Espaço Casa

Dicas para sua casa

Momentos de relax

Deixe um comentário

 

 

Nos dias quentes poder ficar ao ar livre é muito agradável, é quase uma necessidade, Ficar lá fora no jardim da frente, no quintal, no terraço,  na  varanda,  mesmo que seja de um apartamento é muito bom. Mas sei que tem quem  prefere ficar lá dentro no ar condicionado rsrsrsr….Mas são tantas as opções para curtir essa época boa do ano, ainda mais agora com a chegada do horário de verão ( dia 19 de outubro) , que tenho certeza que depois de um dia de  trabalho, até quem gosta do ar condicionado vai querer dar uma chegadinha lá fora.

Sentar na varanda e bater papo, se jogar em uma rede para aquele cochilo merecido depois do almoço de domingo, uma espreguiçadeira para curtir o sol ( com moderação e protetor solar, ok? ), um canto sob a sombra de uma  árvore na companhia de um bom livro e uma confortável poltrona, uma cama….uma cama??!!! isso mesmo aquelas poltronas gigantes redondas não se chamam daybed? ? Um banco de balanço ou simples banco de madeira para somente admirar as flores e observar os pássaros, escutar um barulinho bom de uma fonte próxima e “viajar” no momento. Gostou de tudo isso?

Então chega de imaginar e vamos ver, para encontrar a melhor opção para seu espaço, sendo ele P,M,G ou mesmo PP como as varandas de apartamentos.

varandarevista-casa-claudia-junho-moveis-plantas-para-terracos-varandas_07

Quando a varanda é pequena e não tem paredes ao lado faça dela um extensão da sua sala de estar. A varanda estreita  teve o piso coberto de pedriscos com um “tapete” de madeira ( sempre use contrastes). Note que próximo da porta de correr foi usado um dormente para separar e não permitir que os pedriscos caiam no trilho onde a porta correrá. Plantas em vasos de diferentes alturas deixam o espaço mais convidativo e  interessante.Uma luminária de piso e almofadas completam o  cenário .

varanda08

Eleve o piso com placas deck de madeira que vem pronto para uso, deixe um espaço na borda da frente da varanda  e coloque vasinhos com a flor escolhida (a flor da bromélias Gusmânia dura mais de  três meses) depois esconda a terra do vaso e ao redor com pedriscos brancos para contrastar com a madeira.

Dois pallets usados como base para os futons que formam o sofá , com várias almofada. Note : o futon e as almofadas do encosto não cobrem todo o pallet uma parte na lateral ficou para ser usada como “mesa de canto” e pode apoiar copos, uma luminária, um vaso com folhagem, mas se quiser uma daybed.…preencha toda a base do pallet com futon….simples assim.

O revisteiro ao lado fica perfeito para por a leitura em dia. E claro, o destaque é a rede de cor que combina com as flores da Gusmânia. Na parede uma reentrância acomoda caixotes rasas de madeira que expõe pequenos vasos que podem ser de temperos se o sol ali permitir, na parte fechada, estão as ferramentas para cuidar da horta. Em pouco espaço e com pouco investimento foi possível conseguir uma varanda agradável com diferentes funções para desfrutar nos dias quentes.

varanda cores

Uma varanda com móveis todos brancos (pode até pintar e renovar os que você já possui) aproveite e use e abuse de todas as cores que gostar, sem preocupação de combinar . Banquetas, que além de não ocupar muito espaço e servir de assento, ainda apoiam os pés ou podem ser mesinhas laterais. A mesa de centro apoia um vidro para facilitar o equilíbrio de copos e proteger o móvel. Fica lindo todos esses contrastes de cores com o verde do jardim..Note: a luminária pendente ao centro, de cor branca para não ter exageros e espalhar a luz , parece ser uma produção “caseira” fácil de fazer com arames e barbante. Vale tentar!

varanda 12

Móveis simples de madeira, sobre o deck da varanda, o uso de almofadas para melhorar o conforto.Um charminho extra na mesinha de centro com a pequena toalha que tem vermelho e verde na estampa para compor com as cores escolhidas. Ao fundo uma mesa de almoço com toalha também listrada e a rede-cadeira ou cadeira de balanço suspensa, você decide. Poucos vasos pois a vegetação ao redor já é farta.

jardim 6

Linda essa proposta que pode ser usado em pequenas áreas, como nos fundos de um sobrado. O chão coberto por piso, tem nas com  laterais canteiros baixos. Ao longo de todas as paredes um canteiro elevado feito de madeira, onde tem a horta e outras plantas altas. Note : ao fundo uma fonte com três bicas de água e ao redor dela dois exemplares de palmeira.

