Espaço Casa

Dicas para sua casa

Horta de temperos para decorar

Deixe um comentário

 

 

 

Mesmo que você não cozinhe com frequência em casa ou mesmo que  não goste mesmo de cozinhar, ter temperos frescos em casa vai funcionar como planta decorativa. É como diz o ditado: unir o útil ao agradável !!!! E se você é adepta como eu, da utilidade antes da decoração, os temperos são perfeitos para isso. Além de trazerem outro astral para o lugar ainda exalam aromas deliciosos quando bate a brisa. Algumas ervas ainda possuem flores, como a camomila e a calêndula, que vão embelezar ainda mais.

A proposta aqui é decorar. Não é manter uma horta para alimentar uma família rsrsrsr, se bem que isso também é muito bom. Então não precisa de muito espaço, é para quem não tem muito espaço pois o quintal é pequeno, como costuma ser em sobrados geminados, por exemplo.  Para quem mora em apartamentos, ou ainda em casas tipo apartamentos, onde paredes e varanda podem ser usadas de maneira mais livre, diferentes da maioria dos prédios de apartamentos.

Usar temperos em vasos não é novidade, então aqui mostrarei outras ideias para ter temperos decorativos em casa.

Claro que os vasos ainda valem, principalmente se neles tiverem um algo a mais para deixar ainda mais bonito já que a ideia é decorar com os temperos e ervas.

mini horta 75  mini horta 76

Gosto de vasos que possuem o nome da planta, assim se pedir para quem não conhece colher para você, não vai trazer a planta errada, como aconteceu com meu filho, que me trouxe folhas da “mariasemvergonha” que nascem como mato por todo lado rsrs.

mini horta 77a

Olha que recipiente lindo! Descobri a horta zen, procurando por fotos diferentes. Entra aqui e conheça, eles enviam para sua casa e vem com tudo que você precisa para iniciar sua hortinha e tem sistema de auto irrigação pode viajar sem preocupação.

mini horta 69 mini horta 68

Aprecio essa ideia porque num só lugar várias ervas podem ser plantadas misturadas, veja como é simples fazer.

mini horta 72  mini horta 71

Intrigante ideia, rsrrsr, onde cada vaso vai comportar um tempero diferente. Nesta proposta, basta fincar um vergalhão de construção no solo e encaixar os vasos pelos buracos que já possuem no fundo, mantendo-os levemente inclinados… para fazer a mágica!!

mini horta 6

Pode ser no pilar da varanda ou um que você vai fincar no solo para fazer igual e alojar os temperos escolhidos. Dica: use também ervas medicinais com flores, além das folhas medicamentosas ainda vai receber efeito decorativo extra. Algumas flores também podem ser comestíveis (clica aqui e conheça) além de decorar com suas cores.

Usando latas: 

  mini horta 66  mini horta 63  mini horta 74

Latas de alimentos ficam muito estilosas e diferentes na decoração da sua cozinha, na varanda, no espaço gourmet ….

mini horta  mini-horta-em-lata-1

Latas sem rótulos também podem ser usadas e na decoração, basta usar fita, barbante, tecido…

Diversos temperos plantados em latas agrupadas e arrematadas por uma fita vermelha para fazer o contraste. Como base um prato fundo de barro onde pedras fazem o acolhimento para a água que escorrer das regas. Note: uma lata menor com a tesourinha para a colheita fica perfeito, porque não danifica a planta e você sempre vai encontrar quando precisar. Dica: essa é uma ótima ideia para um centro de mesa no dia de um almoço italiano festivo em família.

Usando garrafas pets:

mini horta 25 mini horta 24  mini horta 26

Eu prefiro usar garrafas pets na vertical no que na horizontal. Acredito que assim terá mais espaço de solo para as raízes se expandirem e a planta ter uma crescimento maior. Em pé também acho que fica mais fácil de pendurar, empilhar e furar o fundo.

Usando pneus:

  mini horta 58

Uma ideia onde cada pneu rende duas floreiras, que além de servir ao plantio, também dividi espaços ou faz um caminho.

mini horta 56

Muito bonita essa ideia, a cor dos pneus destaca a cor das plantas e se não tiver espaço, acomode-os rente ao muro.

mini horta 60

Eu prefiro empilhar os pneus por duas razões: tenho cachorro e nesta altura protejo minha coluna. E não precisa encher os três pneus de terra basto o primeiro. Para fazer um fundo no pneu coloque uma grade firme de metal por cima uma manta bidin própria para plantar que segura a terra mas deixa a água passar.

mini horta 61

Xícaras para decorar e fazer uma graça no seu quintal não tem quem não irá sorrir ao avistá-las.

