Espaço Casa

Dicas para sua casa

Banheiro pequeno

2 Comentários

A maioria dos banheiros têm o mesmo layout, primeiro a pia, depois o vaso sanitário e no final próximo da janela a área do banho, principalmente em apartamentos. Existe ainda algumas variações, quando o banheiro é quadrado e a área do banho fica na quina e de cada lado dele, a pia e o vaso sanitário.

Se o seu banheiro sai desta configuração, de-se  por feliz,  porque seu banheiro não pode mais ser classificado como pequeno (eba!).

Ma às vezes você acha (e muitas vezes é)  que o seu banheiro é pequeno e não vai caber as suas coisas,  ainda mais as da família, quando existe somente um banheiro na casa.

Mas antes de tudo é preciso selecionar o que vai se guardado, somente coisas importantes e pertinentes a higiene pessoal.

O secador fica no armário do quarto porque a filha vai usar lá na penteadeira dela, até porque não dá para ela passar horas ocupando, o talvez único banheiro da casa, certo?

Remédios nunca no banheiro porque a umidade e a oscilação de temperaturas podem estragá-los, pelo mesmo motivo a maquilagem e os perfumes não devem ser guardados ali. Os esmaltes podem ficar em uma bonita caixa no armário do quarto ou na gaveta da mesa de cabeceira.

Assim como  o pacotão econômico de papel higiênicos não têm necessidade de ser guardado todo no banheiro certo?….apenas dois, o que esta em uso e sobressalente.

As toalhas de banho sobressalente de cada membro da família podem ficar em seus próprios guarda-roupas, caso você não tenha um armário específico para isso, conhecido como rouparia. Guarde no banheiro apenas os tapetes de piso e as toalhas de rosto (isso no caso novamente de não ter uma rouparia).

Mas o ideal e ter um lugar exclusivo para a rouparia da casa, que pode ser uma cômoda no final do corredor (já usei desta forma e não atrapalhava na entrada dos quartos, não!) ou um armarinho estreito destes do tipo multi uso.

Dica: se você recobrir as portas deste armário multi uso com espelhos ele vai ficar camuflado e ainda vai fazer seu corredor ficar mais longo.

Então ….tirando tudo isso já dá para ver que vai caber todo o necessário no seu banheiro. Agora só falta cuidar da organização do que realmente vão permanecer. Lembre-se: um banheiro pequeno quanto menos coisas aparecendo mais clean e menos apertado ele vai parecer!

Mesmo assim você ainda acha que não vai dar? Então vamos encontre aqui algumas soluções para isso. Se você já possui aquele armarinho embaixo da pia, vai ficar mais fácil guardar tudo ali ou no caso todo o necessário e não tudo o que você quer.

Não esqueça, que geralmente estes armário possuem uma tulha (um aramado para roupa suja), então metade do espaço já está comprometido. Por isso a necessidade de uma maior organização e seleção de elementos a serem guardados  ali.

Basta saber otimizar esse pequeno espaço e principalmente manter a organização. Agora com o excesso de coisas eliminadas e no banheiro somente o necessário para a higiene pessoal, tudo vai caber com certeza.

Alguns armário agora mais modernos possuem gavetões. Fica lindo!!!! Mas isso se você tem mais de um banheiro na casa e desta forma as coisinhas que precisam ser guardadas podem ser divididas.

Existindo somente um banheiro acredito que o armário antigo com portas é o mais recomendado, pois fazer uso da porta internamente vai lhe render mais espaço de armazenagem.

Veja algumas ideias para organizar o armário sob a pia:

Usando a porta: que muitas vezes é esquecida mas se torna um espaço muito útil.

wc 62  wc 71  wc 56

Cestinhos plásticos pendurados por ganchinhos com adesivos, sapateira plástica ou caixas de madeira.

Se seu armário não tem prateleira é ainda melhor, acredite! Mais coisas podem se guardadas… wc 73  wc 66

Um melhor reaproveitamento do espaço com nichos e gavetas plásticas. Nichos plásticos que se encaixam uns sobre os outros e desta maneira não precisam de corrediças como para as gavetas.wc 75  wc 67

Corrediças metálicas com estreitos cestos metálicos. Caixas organizadoras com tampa retas para a sobreposição delas e com etiquetas para identificação.

Mesmo assim ainda falta lugar? Então a solução é  “subir pelas parede”, que foi o único espaço que sobrou…wc 18   wc 19  wc 4  wc 35Nichos: na divisória da área do banho, na entrada do banheiro ao lado da pia, no box, atrás da porta do banheiro.

  wc 21  wc 20  wc 28  wc 36  santa-ajuda-banheiro-620

Prateleiras: sobre o vaso sanitário,  sobre a porta (aposto que nem pensou neste lugar) no próprio espelho, ao longo da parede toda.