Alguns vasos maiores mais a frente que você pode (e deve) preferir plantar árvores frutíferas. O espaço recebeu cobertura para poder ser desfrutado mesmo em dias de chuva. Podem completar o espaço além da única poltrona, uma rede, com suporte de piso ou um mesa para refeições . Iluminação nas parede e no teto são bem vindas.

fonte moderna

Uma fonte moderna em um espaço minimalista, composta por três tanques de alvenaria com tamanhos e profundidades diferentes, onde as águas correm de do menor, no alto até o mais baixo. Pedriscos e pouca vegetação compõem o piso e canteiros. Um banco de madeira ripada junto a fonte para descanso e contemplação.

Jardim com fonte

Uma opção mais moderna ( para não ter que aparar gramado), só desfrutar do barulinho bom da fonte de vaso alto, com pedras lisas grandes na base, onde escorre a água.  O piso de madeira formando o deck permite andar descalço e (se livrar dos sapatos  é muito relaxante) dá aquela sensação de  liberdade….

A alvenaria, faz o banco e também o canteiro lateral. A cor vermelha ficou lindo e destaca as plantas. Note: por vários pontos existe iluminação, banco, fonte, canteiro. Sobre o painel de madeira que cobre o muro do fundo, existe um aparato que parece ser um toldo retrátil embutido, que vai proteger da chuva e do sol forte.

jardim 4

Um banco de balanço sob a palmeira. No entorno do banco, piso de pedriscos claros com bolachas de madeira fazendo as pisadas na borda do pedrisco um canteiro de cascas de pínus com vários vasos apoiados sobre elas. Estes dois canteiros são delimitados usando separadores de grama, usados não somente  para conter a grama para não ultrapassar como também para segurar os  materiais dos canteiros. Note: uma luminária de bola vazada junto aos vasos e orquídeas presas ao tronco da palmeira.

 

jardimทางเดินในสวน15

Uma opção de fácil confecção e aparência de profissional que você pode repetir ai no seu quintal. O caminho de tijolinhos pode sair da porta da cozinha e atravessar o quintal seguir até a área da churrasqueira, por exemplo. As borda do caminho e do canteiro também foi usado tijolos mas de material diferente para obter o contraste. Ao lado do banco dois vasos do tipo pedestal de metal envelhecido com plantas volumosas.

No canteiro da frente com as flores, azaléias e azulzinhas dentre outras plantas de diferentes tons de verde em diferentes alturas. Note: que todo o canteiro é forrado de casas de pínus e a flor hortênsia em azul se destaca ao lado do banco.  Aquela bola no gramado deve ser uma luminária, mas eu colocaria no lugar dela uma pequena fonte de bacia de barro para combinar com os tijolos rústicos. E um poste de metal forjado preto com a cúpula de vidro, completariam o cenário rústico.

bancojardins-bonitos-e-baratos-15

Um desenho feito no piso sob o banco com pedriscos de várias tonalidades é o diferencial do projeto. Vasos grandes ao lado do banco com pleomele  variegata ( com folhas listradas de branco) forrada de florzinha na cor do vaso. Buxinhos topiados, treliça ,mesinha com pés de ferro, trazem ao cantinho o  bucólico estilo campestre -romântico . Note: a iluminação de piso que vai iluminar de baixo para cima o conjunto de buxinhos.

