Espaço Casa

Dicas para sua casa

Cardápio para um natal brasileiro: saladas e entradas

2 Comentários

 

 

Comemos com os olhos, já diz o dito popular então o capricho na apresentação da mesa, do buffet é importante e quando é uma ocasião especial é ainda mais importante.

Talvez você esteja em dúvida de como decorar uma mesa para um natal não tradicional, o que é muito natural  já que é uma vida toda com o tradicional que já sabia de cor. As frutas de compota ao redor do peru, o riscadinho característico sobre o tender com os cravinhos espetados, a farofa ao lado do pernil, o arroz enformado para ficar mais apresentável na mesa, o salpicão com frutas….Na sobremesa, a torta tronco de chocolate, bolos com frutas cristalizadas ,  sobremesas feitas com as mais variadas castanhas, a tradicional torta de nozes (todas totalmente ao contrário de nosso clima) e por ai vai…Se você pesquisar fotos de mesas de natal é isso que você vai ver, além claro das cores verde e vermelho.

A troca das tradicionais carnes e complementos igualmente pesados e excessivamente calóricos para o nosso verão brasileiro, podem ser feitas por frutos do mar, que é leve e de fácil digestão, e também porque temos no Brasil todo de norte a sul, mesmo onde não tem mar vai ter peixe. Além da probabilidade de ser mais econômico, principalmente se usar peixes e frutos do mar de sua região.

Os frutos do mar por si só já são “vistosos”, e já salivamos só de olhar, basta uns verdinhos para destacar ainda mais a cor deles que já fica lindo e ainda mais apetitoso. Muito mais fácil do que a decoração dos pratos tradicionais.

Vamos começar com alguns exemplos para servir saladas e entradas.

Salada individuais: tem gente que vai torcer o nariz, “até no natal salada”, mas mude o nome e chame de entrada, ai a coisa já muda e vai até ficar mais sofisticado. Acho melhor servir em pequenas porções, porque não há sobras e nem desperdícios e sendo salada com camarão ou outro fruto do mar, não vai sobrar mesmo rsrsr

comida natal 21 salada na taça  salada no ramequim

No copo, na taça, no ramequim ( pequenos potinhos de louça). Mas também é possível servir as saladas em copos e taças de plásticos (ou acrílico) transparentes descartáveis. Depois vai tudo pro reciclável e terá mesmos louça para lavar. É ainda melhor porque não precisa ter uma grande quantidade de louça, os descartáveis resolvem bem.

Potinhos comestíveis:

salada cetinha salada na folha roxa endivias com camarão e manga

Na folhas de alface, nas folhas de repolho roxo, nas folha de endívias (salada de camarão com manga, aqui ).salada cestinha 2   salada cestinha 1   Tortas de Pão de Forma Crocante

Na cestinha de queijo parmesão, na cestinha de massa de pastel assada ou na cestinha de pão de forma assada (aqui como fazer).

Na casca de frutas que serão usadas nas saladas tropicais:

salada  no abacate  salpicão 1  salada papaia com guacamole Foto Aimee Hughes-1

Casca do abacate, do coco verde e na casca do papaia com  a  salada de papaia com camarão e guacamole  (receita aqui).

salpicão  Salada_Tropical com morango e laranja

No abacaxi fica lindo mas não é porção individual então deixe perto copinhos com colherinhas para as pessoas se servirem, ou na casa de laranjas com salada tropical de camarão com laranja (receita aqui)

Salpicão: em porções individuais

salpicão 2  salpicão barquete  canudinhos

Em copinhos, nas barquetes ou no canudinho, a última opção é bem interessante e pode pressionar o canudinho já recheado na batata palha miudinha para o acabamento, ou termine com um camarão já que o salpicão será de camarão, conforme a proposta de frutos do mar.

salada no maracujá 1  salada no tomate

Salada no palito: é mais trabalhosa de fazer mas também, é muito fácil e não tem erro e para os convidados é bem mais fácil para se servirem.

salada de kani manga salada no palito 2

Dentro da proposta frutos do mar: opções com kani, manga, crean cheese ou acrescentando queijo e folhas.

salada no palito3  salada no palito 4

No palito, banana da terra com camarão (receita aqui). Pão integral crean cheese salmão defumado e azeitonas.salada palito 1  salada palito

Não precisa necessariamente ter frutos do mar nestas entradas de palitos, legumes, frios e frutas, também agradam.

saladapalito  salada no palitinho  salada melancia

Quer inovar mesmo, use estas três ideias especiais:

1-Intercale capelleti (cozido, sempre é bom lembrar rsrsr) no espetinho… torceu o nariz e achou entranho? mas você não come macarronese?…É a mesma coisa uma massa de macarrão fria, misturada com salada. Um molhinho vai bem nesta proposta para não ficar muito seco. Deixe em separado ou já despeje sobre os espetinhos na travessa.

2-Troque o palitinho de madeira pelo palitinho da Elma Chips, mas neste caso os ingredientes precisam ser molinhos, ou fure-os antes.

3- Use a melancia bem escavada  (use a polpa para suco) para fazer a” churrasqueira” com os espetinhos todos dentro .

