Espaço Casa

Dicas para sua casa

Cardápio para um natal brasileiros : pratos principais e acompanhamentos

Deixe um comentário

 

 

 

Os frutos do mar podem ser degustados em uma só preparação, como prato único. O que é muuuito bom…. porque? Porque não vai precisar passar o dia todo na cozinha preparando a ceia completa, como é na ceia tradicional e como já contei anteriormente e nem ficar passando calor de tanto tempo que o forno vai ligado.E com tanta coisa que vai assar no forno tem sempre a primeira carne que fica mais fria  mesmo que você enrole no papel alumínio) ou se assam juntos, um deles vai ficar um pouco mais moreninho rsrsrsr.

Com uma ceia (ou almoço) com frutos do mar você pode escolher pratos único, como:

Paella: mesmo quem nunca fez vai acertar, aliás são mais fáceis que o ponto do chester que não tem termômetro e do pernil que pode ficar meio cru no interior. Até arroz já tem junto na preparação, então, é prato único mesmo.

comida natal paella1

Claro que não precisa de uma panela gigante destas , escolhi a foto pela decoração. Não deu água na boca?

comida natal 33

Risoto de frutos do mar ou somente de algum deles como o camarão, lula,siri….

comida de natal macarrão

Macarrão (o tipo é de sua escolha, eu prefiro os curtos mais fácil de não grudar) com camarão, palmito e requeijão .

comida natal lasanha

Lasanha, que resiste e ainda de camarão com catupiry!

Mas se você quer uma mesa mais cheia (pra ficar bonito na foto), opções é que não faltam.

Peixe branco:

Filé de Peixe ao forno

Super fácil de fazer esse peixe cremos e  deve ficar divino .Eu faço um temperando os filés com sopa de cebola, ponho na travessa refratária e despejo por cima leite de coco…. e só, já fica uma “diliça” posso imaginar esse.(receita aqui).

comida natal 35

Moqueca de peixe: a panela de barro (eu tenho em três tamanhos) é bom para manter a comida quente por mais tempo mas pode ser feita em qualquer panela de boca larga.

Salmão:

Grelhado é ótimo mas tem que ficar cuidando de cada pedaço, então escolhi  preparações ao forno para dar menos trabalho e de uma vez só fazer várias porções.

comida natal salmão-batatas-600x340 comida natal salmão no forno com batatas

Duas opções ao forno, com batatas inteiras e com batatas e cenouras em tiras e com molho (receita aqui)

comida natal salmao-ao-gorgonzola-f8-1142

Salmão ao molho de gorgonzola.

Bacalhau:

torta  comida natal escondido bacalhau  comida natal BACALHAU

Torta de bacalhau, bacalhau com batatas ao forno,  escondidinho de bacalhau, para inovar faça o purê com batata doce e de um toque agridoce, de leve no prato. Não acrescentei aqui bolinho de bacalhau, que é maravilhoso porque além de ser uma fritura, ainda tem que ficar na cozinha cuidando (como no caso do salmão grelhado) dai você vai perde a festa, não é?

Camarão:

comida natal 20  bobo-camarao-bahia1Camarão na moranga, fica lindo na apresentação. Bobó é uma delícia, mas aqui em casa as “crianças” preferem com batata, mas o original é com creme de aipim engrossando o creme, fica maravilhoso, é meu preferido.

comida natal torta de camarão

Empadão, com aquela massa esfarelenta..adoro!!!

comida natal 28  comida natal estrogonofe

Strogonofe, meio comum mas ainda assim é ótimo, duas maneiras diferentes para levar à mesa.

Lulas:

lula_recheada_com_shimeji_sassasushi_credito_marcelo_rodrigues lula 1 lulas ao bacon

Lulas recheada fatiadas , lulas recheadas ao molho e lulas salteadas com bacon.

Siri:

QUICHE-DE-SIRI  sufle de siri

Quichê de siri                                                              Suflê de siri

Casquinha-de-SiriSiri na travessa, mesma receita da casquinha de siri, mas dai põe na travessa e ao forno para gratinar, maravilhoso!!

Misturando os frutos do mar:

comida natal 34  comida natal moqueca_camarao

Torta capixaba, já morei lá (no Espirito Santo, em  Guarapari) e comi a verdadeira torta, mas também já fiz em casa e ficou igualzinho. Moqueca de frutos do mar ou caldeirada, todas as gostosuras juntas. Com um pouquinho de cada, faz um prato muito saboroso, com um belo visual e rende muitas porções.

Para complementar como se já não tivesse bom:

Farofa de dendê: não precisa ficar receosa, talvez você acredite que o azeite de dendê é muito forte e que vai dar piriri, não se preocupe já comemos todos aqui em casa e todos são e salvos rsrsrs.

comida natal farofa dende

A receita que aprendi diz pra usar farinha crua,  mas eu coloco a metade de farofa pronta para temperar mais e daí não uso sal. A cor fica linda e o sabor bem especial. Se deixar meu genro come somente essa farofa com arroz rsrsr.

Pirão: confesso que não consigo fazer como a dos restaurantes, a minha não fica transparente, mas fica de gosto muito bom.( modessssta eu né?!) Compre o peixe compre inteiro porque da cabeça e do rabo que se faz o caldo para esses pirões.

pirão pirao-de-peixe

Duas opções, um mais amarelinho e o outro, que não consigo fazer, mais transparente. A dica para não empelotar é misturar a farinha com água em separado  para depois ir agregando aos poucos à panela, assim não corre o risco do pirão endurecer demais mesmo depois de ter desligado a panela . Deixe a consistência dele um pouco mais molinha como se fosse preciso por mais farinha, assim é o ponto certo, porque depois ele ainda vai engrossar ligeiramente depois do fogo apagado,mas vai ficar no ponto exato.

Com tudo isso, basta agora um arroz branco no capricho, para não ter erro na medida do tempero use aqueles pacotinhos “ meu arroz“da knorr( mas tem de outras marcas), com mais cebola, mais alho, ou então o tempero meu segredo  da maggi uma caixinha compridinha, cada sticks daqueles tempera uma xícara de arroz  e fica com mini pedacinhos de temperos no arroz mas ainda fica clarinho. Arroz temperado e sem cheiro de alho nas mãos….. hoje, não né?!

Ps: não coloquei receitas de polvo como um prato único (na caldeirada tem) porque o aspecto dele pode assustar as “crianças” rsrsrs, aqui em casa ele tem que ficar camuflado ou pedaços grandes para ser separado rsrsrs

Até o próximo post…. que é aquele que eu tanto anseio!

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s