Na parede ou no muro:

mini horta 41  mini horta 36  mini horta 40

Caixotes em diferentes posições. Pallets e tinta preta fosca para nomear as plantas. Tijolos de concreto e tábuas formam uma estante.

mini horta 15  mini horta 14  mini horta 52

Venezianas de portas ou janelas. Grades de berço ou estrados de cama. Grades antigas de janelas ou ainda de um portão.

mini horta 54

Caixas de leite ou sucos pintadas e presas por fios de arame encapados para mais durabilidade ou pode ser um fio de nylon mais grosso, cordoalha e por baixo da caixa arruelas e pequenos nós passando uma laçada por dentro da arruela para segurar a caixa.

mini horta 45

Aqui é uma escultura em metal que você pode encomendar a um serralheiro. Mas você pode fazer parecido usando pequenos vasos fixados na parede, espalhados conforme a figura e depois pintar a árvores com tinta ou usando um adesivo feito com papel contact (se não pegar chuva pois acredito que poderá descolar, é preciso testar).

Formando uma divisória:

mini horta 16  mini horta 10

Uma boa ideia para ter mais privacidade em uma varanda, ou das janelas de vizinhos que “dão” para seu quintal.

mini horta 11  mini horta 12

Uma janela grande ou várias menores fazem a moldura para vasos de temperos pendurados entre as molduras no lugar dos vidros.

mini horta 19  mini horta 21

Com sarrafos montando um painel vazado com floreira intercaladas em diferentes tamanhos. Ou uma escada de ripas com pequenos baldes metálicos onde no lugar da alça dois ganchos longos sustentam a planta. Também pode ser feito com tronquinhos sem descascar, do tipo escoras mais finas, para um visual mais rústico.

Na janela:

mini horta 22  mini horta 46

Varão de cortina entre os armários da cozinha, simples assim. Na grade existente somente acrescente floreiras, uma boa ideia para evitar os vizinhos abelhudos rsrsrsr.

mini horta 8  mini horta 13  mini horta 23

Formando uma “cortina“com vasos intercalados. Na quina, na lateral do armário (melhor usar vaso ou latas que pode ser furadas).

mini horta 42

Minha ideia preferida pois está sempre à mão, o cheirinho do manjericão que eu adoro entra pela janela e tem altura ideal.

Usando objetos:

mini horta 31  mini horta 33

Cadeira sem assento: com tela aramada e manta bidin ou com um vaso de beiradas largas que encaixam nas laterais da cadeira.

mini horta 62  mini horta 5

Uma escada grande de madeira aberta com prateleiras entres os degraus. Ou essa mesma escada cortada em quarto partes fazendo vários apoios para mais vasos de temperos. Note: que a pequena escada tem apoio atrás para manter a escada estabilizada.

mini horta 28

No carrinho de mão é fácil, eu já tive uma horta assim. Com angulação necessária para escoar a água da rega ou da chuva e já tinha furo de ferrugem o que tornou a peça perfeita para a pequena horta. Tendo rodas ainda se pode seguir o sol se precisar.

mini horta 3

Isso me fez pensar em usar banheiras de bebê em seu próprio suporte.

mini horta 30

A velha churrasqueira que já estava com o fundo corroído é perfeita para drenar a água da terra dos temperos.

mini horta 20  bloco concreto 13abloco concreto maior

Uma pequena composição a um canto, uma parede inteira formando uma linda composição artística, ou uma “arquibancada” e nem precisar pintar os blocos, os diferentes tons das plantas já fazem o destaque. A flor amarela é calêndula uma erva medicinal .

mini horta 78 mini horta 1

Adoooro em lugares inusitados! O antigo escorredor em metal já vem furado o que já facilita a empreitada, e os pegadores de alimentos são também bem estilosos, use os medidores maiores para ter mais espaço para as raízes e com isso a planta crescer mais.

Esses mesmos medidores com alça também podem ficar pendurados pela alça em quadros do tipo painel perfurado usando simples ganchos e ainda dá para pendurar plaquinhas com os nomes dos temperos.

mini horta 80  mini horta 82

Olha que bonito o painel utilitário na cozinha com o vaso de planta decorando. Com furos maiores em uma placa mais firme do que a comumente usada é possível colocar facilmente prateleiras para poder brincar mudando as alturas e distanciamentos.

mini horta 9

Uma outra “cortina “para a varanda.

Duas ideias especiais: 

mini horta 43

Uma varanda inteira com vasos de temperos. No piso coberto com pedriscos, deck de madeira natural forma caminhos que decoram o espaço e facilitam o andar. Esse ideia pode também ser recriada na corredor lateral rente ao muro.

mini horta 55

Na mesa uma floreira embutida onde vários temperos foram plantados. Um centro de mesa, florido, aromático e permanente.

Ideias para o pequeno quintal do sobrado geminado.

 mini horta 48

A floreira elevada ao fundo tem mini postes de iluminação solar, nem precisa ter tomada próxima e a noite a decoração ainda pode ser admirada. Grandes bacias com mais temperos e até pequenas frutíferas em vasos completam o cenário.

mini horta 49

O solo foi coberto com pedriscos bege com temperos e ervas em bacias e floreiras distribuídas pelo espaço. Passadas de madeira formam um caminho que na minha opinião poderiam levar até um banco. Simples assim!!!!

Somente não esquece que mesmo os temperos usados para decoração ainda assim precisam de no mínimo 4 horas diárias de sol então, antes de escolher o recipiente é preciso encontrar o lugar correto que vai receber sol nas medidas necessárias.

Até o próximo…

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s