Wraps: são fáceis de fazer basta enrolar rapidez (pão sírio) com o recheio escolhido e depois cortar pequenas porções para que possam ser levadas à boca de uma só vez, prenda os pedaços com palitos.

 wraps_como_fazer wrap de salmão

Cortados em pequenos pedaços e com palito segurando, notou que tem uma florzinha para fazer um charme? Tem a opção do rechear com salmão, wrap de salmão defumado( receita aqui).

salada no palito com pão   wraps enviesados

Wraps coloridos para já fazer parte da decoração, com um palito para segurar tudo e já o convidado se servir. Ou experimente cortar enviesados e dispor em travesa com algum molho colorido,fica ainda mais apetitoso.

wraps 3  wraps 6  wraps5

Outras ideia é colocar os pedaços cortados com mais altura mas ainda no tamanho fingerfood em forminhas de papel. Na travessa retangular fica mais moderno mas a opção redonda esta a altura para a apresentação à mesa.

wraps 1Uma maneira diferente de servir os wraps, veja aqui a explicação com fotos, como fazer as “bolsinhas”.

Sushi: calma que estes você vai saber fazer, porque são feitos de pão fatiado sem casca (se comprar aquele pão  cortado no sentido horizontal fica mais fácil, mas também é possível fazer com as fatias comuns mesmo) e ficam lindos na apresentação.

wraps Sushidepaosushi-pao-colorido2

São feitos com o recheio que você quiser, mas geralmente tem frutas, frios, legumes ou vegetais com cores bem distintas para ficar parecido com o sushi original. Veja aqui algumas sugestões de recheio.

Cuscuz: outra ideia fácil porque faz tudo em uma panela grande e o trabalho é somente ir colocando na forminha para moldar, daí capriche na apresentação.

cuscuz de camarão  cuscuz na colher

No palito, dispostos em travessas ou em porções servidas em mini dishes . Uma alternativa é montar o cuscus em colheres plásticas maiores descartáveis para servir a mini cuscuz de camarão (receita aqui).

cuscuz no pratinho  cuscuz 4

Sirva em pratinhos de cafezinho com a colherinha ao lado como na foto e também nas respectivas xícaras (empreste mais dos parentes e vizinhos ninguém vai precisar delas no natal) e dai não precisa desenformar somente coloque uma colherinha fincada nele para a degustação e se quiser por cima alguma decoração comestível .E não se preocupe se as xícaras não serão todas iguais, a beleza esta nas diferentes cores e estampas, como nosso verão.

cuscuz 1  cuscuz-Paulistano-2 (1)Moldado em forminhas e depois servidos em forminhas de papel ( recomendo o uso de “tapetinho” de plástico como os docinhos são servido, pois a umidade do cuscuz pode passar para o papel e acidentes poderão acontecer. Ou ainda modelos os cuscuz em forminhas de cupcake de silicone, o detalhe da forma fica bem bonito no mini-cuscuz.  cuscuz 2  cuscuz-vegetariano

Sobre pequenas folhas de acelga ou endívias, mas coloque cada um sobre cada folha assim elas  já vão servir de pratinho individual. Quando vi a foto tive a ideia de dispor os cuscuz sobre grandes folhas naturais de bananeira.

Trouxinhas: variadas cores e sabores e a apresentação fica especialmente diferente e bonita.

trouxinha de mortadela  trouxinha de mortadela1  trouxinhas

Trouxinhas de presunto ou mortadela, ou na folha de alface  com recheios a escolher e amaradinho com cebolinha. trouxinhas_pascoa   Trouxinhas Bicolores1_thumb[4]  trouxinhas pinkMassinhas de panquecas tingidas com suco de legumes.

Mas se você prefere servir as saladas e/ou entradas em travessas únicas. Escolha entre as opções de apresentações .

Saladas tropicais: usando frutas

salada-tropical      salada_repolho_tropical_f

comida natal 27Deixe as frutas em tamanhos grandes para ser mais fácil de identificadas e quem não gostar pode não se servir delas.

Cuscuz  enformado

cuscuz-paulista-domitila

Numa versão diferente do habitual , para servir cortando as fatias. já deixe próximo pratos e talheres.

cuscuz-de-camarao  cuscuz palmito

Cuscuz de camarão com bacalhau (receita aqui), cuscuz de camarão com palmito.

Tortas salgadas

rocambole de bacalhau  Torta-Colorida-de-Frango  torta fria de pão

Uma torta de bacalhau feita com massa assada ou a torta de pão fatiado em formato redondo para variar a apresentação, assim como foi com o cuscus quadrado. Ou o tradicional formato retangular.

Já deu para ver que uma mesa natalina brasileira, é bem mais colorida, interessante e apetitosa que uma tradicional.

Até o próximo..

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Cardápio para um natal brasileiro: saladas e entradas

  1. Ótimas sugestões, pena que todos os links estão “quebrados”

    Curtir

    • Olá Dani. Não sei o aconteceu, quando da publicação estavam todos em funcionamento.Também já acompanhei blogs que aconteceram isso. Mas como são receitas simples e não exclusivas, elas podem ser encontradas na net sem problema algum. A ideia é mostrar que é possível ter um natal brasileiro com uma ceia farta, apetitosa, colorida e de acordo com nosso clima.
      Até mais.
      Eapaçocasa

      Curtir

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s