Espaço Casa

Dicas para sua casa

A comodidade da cômoda

Deixe um comentário

Uma peça curinga, eu diria. Pequena, cabe em praticamente todo lugar e cantinho, pode decorar e passear pela casa toda e ainda migrar para o exterior dela e fazer bonito em qualquer situação. Além, é claro da grande utilidade dela.

Pois como eu sempre digo, só bonito não serve, tem também que ser prático e/ou útil. Quando dá pra unir as duas situações então, é o casamento perfeito. Sabe quando você pensa ou diz agora sim e sente aquela satisfação intima? Então, é assim que me sinto quando “casa” beleza e utilidade/praticidade rsrsr…adooooro!!!

Então, se você tem algum espaço em casa que acha que esta vazio e que precisaria preencher com um móvel. Nem tenha dúvidas, use uma cômoda, que não tem como dar errado ou se arrepender.

As cômodas sempre “moraram” nos quartos, que é o ambiente para onde, a princípio, elas foram “criadas”. Antigamente os guarda-roupas não tinham gavetas, somente o varão para pendurar os vestidos, ternos e casacos. E as roupas íntimas ficavam guardadas ou melhor dizer, escondidas, (sim porque dava vergonha daqueles calçolas até o joelho kkkkk) nas gavetas das cômoda. Além do mais, não existiam outros tipo de roupas, certo?

Mesmo ainda morando no quarto, a cômoda pode ganhar outras utilidades além de guardar roupas miúdas .

Como sapateira:

comoda 17  comoda 44

Uma foto do interior foi colada na frente de cada gaveta, evitando o abre e fecha de gavetas. Se a sua cômoda for antiga, é ainda melhor pois as gavetas eram mais altas e com varetas é possível armazenar ainda mais sapatos.

comoda 42  comoda 41

Se retirar as gavetas e colocar  prateleiras para seus sapatos ficarem à vista e bem organizados. Pode também usar caixas de sapatos encapadas ou aquelas caixas transparentes de acetato próprias para calçados.

Nas caixas encapadas os calçados ficam mais protegidos da luz (sim, ela desbota como a luz do sol se seu quarto tiver lâmpada florescente e ficar acessa muitas horas porque você assiste tv no quarto por exemplo). E nas caixas de acrílico facilita encontrar por serem transparentes, mas todos estarão protegidos da poeira, menos uma coisa para limpar, certo?

Porta-bolsas:

comoda para bolsa  comoda 45

Retire as gavetas, coloque prateleiras e acomode suas bolsas. Troque a frente das gavetas por acrílico ou vidro, vai ficar um luxo, além de proteger as bolsas. Dica: coloque as bolsa de mão em tocas descartáveis (que cozinheiras ou médicos usam) isso irá protegê-las de arranhões na hora de guardar ou retirar a bolsa da prateleira.

Para bijuterias e joias: deixe ao menos uma gaveta para ele rsrsr

.comoda 25  comoda 50

Adorei essa ideia! Troque o tampo por vidro. Redimensione as gavetas e forre com veludo (ou papel veludo). Já pensou cada gaveta com um tipo de biju? Colares, anéis, pulseira, brincos, broches …. tudo arrumado e sem embaraçar ou riscar, e o mais importante você vai encontrar quando precisar. Dica: nas outras gavetas coloque acessórios, como óculos, viseiras, bonés, echarpes, cachecóis, cintos…

comoda 52Se a gaveta for muito alta, use o recurso da foto acima para duplicar os espaços. Dica: a prateleira avulsa já devidamente coberta de veludo terá somente anéis , pulseiras que possam ficam presos em rolinhos de espuma. Cubra então os rolinhos com veludo e fixe-os no tecido da prateleira com colchetes nas pontas. Então, entendeu??? Ou quer que eu desenhe rsrsr? Embaixo tem uma foto, um visual vale mais que muitas palavras minhas rsrsrsr.

porta-anel

Pode costurar um dos lados dos rolinhos no tecido ( o outro lado tem que ficar livre para encaixar os anéis) antes de forrar a prateleira ou ao invés de costurar, basta prender colchetes (ou velcro) nas pontas do rolinho e no tecido que forra a prateleira, ok?

