Espaço Casa

Dicas para sua casa

Cardápio para um natal brasileiro: sobremesas

2 Comentários

 

 

Nossa, como demorou…tive que esperar os drinques, as entradas, os pratos principais com seus acompanhamentos até que chegasse a hora da minha parte preferida….as sobremesas…..adoooooro! Vou tentar não me estender mas ainda assim vai ter muito doce e penso até que vai render dois posts rsrsr. Vamos ao que interessa então.

Dando continuidade ao” natal brasileiro porque aqui é verão”, acredito que as sobremesas devem ser basicamente com frutas, lindas, coloridas, cheirosa e em plena safra no Brasil todo. De norte a sul a fruta é abundante e em cada região tem sua especialidades, e portanto é com as frutas de sua região que a sobremesa deve ser feita.

Porque vindas de outras regiões do país podem encarecer pelo frete distante. Morangos aqui no sul tem preço razoável apesar de que aumentarem nas festas de fim de ano. No nordeste ( também já morei lá) o caju tem em todo lugar, cada casa tem um pé e faz coisas saborosíssimas, o doce de caju cristalizado é dos deuses, talvez eu não seja a pessoa apropriada neste caso porque, para mim qualquer doce é bom demais rsrsrsr.

Saladas de frutas: mas não é qualquer uma, elas estão vestidas para festa.

salada com sagu e leiete de coco

Salada de frutas com sagu, leite condensado e leite de coco (receita aqui)

Musse-salada-de-frutas sopa de frutas

Musse de salada de frutas (receita aqui) ou a sopa de frutas (receita aqui).

doce torta gelada de frutas doce gelatina com maria mole

Torta gelada de frutas (receita aqui).Essa de nome gelado de frutas tem maria mole junto (receita aqui) .

Sagu: em noite de gala

sagu-ao-coco_int_05032012 (1) sagu cremoso

Sagu ao coco ( receita aqui) e sagu cremoso (receita aqui)

Docinhos miúdos: fazem bonito na mesa e preenchem espaços, se você colocá-los espalhadas pela mesa de sobremesas….não costuma ter mesa de sobremesas? ÓOh coitada!!!! Aqui em casa é tradição, e a mesa de sobremesas é maior que a de comida rsrsr. Adoro quando os convidados vão chegando e com os olhinhos gulosos admiram a mesa. Procuro sempre fazer doces diferentes ou uma decoração inovadora, isso deixa todos ansiosos para ver a mesa. Como doce até o ano novo rsrsrsr…pensa que  vou me preocupar com a balança, aliás nem preciso me preocupar, pois  ela é quieta e não costuma fugir, esta sempre lá no meu quarto embaixo da cama, a minha espera, acreditem!!!

Para deixar de lado um pouco o tradicional brigadeiro, eleja outros sabores  para essa ocasião

doce Brigadeiro de maracuja doce cenoura

Com fruta ou legumes na massa Brigadeiro de maracujá (receita aqui) e se quiser deixar ainda mais especial passe no chocolate granulado preto ou lasquinhas de chocolate ao leite que vai ficar ainda melhor. Docinho de cenoura ( prefiro sem o cravo) passado no açúcar cristal mas se passar ele no chocolate derretido deve ficar ainda melhor hummmmm!

doce morango doce brigadeiro_com_morango   doce -ESPETO-DE-UVA-NCV-35-ÉRIC-B-BAIXA doce uva

Com frutas dentro, a massinha de brigadeiro branco com o morango dentro ou para fazer diferente somente envolva a metade do  morango. Mesma massa para o de uva, com ou sem chocolate, no palito ou na forminha de papel, ou apenas disponha-os em uma travessa. Se quiser pode fazer uma “firula” no prato passando por cima dos docinhos depois de arrumados na travessa, fios de chocolate com uma calda pronta de sorvete para facilitar.

Mas se não quer abrir mão do brigadeiro tradicional, faça de maneira diferente, use o docinho no palito intercalado com um morango, ou uma uva,  vai sentir o mesmo prazer da fruta com o chocolate como nas fontes de chocolate.

doce docinhodoce palito de choco  doce cascata-para-chocolate-e-morango

Eu achei que era comum procurei fotos e não encontrei. Eu uso um palito pequeno e coloco um docinho e uma fruta, além do morango e uva, uso também melão, manga, (frutas que não escureçam, não soltem líquido e que sejam firmes), e outros docinhos, como o brigadeiro branco e o beijinho .