Falando em espelhos outra situação que me consome. Entenda porque: banheiro com um espelho grande da base da bancada até o teto e em toda a extensão da pia, fica lindo e principalmente aumenta a sensação de espaço, luz e você quer um banheiro assim também não é?.

Não é assim quando você vê em uma revista, numa mostra de decoração? Mas somente esta lindo assim porque não tem nada na bancada, apenas um difusor de varetas, um vaso com flores e só!!!!

E nas casa reais onde precisamos de coisinhas miúdas do dia a dia como escovas e pasta de dente, cotonete, algodão, escova de cabelo, pente, etc, etc, etc…. Colocar tudo em uma cesta embaixo da pia fica pouco ou nada confortável pois ficar naquele abaixa e levanta todo dia e muitas vezes mais de uma vez ao dia, não dá né?

Agora o meu grande e eterno dilema interno: escolho o bonito ou o prático? Você também passa por essa situação? Ou será que sou somente eu com a minha neura ? rsrsrsr.

Mas voltando ao assunto inicial……

Para as miudezas do dia a dia, porque somos vida real e não mostras de decoração rsrsr.

wc 31Esse mini móvel de madeira se for feito em menor escala,  pode ser o porta-toalha de rosto e ficar ao lada da pia e na prateleira e nicho as miudezas do dia a dia.

wc 69

Essa ideia conseguiu unir o bonito com a praticidade. Dica: uma outra madeira decorativa como um nicho sobre o vaso sanitário vai trazer unidade e ainda mais beleza ao espaço, principalmente  se a sua decoração for dentro do estilo rúsico-chic, que particularmente eu gosto muito.

wc 81

Gostei desta ideia porque em dia de visita ou festa, o trio de baldinhos são retirados, o baldinho mais largo vai para a barra de cima e dentro dele vasinhos com flores que pode até ser artificial e na barra abaixo a toalha de rosto.

wc  30Prateleiras de vidro quase somem nas paredes e são favoráveis em banheiro pequenos.

Para quem gosta de deixar as toalhas em uso já no banheiro.

wc 61  wc 83  wc 84

Atrás da porta deixa o banheiro mais clean. Sobre o vaso sanitário dobradas e penduradas ou dobradas enroladas. São ideias que deixam o banheiro mais arrumado, ao invés de simples ganchos onde a toalha é pendurada neles.

Continuando na escala da das paredes…

         wc 1  wc 30  wc original-Ana-White_bathroom-wall-crates-beauty_s3x4_lg

Caixas: lado a lado formando uma estante, ao redor do espelho em diferentes tamanhos ou aleatoriamente.

                      wc DECORA~1  wc cestos-no-banheiro  wc cestos-no-banheiro1

 Cestos: penduradas por cabos formando uma mini estante, cestos fixos com ganchos ou em uma base de madeira.

wc Bath Storage-02  wc 33  wc 24

Móvel vertical: sobre o vaso sanitário em metal (ou canos de pvc), em madeira com ou sem portas e sempre com rodízios para facilitar limpeza.

Agora não pode dizer que ainda não dá, muitos espaços surgiram para guardar suas coisinhas, mas não esqueça de manter a organização onde os objetos ficarão expostos. Porque sem nada aparecendo, somente nas revistas e mostras de decoração, porque na vida real coisas irão ficar expostas em banheiros pequenos.

Até o próximo….

Anúncios

2 pensamentos sobre “Banheiro pequeno

  1. Adorei seu blog, linguagem clara, pesquisa dentro dos padrões de vida atuais ( pois alguns blogs são tão superficiais ou mostram coisas extremamente caras, que desanimam qualquer leitor que está atrás de algo bacana e barato), você mostrou ideias maravilhosas e para todos os gostos e bolsos, pensou em tudo. Parabéns.

    Curtir

    • Olá Elisnúbia

      Nossa Elis, você não sabe como seu comentário me deixou feliz. Tudo o que você disse é verdade e foi pensando assim que iniciei o blog. Claro que gosto do bonito mas antes de tudo tem de ser prático, e se puder gastar menos, melhor ainda. Pois além de render economia ainda vai trazer muito orgulho. E também não são todos que moram em casa própria e dai precisa ser ainda mais criativa para decorar o imóvel alugado. Fico feliz de saber que o leitor entendeu a minha proposta. Obrigada pelo seu comentário. Aproveitando, se quiser sugerir algum tema fique a vontade.
      Até mais
      Espaçocasa

      Curtir

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s