Como mesa de cabeceira: como a maioria das casas hoje possuem cama box a cômoda fica em um altura confortável para esse fim.

               comoda  comoda 57

A dupla da moda, a cômoda bombê e a cor vibrante do amarelo. Cômoda azul sem as gavetas. Se gostou da ideia das maletas no lugar das gavetas, basta garimpá-las por aí ou as faça de caixas de sapato, aqui tem o passo a passo de uma maleta vintage, depois as outras você inventa porque já sabe a técnica.

Um bom destino para as caixas que provavelmente iriam para o descarte, certo?. Ou você é doida por caixas, como eu, e já tem tantas guardadas que até já poderia preencher de uma só vez essa cômoda? Adoooooro caixas!!!!! Por isso gosto de ganhar presentes em caixas, porque para mim, são dois presentes rsrsrsr.

               comoda 75  comoda 76 do site casa montada

Para quem prefere um móvel mais clean e mais limpo no visual. Tem opção sem a gaveta de cima para mais área aberta de uso e a opção sem puxadores aparentes, apenas usando cavas na gavetas.

A cômoda que era do bebe, agora passa a ter outras utilidades no quarto da criança.

comoda 59

Veja pela foto como é simples transformar a cômoda em armário de fantasia para as crianças. Dessa maneira as fantasias ficam separadas das roupas “normais” das crianças, e ficam no setor de brinquedos.

                                                     comoda 58  comoda 60

Fantasiar é importante para o bom desenvolvimento das crianças, é para todos os sexos e para todas as idades.comoda casa de boneca  comoda 54

Casinha de boneca e na gaveta roupinhas, e acessórios. Brinquedos sempre no lugar e sem ficarem espalhados, principalmente as bolas que são difíceis de guardar. Ficando sempre à mão dos pequenos para pegar e guardar.

teatro_de_fantoches_grUma outra ideia é fazer um teatro para fantoches. Pegando como exemplo a cômoda feita casinha de bonecas. Remova o fundo da cômoda, somente da metade para cima e nesta parte de cima colocar uma cortina que se abra ao meio e esta ficar presa nas laterais. Retire também, a prateleira de cima.

Desta maneira se consegue um lugar, para brincar com bonecos e fantoches. Na parte debaixo onde ficou fechada a criança fica escondida para manusear os bonecos.

Mantenha a gaveta debaixo para guardar bonecos e fantoches e também a prateleira, para o apoio dos cotovelos e braços. Conforme o tamanho da cômoda e da criança ela poderá até sentar-se  sobre essa gaveta mantida com a prateleira para maior comodidade. Decore de maneira bem colorida para instigar e agradar aos pequenos.

Dica: essa é uma boa ideia para distrair os pequenos ( principalmente em dias de chuva rsrsr), ensinar algo e também incentivar a desenvoltura, a linguagem e a imaginação deles.

Para apoio da tv:

comoda 65  comoda 69

Retire, quantas gavetas achar que é necessário para a quantidade de equipamentos ou outros elementos que quer deixar visível.

comoda 68Prefere manter todas as gavetas, então aproveita e agrega um pouco de luxo, acrescentando arabescos em mdf recortados.

 comoda 100

Já pensou em encostar a cômoda aos pés da cama e não na parede? Fica mais interessante, deixará a tv mais perto e não vai atrapalhar se um mexer nas gavetas enquanto o outro assiste a tv. E a tomada? Coloca uma extensão por baixo da cama!

E ainda é possível colocar um espelho sobre ela, assim ajuda a esconder as costas da tv e seria um lugar para fazer a maquiagem já que no banheiro o espelho fica embaçado com o vapor do chuveiro. E não reclame rsrsrs, de não sentar para maquiar, no banheiro você também não fica em pé?

Pela enorme utilidade desta peça, ela pode ainda continuar no quarto. Mas se você gosta de inovar e fazer diferente (assim como eu) , nos próximos posts a cômoda vai passear pela casa toda.

Uma de minhas filha não gosta desta ideia, ela acha que cômoda é móvel de quarto, acha estranho, esquisito, não combina…Precisava ver a carinha dela quando eu sugeri para que colocasse uma cômoda para a tv na sala e nas gavetas papelada e documentos.

Sugeri porque ela não gosta de estantes, não gosta de coisas expostas, diz que sente que está bagunçado e que as coisas dali só serve para juntar poeira rsrsr e dar trabalho. Não deixa de estar certa eu também sinto esse dilema, fica bonito mas somente vai servir pra decorar ? E nada mais além de acumular poeira e dar trabalho desnecessário para manter? Dilema meu eterno dilema!!!!

Até o próximo

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s