Espaço Casa

Dicas para sua casa

Apartamento pequeno

3 Comentários

 

 

Pequenos truques para melhorar o espaço em um apartamento pequeno.

Os ambientes brancos são unanimidade para trazer a sensação de espaço maior. No piso, nas paredes e para o mobiliário também. Algumas cores neutras, como a cor da madeira,  podem entrar em cena. Para sair da monotonia, pequenos objetos e cores para trazer alegria.

Na sala de jantar: 

sala pqna

Móvel suspenso: um pequeno nicho suspenso serve de móvel pra tv, isso libera espaço e faz parecer maior porque se vê o chão, e a tv na parede libera espaço, neste pequeno aparador para objetos decorativo, telefone, controle remoto…

 Tapete: trás aconchego mas também divide, secciona a área  e isso diminui o ambiente. O piso todo por igual faz o espaço parecer maior. O sofá aqui é largo porque foi feito de uma cama de solteiro para ser uma cama extra, mas o ideal é o sofá não ter braços ou então braços estreitos e de encosto baixo.

Peças multiuso: como o banco próximo a entrada que serve de apoio para hall ( para deixar casaco, bolsa), também serve de aparador para expor livros e quadros apoiados nele e na parede, e assento extra para o jantar ou estar.

A peça que é a base da mesa também é um bar onde ficam garrafas e copos

Peças especias: peças feitas a medida do necessário para driblar o pouco espaço. Neste projeto essa peça é a mesa de jantar,  tampo com dobradiças para ficar elevado e desta maneira melhorar a circulação do pequeno apê. Quando o tampo esta erguido a base da mesa serve de mesinha para compor o canto do bar, junto com cadeiras transparente para “sumirem” e não pesarem no visual.

Cortinas: claras e de parede a parede, do alto a baixo, de novo esse truque parece amplia o espaço.

mesa camuflada  mesa camuflada 1Outra ideia para ter uma mesa de jantar para não ocupar espaço e ser aberta somente quando necessário. Aqui a mesa está para dois lugares mas se o painel(mesa) branco fechar até as prateleiras do alto da estante, vão caber cinco pessoas. Em cada laterais duas pessoas se sentam e na ponta mais um comensal.

aparador 5  aparador 2Olha que interessante essa proposta. No dia a dia, somente um casal, bastam dois lugares á mesa-aparador, mas na hora de receber o aparador que esta por cima do buffet na entrada (que já serve de móvel de hall) se desloca e se junta ao aparador branco. Os puffs do estar migram para a sala de jantar nesta situação de receber. Note: nas laterais tem um tipo de presilha para manter as duas peças unidas sem o risco de abrir durante a refeição. O espelho grande ajuda a ampliar .

Na sala de televisão:

sala pequena 3A base da decoração tem cores claras, parede, piso, sofá, mobília planejada ,cortina…somente isso já amplia o espaço ou melhor faz ele parecer menos apertado. Pontos que melhoram a sensação de amplidão:  poltrona vazada no assento e nos pés, luminárias “magrinha” a preta com a cúpula maior fica no canto, se ficasse no lugar da vermelha iria atrapalhar visualmente. Mesinha de apoio pequena e também vazada, somente uma prancha faz a vez de móvel de apoio à tv ,sem pernas ou laterias eliminou barreiras visuais. A parede atrás do sofá é toda espelhada, poucos quadros grandes são melhores que vários pequenos que fazem parecer atulhado. Poucas cores ,assim trás unidade e não “divide”. Extra: o barzinho ficou perfeito, a adega suspensa além de útil decora a parede. A parede texturizada ao fundo é o destaque, junto com a iluminação de teto parecendo uma claraboia ou um pequeno pergolado.sala pequena 7

Outra ideia para uma sala pequena. Novamente a tv na parede (sempre) e desta fez as prateleiras ou nichos estão no alto acima da cabeça do morador mais alto logicamente, com os aparelhos eletrônicos e decoração. Na quina perto da janela é possível colocar uma poltrona pequena para compor o estar para receber.

painel de tv

Aqui esse painel é no quarto mas pode aparecer na sala estreita, com o nicho ao lado para não atrapalhar a circulação . Por estar suspenso e desta forma se avistar mais piso a sensação de espaço amplo aparece.

Bom, que não é necessário contratar um marceneiro, painéis desse tipos já é encontrado pronto para comprar no comércio.  Espia umas ideia.

painel-dualle

 Esse painel se chama Dualle, é da Rudnick

                        painel-ipanema-1-80mmoveis-bom-lar-201254500painel-para-tv-42-1-prateleirabrv-moveis-085501100

Painel da Móveis Bom Lar                                                                                          Painel da BRV Móveis

sala pequena 4

Essa sala é bem pequena, e nela o espaço destinado ao jantar esta junto do estar.Uma prancheta une estar e jantar fazendo as vezes de mesa.Repare que as cadeiras são vazadas e pouco volumosas. Com design apropriado, permite que elas sejam incorporadas compondo com a área de estar como “poltronas”.Essa mesma prancha também serve de apoio para o notebook. Um ou dois puff pequenos e quadrados podem ficar abaixo da área de tv, eles vão servir de mesinha de apoio, descanso para pés sem comprometer o espaço.

                                                   puff bau  puff util 2

Um puff-báu é ainda melhor, onde a tampa inverte e nela tem madeira para firmar o apoio de copos e xícaras.

Sempre é possível, mesmo em espaços pequeno achar soluções para deixar bonito, prático, confortável e principalmente funcional.

Até o próximo…..

 

 

 

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “Apartamento pequeno

  1. Boa noite!
    Gostaria de saber onde acho esses puff’s baú que se virar o assento, vira mesinha.

    Curtir

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s