Panacotta: um doce italiano, muito fácil parece um manjar mais mole e na calda usa a fruta que quiser.

doce panacota  doce pannacocomaraca3

A fôrma  pode ser até de plastico da lojinha de 1,99) ajuda a embelezar o doce e no buraco do meio a calda fica retida que ao cortar vai escorrer e vai aguçar o paladar (ou no popular “vai assanhar as lombrigas” )

doce Panna Cotta Nestlé

Nem sabia que já tinha para fazer da nestlé, sendo desta empresa dá para comprar sem medo que vai ser bom.

doce  charlotte_morango_tit doce 1

Charlotte, nome sofisticado e aparência linda mas muito fácil de fazer nem vai ao fogo. O laço junto com as bolachas ajuda manter o recheio. Outro formato não tradicional para a Charlotte de pêssegos.

doce romeu e juli

Sorvete romeu e julieta (receita aqui) e tem a mesma sobremesa de um jeito mais fácil de fazer (aqui).Eu ainda não experimentem de nenhum dos dois jeitos então não tenho como opinar qual vai ficar melhor.Também pode ser feito na travessa para servir todos ao mesmo tempo. Mas tem que montar quase na hora de servir porque não pode congelar depois de montada o requeijão e a goiabada congelam mais rápido que o sorvete.

Tortas musse:

doce morango pie  doce  torta maracuja

De morango com base de massinha feita bolachas maria trituradas. E na torta musse de maracujá use bolachas de chocolate e decore as laterais com palitinhos de chocolate, fazendo  um acabamento profissional.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Torta de suspiros , feita com discos de suspiro, creme de confeiteiro, para segurar as frutas dentro do “bolo”, chantilly para colar os suspirinhos, super fácil também não vai ao fogo. Se não achar os discos prontos ou  não quiser fazer use os suspiros de pacote, o creme vai ajudar a segurar tudo  e depois por fora o mesmo “acabamento”.

doce 2

Cheesecake: massinha de bolacha no fundo, creme de ricota ( ou com cream cheese) e geleia de fruta por cima de sua escolha. Eu prefiro a receita que vai leite condensado no creme junto com a ricota, porque sem isso fica um sabor muito mais forte do queijo e para meu paladar e das ” crianças ” não agrada. Com cream cheese ainda não fiz mas deve ficar mais suave e tem receitas que não vão ao forno, melhor ainda.

doce cheesecake_romeu_e_julieta_web219082010175754

Cheesecake de goiabada mas prefiro chamar de torta romeu e julieta (receita aqui), fica mais requintado assim.

Pavês: já não esta tão “batido”, tão banal??? táaaa!!!!, mas é ainda é bom???? ééééééé!!!! Então vamos fazer!!! Mas quem sabe com novas frutas e vestido pra festa e em novo formato.

doce pave-de-olho-de-sogra-f8-63072  doce pave-de-pessego-4

Pavê olho de sogra                                                                                  Pavê de pêssegos

doce pave abacaxi  doce pave-de-coco-com-abacaxi-18

Pavê de abacaxi  em duas apresentações, na travessa ou desenformado usando a coroa do abacaxi, bem original

Tortas:

doce banoffee-pie-f8-13832 MARCELO ELIAS

Banoffee, nome chique para a torta de banana com doce de leite ….é tudo de bom essa mistura, aliás acredito que essa deveria ser a torta brasileira assim como a Apple pie está para os americanos ou a Strudel para a alemâes, ela tem ingredientes bem brasileiros. Na versão caseira e na versão “chiquetossézima” da confeitaria. Babei!!

doce torta limão34702_highlight  doce tortafruta

Torta de limão decorada com a bolacha tortinha de limão. Torta tropical linda e fácil de fazer.

Pudins e afins:

 doce quindão  doce pudim-branco-coco-outras  

Quindão e com as sobras das claras faça uma musse de coco, levinha e aerada.doce pudim de abacaxi  doce pudim-de-morango

Pudim de abacaxi                                                                                   Pudim de morangos

doce bolo-com-pudim

O pudim de leite condensado, tá eu sei não leva frutas mas o que posso fazer se aqui em casa não pode faltar, tem um genro que ama esse doce, mas vem pra festa com roupagem nova. Pudim e bolo de chocolate, assados junto, fica um delícia, o bolo fica úmido por causa da calda.

doce zucotto

E para terminar (nossa como foi difícil terminar) um Zucotto com panetone de frutas porque é bom demais e deveria ter na padaria em qualquer época do ano.

Então, penso que consegui ser sucinta rsrsr. Minha paixão por doces fez deste post uma dupla tortura, porque só vi e não comi e depois porque não conseguia parar, sempre pensava que podia por mais um.

Então boas babadas escolhas, e até o próximo…

Anúncios

2 pensamentos sobre “Cardápio para um natal brasileiro: sobremesas

  1. Nossa!! Quase morri vendo esses doces todos, cada um mais gostoso que o outros!!

    Curtir

  2. NOSSA KI MARAVILHA DE RECEITAS HUM AMEI DELICIA

    Curtir

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s