Espaço Casa

Dicas para sua casa

Organização

Deixe um comentário

 

 

 

Sábado fui em uma palestra com o tema organização. A palestrante era a Micaela Góes, do programa Santa Ajuda que passa na GNT, todas os dias em horários diferentes, mas também dá pra assistir pela net.

A pauta era: as 10 dicas de ouro da organização. E assim ela enumerou e explicou e exemplificou cada uma delas. Porque ler as 10 dicas apenas parece que você não assimila como deveria ser. E se cada uma delas for desenvolvida e explicada com exemplos que muitas vezes é bem a nossa situação ou nosso cotidiano, fica bem mais fácil de visualizar e até mesmo conseguir por em prática

1- Faça da organização uma tarefa divertida! Coloque uma boa música, roupas confortáveis e mãos à obra!

garfield-limpeza-b2ec0

Acho que tem que começar assim mesmo porque se você já for para arrumação com aquela ideia de, que vai ser um “saco” porque hoje tenho que arrumar a droga do meu armário já não cabe mais porcaria nenhuma lá dentro e sempre que eu abro a  mer… da porta sempre cai uma coisa para fora . Percebeu as palavras ou a ideia nada positivas que você emanou?  Vai ficar muito mais difícil a tarefa deste jeito. Também, porque você teve que esperar chegar a esse ponto para ter que arrumar, agora claro, vai dar mais trabalho kkkk brincadeirinha. A ideia é descontrair, então escolha músicas que gosta e já que é preciso, faça com que seja mais agradável.

2- Faça uma lista de tarefas antes de começar a trabalhar.

garfield escrevendo

Importante, porque você já começa a organização na sua mente. Aliás fazer listas é muito bom para desocupar a mente, no sentido de não ficar preocupada ou estressada porque sabe que não pode esquecer de fazer tal coisa e estando anotado é só consultar a lista e desta maneira é um trabalho a menos para sua mente e até um alívio porque você sabe que esta tudo anotado.

3- Comece e termine sua tarefa. Para isso, comece por projetos que você pode dar conta, como um armário, e não a casa inteira.

armario 1

Comece e termine uma tarefa, não quer dizer apenas para você começar a arrumação do seu armário e terminar ele antes de iniciar outra tarefa . E também nas pequenas coisas, como o exemplo que Micaela citou.

Você precisa dar o remédio para seu filho . Vai até o armário do banheiro por exemplo (se é lá que você guarda medicamentos), pega a caixa de remédio abre, pega o frasco e já deixa a embalagem sobre pia, dai tem que ler a receita (que esta na sala) com a dosagem e já esta tirando o copinho dosador do remédio que deixa ali ao lado e depois vai até a cozinha para buscar uma colher, vai até o quarto dá o remédio para criança, fecha o frasco e trás o remédio para não deixar no quarto que não é seguro (detalhe: a colher ficou lá na mesinha de cabeceira) e deixa sobre a bancada da cozinha.

Dentro de algum tempo vai precisar dar o remédio novamente e dai vai até o armário do banheiro e ele não esta lá, porque você não terminou a tarefa que iniciou que era colocar tudo novamente no lugar. A carapuça serviu para você?

4- Faça uma boa limpa: elimine tudo o que você não precisa — roupas, sapatos, bolsas e objetos sem uso.

dicas de ouro 1

Parece que essa limpa só acontece quando mudamos de residência rsrsrsr. e dai nos damos conta de quanta tralha e coisa que não serve que ainda guardamos. Nossa, acabei de fazer uma descoberta!!!! Será que é por isso que eu gosto de me mudar? Eliminar coisa que guardo sem precisar, e desatolar os espaços?  Mas isso deve ser feito com regularidade. Decida você se vai ser a cada estação (quatro vezes ao ano), a cada semestre, ou sempre que adquirir algo novo, veja que eu não disse comprar. Se as coisas ainda estão em bom estado doe, vai fazer bem a você e para quem recebe.

5- Encontre um lugar certo para cada coisa.

dicas de ouro 4  dicas de ouro 5

Isso parece lógico mas na maioria das vezes não acontece. E as coisa precisam estar em lugares onde seria normal de encontrar tal objeto. encontrar uma coisa é sinal que não estava em lugar coerente; E desta maneira  como disse Micaela vai ter sempre alguém em casa que será o detentor da informação de onde as coisa estão guardadas e toda hora alguém perguntado onde esta isso ou aquilo e isso não é bom é nem facilita o bom andamento das coisa e da harmonia do lar .

6-Cada objeto deve ficar no cômodo onde é mais utilizado. Se você custa para encontrar algo, é sinal de que está no lugar certo.

grampeador 2

Isso pare lógico não é mesmo?! Mas se acontece de procurou o grampeador e depois de muito abre e fecha achou numa caixa sobre a geladeira , é sinal que está guardado em lugar improvável e onde ele seria mais utilizado é uma escrivaninha. A não ser que você faça da mesa da cozinha seu escritório na época de fazer as contas da casa kkkkk  e por isso estava na caixa sobre a geladeira rsrsrrs, o lugar onde ele é mais utilizado. Isso é você que vai definir.

rolo adesivo

Eu por exemplo achei na gaveta da cozinha da minha filha onde tinha vela, fósforo, pilhas, lâmpadas extras, um rolo de tirar fiapos e pêlos das roupas, achei super estranho e até brinquei que tinha achado. Mas a explicação foi que aquela gaveta esta perto da saída por onde o casal  sai todas as manhãs e ali ficava o rolo para tirar pêlo de gatos (são três) e que se usassem lá no quarto tinha a grande probabilidade de ao chegar na porta de saída, ter pêlos novamente nas roupas kkkkk eu ri muito, mas para eles funcionava bem deste maneira, então recoloquei o rolo na gaveta da cozinha rsrsr.

