Espaço Casa

Dicas para sua casa

Quarto de adolescente

Deixe um comentário

 

 

 

 

Nada fácil a tarefa de decorar um quarto para eles. Primeiro tem que pensar nas multi tarefas para esse adolescente dentro do quarto dele como: dormir, guardar as roupas, estudar e usar o computador, canto de maquiagem , espaço para receber amigos para bate papo, para dormir, e principalmente tem de ser moderno e descolado e por fim de tudo tem de caber no orçamento.

Percebeu como é difícil e ao mesmo tempo assustador?

Mas a arquiteta Maysa Mendonça fez um projeto lindo para uma mostra de decoração, que pode ser recriado em casa para a filha adolescente ou mesmo o rapaz mudando alguns elementos. Com o mesmo projeto pode atender a ambos.

Um quarto moderno nas cores vibrantes e nas estampas atuais de patchwork e de Romero Brito, com móveis de design e com a preocupação da sustentabilidade que esta muito in (na onda rsrsr) atualmente.

maysa13

Ângulo visto da janela

Acredito que se apenas retirar o espelho veneziano dourado e mudar somente duas estampas das almofadas e também o padrão do patchwork, esse quarto já pode servir à um rapaz. 

Agora vamos ver os detalhes mais de perto:

Cama

maysa 17

A cama box de solteiro foi colocada de lado na parede maior mas no meio do quarto sem estar com a cabeceira encostada em uma parede, desta maneira a cama vai ficar no quarto como um sofá durante o dia para receber amigos, e tira um pouco a cara de quarto (que eles preferem) e fica como uma saleta, um  loung. O ideal é que seja uma bicama, a colcha comprida esconderá esse detalhe que para ele poderá parecer infantil rsrrsrs.

O guarda-roupas

maysa 8

Na cor vermelho vibrante (assim como é a fase atual deles) e branco, sem as portas para ter a praticidade de um closet, a cômoda baixa que apoia uma das laterais da bancada, que poderá servir de escrivaninha ou penteadeira. Esse móvel já se encontra pronto em tom amadeirado, basta passar um prime e depois de seco,  pintar a cor escolhida.

A bancada

maysa 16

A bancada, será uma penteadeira com o uso do lindo espelho veneziano em dourado para não “brigar” com as cores do patchwork. Mas na ausência do espelho, uma tv fixada na parede para os games pode servir ao quarto masculino ou então acrescente algumas prateleiras em vidro para não esconder o patchwork.

A cadeira transparente também pelo mesmo motivo do dourado do espelho, fica perfeito para a penteadeira. Mas para o quarto de um rapaz, uma cadeira branca, preta, ou toda metalizada cai melhor.

A luminária de mesa para os estudos, para usar o notebook ou para pintar as unhas rsrsr é muito útil. Dica: não esquece de prever algumas tomadas para tudo que eles usam como celular, notebook, secador, chapinha, som, tv…

maysa 19

Para os “acessórios” de escritório a cor escolhida teria de ser o preto, para não exceder nas muitas informação de cores que o quarto já possui. Cor essa que pode ser mantida tanto no quarto da moça quanto no do rapaz. O caderno era da arquiteta para recados deixado pelos  visitantes da mostra.

A decoração da cama

maysa 18

Colcha branca para  receber todas as cores das almofadas e da peseira que não têm a pretensão de combinarem uma com outras e nem mesmo formar um composé entre eles. Por isso também servirão à um quarto de rapaz, trocando a estampa das almofadas amarelas ou usando cor lisa e também uma cor lisa ou listrada para a peseira.

O patchwork

maysa 6

O quarto é todo pintado de branco e na região central um patchwork feito de sobras de papel de parede ( que é mais barato) ou ainda de tecido adesivo. Mas eu acredito que ainda é possível fazer em papel contact .

Por isso as paredes não tem quadros ou objetos decorativos pois toda a decoração recai sobre os recortes estampados. O patchwork vai desde o chão atrás da bancada, sobe as paredes passa pelo teto e segue na outra parede até o chão atrás da cama , onde forma uma cabeceira para a cama box.

                                                               As mesinhas laterais

     maysa 4  maysa 10

Em uma lateral da cama e em frente ao guarda-roupas um conjunto de mesas redondas com diferentes alturas e nas cores que combinam com o guarda-roupas. Como o redondo é considerado uma forma feminina, acredito que para o quarto do rapaz, ele poderá preferir formas quadradas nas mesinhas. Sobre elas uma fileira de pendentes também em vermelho e branco, iluminam o espaço também dando destaque à elas. A dupla de mesa serve como criado mudo e apoio para pequenas objetos decorativos.

O espelho e as bancos

maysa 5

Do outro lado da cama uma grande moldura bipartida com espelho esta apoiado no piso e segue quase até o teto. Sobre o espelho uma fileira de iluminação embutida no teto e rente à parede destacam o espelho,  que serve para ampliar e conferir o look.

Em frente ao espelho, bancos feitas com baldes metálico e bolachas de couro estofadas que servem de tampa para os mini baús.

Minha opinião: eu inverteria de lugar os objetos das laterais da cama. Penso que o espelho deveria ficar em frente ao guarda-roupas por razões óbvias e os bancos serviriam para calçar os sapatos (lembre-se que camas box  são mais altas) e até mesmo de sapateira.

E a dupla de mesinhas deveria ficar perto da porta pois assim ajudaria na formação do loung (para apoiar comes e bebes) já que na entrada do quarto existe uma poltrona.

A poltrona 

maysa 7

Logo na entrada do quarto na quina a poltrona EGG com estampa de Rômulo Brito, junto com o puff  forma um canto gostoso de leitura. Pelo menos é assim que imaginamos mas vai acabar virando um segundo guarda-roupas rsrsrsr ou um buraco negro onde as coisa desaparecem kkkkkk.

Ao lado da poltrona uma luminária de piso com dois focos dirigidos, um para cima que trás uma iluminação aconchegante ao quarto e outro foco para baixo dirigido para a poltrona para auxiliar na leitura. A gente tenta incentivar né ??!!

maysa 9

A cortina é branca, reta e básica sem adereços ( já tem muita cor e informação no quarto todo), no estilo rolo com blackout. O tapete também de cor neutro redondo para a moça mas para os rapazes que preferem formas retas melhor seria um tapete retangular. No piso um vinílico vendido em mantas ou réguas. Dica: preencha e nivele os rejuntes do piso cerâmico pois com o tempo elas começam a ficar evidentes sob o piso vinílico. Em piso de porcelanato que pois possuem junta bem fina e foram muito bem feitos é recomendado o uso das réguas vinílico (são mais grossas) e neste caso apenas não existe a necessidade de nivelar o piso previamente.

Minha opinião: para o quarto da moça eu colocaria outro tapete redondo em frente ao guarda-roupas onde ali também estaria o espelho para compor o canto de vestir. Para o rapaz um tapete retangular grande que abrange a área do guarda-roupas e da cama.

Dica: perceba que o quarto tem vários e diferentes tipos de iluminação e por isso confere esse efeito de profissionalismo. E se você repetir toda essa decoração aqui proposta e deixar e iluminação de fora pode terminar decepcionada com o final da sua empreitada.

Portanto vocês viram que esse quarto pode ser reproduzido e ficar lindo igual. E o que é melhor, não tem marcenaria planejada , são móveis soltos, então até quem mora de aluguel pode ter um quarto destes de profissional!!!!. Inspire-se e mude as cores se preferir!!

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s