espreguiçadeira-e-churrasqueira

Não te deu vontade de deitar ai na sombra desta árvore? Alguém já pegou esse lugar, olha o livro ali. Gramado verdinho aparado, frutíferas,uma linda área gourmet rústica, pequena luminária próximo ao canteiro central de flores, muro de chapisco de tinta caiada que destaca o verde das plantas. Tudo simples e convidativo ,com o use de muitas cores diferentes que alegram o quintal que nem da vontade de voltar para dentro.

espreguiçadeira

Uma pequena área em frente a churrasqueira que esta ao fundo, transformou-se neste jardim com deck de madeira com canteiros nas laterais que  contam com espreguiçadeiras de plástico (e você achava que podia ficar feio sendo elas de plástico sem ter a piscina não é mesmo …eu também achava rsrsrsr).Se fossem espreguiçadeiras de madeira iria ficar tudo muito parecido com a madeira do piso e desta forma não teria o contraste que trás beleza ao projeto.

Algumas plantas altas ( que sempre precisa ter), dão movimento ao jardim além de colorir com sua flores. Todas as plantas  representam o jardim tropical, que “casa” com o quiosque de palha. O quiosque de palha com pilares roliços reforçam o estilo tropical , ele acolhe a mesa de refeições . A cor da parede destaca todo o paisagismo e as pedras canjiquinhas, emprestam requinte ao muro.

mesa de refeiçao

Esse projeto é muito fácil de ser recriado, basta observar os detalhes. O muro do fundo foi coberto com bambuzinhos amarrados formando um painel. Seixos maiores e  pedriscos são a base do projeto. Sob a mesa decks modulados, muuuuuito fácil só encaixar um ao lado do outro. Plantas espetadinhas, plantas redondinhas, plantas espalhadinhas, a variedade  é importante mesmo em pouco espaço. Na parede pintada de maneira mais rústica recebe gradeados com pequenos vasos. Ao fundo um banco de mesmo modelo da mesa que recebe um guarda-sol.

mesa la fora 1

No fundo do terreno com piso de pedra rústico mais áspero esta a mesa para refeições ao ar livre, ao lado deste piso ,próximos ao muro, canteiros somente com cascas de pínus , que também se espalham forrando o canteiro das bromélias. O muro também esta com acabamento mais rústico um massado meio tosco proposital na cor cimento, nele as esteiras de palha se destacam. Plantas estão distribuídas pelo espaço com variadas tonalidades de verde.

Note : que entre as bromélias e no canteiro lateral existe uma luminárias de exterior com faixo de luz debaixo para cima. O gramado bem aparado destaca as pisadas rústicas. O espaço pode contar com telhado, pérgola com vidro …. para proteger a mesa das intempéries.

redefiles_4178

Um redário que se apoia nos pilares da varanda e no muro. Sobre elas um trama de arames forma o berço onde a trepadeira cresce. Eu aconselho um “pé ” de maracujá que além da sombra terá os frutos e no inverno as folhas caem e deixarão o sol passar para aquecer nos dias frios. O muro com cor que destaca o verde é sempre bem vinda e indicada.

rede-na-varanda

Na varanda privativa o piso se cobre de pedriscos branco ao redor do deck de madeira, destaque para a rede de couro trançado. Dois vasos de cimento cru com arvoretas , um puff redondo estampado , que serve de mesinha e apoio para subir e descer da rede. Uma vegetação rasteira junto ao muro acrescenta mais verde ao espaço clean.

cama no quintal 3

Simplesmente uma pérgola com estrado e varão para as esvoaçantes cortinas espantarem insetos e trazer privacidade, afinal você não quer ser visto babando de tanto que esta relaxada dormindo ai, não é mesmo ?rsrsrsr

cama de jardim

Troncos sem pintura e nem acabamentos nobre, apenas lixados, formam essa daybad rústica que combina com jardins tropicais . Além das cortinas, uma luminária (que usa vela e não eletricidade) traz mais charme para também poder desfrutar deste espaço a noite . Note: que as cortinas também fazem o “teto” da cama e não estão em varões, apenas passam por sobre a estrutura e se prendem com laços nas laterais. Mais fácil para retirar para lavar ou guardar.

Então, você já se viu, em algumas destas ideia no próximo fim de semana? Planejar e executar…

Até o próximo…..

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s