7- Comece organizando o que está mais visível ou o que mais te incomoda. Isso vai trazer a sensação de organização ao ambiente e te dará ânimo para seguir em frente.

dicas de ouro 6

De nada adianta arrumar o armário se a cama esta toda revirada, e tem muitas roupas e almofadas  sobre a poltrona do canto. Vai parecer que ainda o quarto continua bagunçado, mesmo você tendo passado horas arrumando o guarda-roupas. E ao contrário ao invés de trazer a sensação de organizado vai desanimar e parecer tão desesperador quanto no início.

8- Crie o hábito de tirar do lugar e colocar de volta. Isso fica bem mais fácil quando se tem um lugar certo para cada coisa.

dica de ouro 4

O contorno da ferramenta foi pintado de branco desta forma, ao remover a ferramenta vai ficar um espaço vazio,  que vai te fazer procurar a ferramenta para recolocar no lugar.

Esse é um hábito beeeem difícil de se manter. Porque na pressa (eu faço isso)  escuto o caminhão de lixo vindo, corro pegar o saco grande para colocar os menores dentro e já larguei a embalagem de lado e os outros sacos fora e desdobrados  sobre a máquina de lavar, saio correndo pela porta da cozinha e na volta entro pela porta da sala, e já vou ao banheiro lavar as mãos e claro que não volto para a lavanderia porque já entrei no quarto para fazer outra coisa.

Isso me acontece muito, por exemplo,  saio do quarto para buscar lençóis limpos no outro quarto para arrumar a cama, no outro quarto vejo algo que ta fora do lugar e começo arrumar como os livros  fora da estante. Quando vejo já passei um tempão ali arrumei até por ordem de cor, tema e fico até feliz e  me afasto para olhar . Saio dali e ao passar pelo outro quarto vejo a cama “pelada” e dai lembro que fui aquele primeiro quarto para buscar lençóis rsrsrsr

9- Não deixe a bagunça acumular. Se tem algo a ser feito faça, não deixe para depois, daqui a pouco você terá novas demandas para atender.

dica de ouro 3

Isso é um fato! E para acumular basta deixar de fazer apenas um dia. Por isso, a exemplo do que Micaela faz , ao final do dia saia pela casa recolhendo tudo que esta fora do lugar e recolocando nos devidos lugares caso não tenha seguido a regra anterior e desta maneira pela manhã a casa não vai estar um caos e você não vai precisar perder quinze minutos procurando as chaves, ou o celular.

Já fez as contas se todos os dias ao sair pela manhã, ficar quinze minutos procurando as chaves quanto tempo da sua vida perdeu? Podia usar esse tempo para tomar café da manhã direito, com mais calma e comendo melhor todos os dias. Em uma semana, uma hora e quinze (sem trabalhar aos sábados) e um mês cinco horas perdidas, e nesse tempo é possível ver dois filmes, passar um dia na praia, visitar amigos, bater pernas no shopping até cansar….já deu para entender né?

10- Simplifique sua vida. Acumule menos, compre menos, e você terá menos coisas para guardar e cuidar.

Outra coisa que não é nada fácil com tanta propaganda de todos os lados chegando ( tv, celular, e-mail, panfletos, outdoor) até você para te incentivar a comprar coisas que você não precisa. Temos que nos adequar as espaços que temos seja ele que tamanho for.

Tem um guarda-roupas pequeno, então escolha para manter as melhores peças, as de melhor qualidade, as que você realmente gosta e usa. Como Micaela diz você não precisa ter trinta calças jeans, dentro da moda, uma mais escura, uma mas clara, de barra mais longa… vai ter umas 6 e está bom demais.  Invista na qualidade que em valores vai dar a mesma coisa que as 30 calças jeans. E você vai fazer melhor figura com roupas de maior qualidade e aquelas que são de múltiplos usos e versáteis. Mesma ideia para a cozinha, brinquedos das crianças , material de limpeza e por ai vai…

dica de ouro 6

Dica: quando der aquela vontade de comprar aquele eletrodoméstico ou qualquer outro tipo de coisa que você na real não precisa mas  pensa que vai morrer se não tiver um, guarde esse dinheiro para investir em uma viagem de férias isso sim vai valer a pena, sempre!!!!

Acho que assim  fica mais fácil desistir dessa compra infeliz que nos primeiros meses, já vai ter cansado dela (a centrífuga de frutas por exemplo, sim eu cai nessa e comprei ) e ainda vai estar pagando rsrsrsr, para ao contrário investir nas próximas merecidas férias.

Até o próximo…

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s