o fundo branco e o desenho azul,  não precisam necessariamente ser do mesmo tecido da cortina.

O quadro verde esta “me incomodando” eu teria colocado umas almofadas verdes, a vela verde no castiçal, ou algum objeto neste tom na mesinha, uma manta no sofá talvez….. ou tirava ele dai rsrsrsr mais fácil, não é ?

cortina 60

Olha que delicadeza essa sala…não acha que  iria ficar meio apagada a decoração com parede e cortinas brancas? Note que tem alguns toques de azul por toda a sala, no abajur, na poltrona de vime, na mesinha,almofadas e desta forma tudo se integra harmonicamente.

cortina azul

Nesta proposta, a cortina estampada e as almofadas não são iguais no tecido, somente nas matizes da cor da cortina. O sofá e o tapete neutro facilitam para colocar cortina e almofadas estampadas, (mas não são itens obrigatórios) ou com cores lisas. Desta maneira fica mais fácil e não restarão dúvidas…. vai ficar bom sempre!

Aproveite para renovar suas cortinas agora que é primavera e vem chegando o verão, a estação das cores. Boas escolhas!!

Até o próximo….

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s