Espaço Casa

Dicas para sua casa

Pouco espaço mas multiplas funções

Deixe um comentário

Por vezes parece que temos mais coisas do que nossa casa comportam e muitas vezes é mesmo rsrsrs.  Mas às vezes não é só  dispor das coisas para ter mais espaço e pronto. Queremos que cada coisa tenha seu lugar certo para uma casa mais organizada.

Mas dai você pensa, a casa é pequena e não cabe nada . Então tem que colocar as engrenagens para funcionar para conseguir guardar tudo e de maneira que vai achar depois, porque guardar é uma coisa, esconder é outra totalmente diferente, hein ?

Sala:

decordf6f592c01a8cceb78619e0ff1caf88f

Se você visse uma sala desta como a da foto ainda vazia com certeza iria dizer: não dá para ter aqui uma sala de tv, é comprida para isso mas é muito estreita, não é mesmo? Então a solução pode vir do decorador, do arquiteto, de você, da revista ,do site….

O diagnóstico: é uma sala pequena, retangular e com pouca largura, mas com muita iluminação natural que já é um ponto positivo.

Função prevista: ser uma sala de tv, atender hóspedes quando necessário e ter uma pequena biblioteca e iluminação específica para as funções solicitadas.

A solução:  fazer um móvel de marcenaria à  frente da janela, ocupando piso e  paredes a volta dela.  A prancha do móvel serve de assento extra com almofadas, de mesa de canto onde esta apoiado o abajur ( para leitura) e decoração, e a parte inferior e laterais são para armazenagem de coisas relevantes a um móvel de tv……poderia  ter portar de correr ou gavetões…..essa é por minha conta acho que ficaria melhor que o espaço aberto.

Mas também não é tão ruim assim ser aberto, depende do que você guardaria ali, porque desta forma  é possível  colocar ali a caminha do cachorrinho, cestos com brinquedo das crianças (ou do cãozinho). Na parte alta e mais larga do móvel, são ocupados por coisas que normalmente ficariam no móvel da tv:  dvds, cds , aparelhos eletrônicos, objetos decorativos…

Na parte mais estreita do móvel é onde ficam os livros dos moradores, que pediram uma biblioteca.

Percebam que o sofá tem encosto baixo e não tem braços, tudo para dar a sensação de mais espaço. O sofá vira cama e portanto mais um motivo para não ter o móvel a frente dele. A parte interna do sofá guarda roupa de cama, cobertores, travesseiros para o hóspede. Um grande espelho na parede oposta reflete a janela em frente, trazendo ainda mais luminosidade (e isso trás a sensação de mais espaço), atrás dele uma iluminação suave (para a sessão cinema). Cores neutras também pelo mesmo motivo, ampliar . A madeira é o recurso usado para tirar a frieza do espaço que já possui cores sóbrias.

Duas banquetas garantem mais conforto na hora de assistir a tv, são vazadas para  ampliar o espaço visualmente. Elas também servem ao hóspede para apoio da  mala e calçar os sapatos. Tapete para trazer aconchego, cortinas fluídas brancas para dar leveza. A persiana cobrindo toda a parede ao fundo (mesmo sendo a janela pequena)  trás unidades e passa a impressão que ali tem uma janela maior…. sobre a bancada a persiana não forma volume e desta forma não atrapalha na colocação dos objetos. Uma só e grande obra de arte na parede e sem cor muito contrastante completam o espaço, com todos os pedidos dos moradores realizados.

Quarto de criança ou da moça:

  decoração36c389ef6e64c562aa4665d35d62778d

A solução aqui fica boa para um quarto de crianças ou de meninas maiorzinhas. Um móvel abaixo da janela com colchonete para leitura ou para as colegas. Se é no quarto de uma moça o vão  ficaria perfeito para uma sapateira, em cestos, em caixas, em gavetões, com prateleiras deslizantes com as ferragens próprias com portas basculantes ou de correr.

Se a criança ainda é pequenina vai gostar de uma mesinha, então um banquinho que encaixa no vão ( para ficar guardado) vai ficar perfeito. Com o módulo na altura média de 50 cm que é a altura de uma cadeira, é possível os pequenos colocarem as perninhas embaixo do móvel. Entretanto  nesta configuração o colchonete ficaria somente na metade do módulo . Nos vãos sobressalentes, cestos com brinquedo, material de “artes”, livrinhos de estorinhas, bichos de pelúcia, bonecas….tudo de fácil acesso para os pequenos alcançarem (e depois guardarem também hehehe).

Se ainda quiser uma cama extra o colchonete pode ser duplo (dois, um sobre o outro e na hora de deitar ficariam lado a lado dentro da capa um sistema de zíper segurando os dois colchões unidos.

Então com uma só peça , é possível usá-la para  diversas soluções e em pouco espaço.

Sala de jantar:

decor8deb3a12760f4d247ccecf68b0163a36

Um móvel parecido com o anterior mas como esta na sala de jantar serve a outras funções. O banco acolchoado sob a janela que trás farta iluminação, serve para a hora da leitura onde os livros já estão ali na biblioteca. O assento pode ser um baú para guardar louças de uso especial,  a caixa do faqueiro, as toalhas de mesa, guardanapos, sousplat, aros de guardanapo ou seja, tudo que esta relacionado à sala de jantar.

Minha observação: eu prefiro a opção de onde estão os livros fechar e abrir uma porta na frente do móvel com vidro e fazer neste canto uma cristaleira na parte de cima e na parte de baixo uma porta que internamente tenha gavetas e prateleiras para melhor acomodar as coisas pertinentes ao jantar (e de melhor acesso que no baú). E neste caso o baú pode servir para armazenar outras coisas, inclusive os livros que guardados ali não acumulam poeira, podendo ser mantido o assento estofado.

Se você guardar as coisas da sala de jantar na cozinha, o baú pode ser a rouparia da casa. Se você tem poucas louças para expor e o restante coube na parte inferior do móvel ainda é possível montar ali um bar,  se o fundo for espelhado ficaria ainda mais bonito.

E ainda mais ….para quando precisar acomodar mais pessoas, a mesa pode ser arrastada para a frente do baú estofado e as cadeiras que hoje servem à mesa estarão ao redor da mesa servindo a mais comensais. Se a mesa for extensível, então é prefeito. Adoro soluções multiusos!

Até o próximo….

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s