Espaço Casa

Dicas para sua casa

Para sua sala

Deixe um comentário

 

 

 

Alguns truques e ideias que podem te ajudar a conseguir mais espaço para guardados sem atulhar seu espaço com muitos móveis.

pqnos espaços

Móveis claros: sempre faz o espaço parecer mais amplo e mais claro, duas observações que passam a sensação de maior.

Paredes espelhadas: aumentam visualmente sempre e nas duas paredes como mostra a foto faz confundir o olhar passando a sensação de continuidade. 

Mesa de vidro: não polui visualmente e faz o olhar passar e ver mais piso, truque este que aumenta o espaço.

Cadeiras pequenas e leves : podem facilmente serem transportadas para compor o estar com mais assentos quando receber. Um modelo diferente que lembre uma pequena poltrona fica ainda mais bonito para quando for compor o estar. 

Base da mesa: um modelo sem pés com apoio central pode acomodar mais pessoas com mais conforto. A base quadrada pode ser um móvel com porta para guardados de pouco uso.

Cubos vazados que servem de mesa de centro e lateral mas com almofadas, servirão de assento extra.

pqnos espaços 1

Um móvel tradicional do tipo bufê mais alto, com portas, poderia ocupar muito espaço visualmente, porque fisicamente o espaço é o mesmo. Mas esta proposta deixa o espaço mais leve e atende igualmente a necessidade como a peça bufê.

Prancha de madeira clara: apoia decoração e atende ao jantar como apoio para pratos a serem servidos.

Módulo branco: se confundo com a parede branca e visualmente quase some. Esta elevado do chão e isso trás a sensação de mais espaço porque se vê o piso. E também dessa forma se consegue mais um apoio sobre os módulos brancos.

Essa ideia pode ser usada no passa pratos da cozinha, e fechar o vão com persiana, sob uma janela ou ainda como está na foto fingindo ser uma janela que trás interesse e sensação de mais espaço se entre as listras de imitação madeira tiverem listras de espelho. Um espelho ali também é uma boa ideia. Dica: pedaços menores de espelho formando o retângulo, sai mais barato que uma peça inteira.

pqnos espaços 2

Quando o segundo quarto é uma sala de tevê no apartamento essa pode ser uma boa solução para um bom  aproveitamento do espaço.

A bancada: une sala e cozinha formando uma mesa na divisão dos ambientes com banquetas para os dois lados , isso unifica e aumenta visualmente. Por ser uma mesa larga, a parte central sob ela pode ter um armário com portas de correr para objetos de pouco uso. Para o lado da cozinha funciona como mesa de café da manhã e a noite, mesa de jantar para receber amigos.

A bancada se estende até o final da cozinha (entrada do apartamento) e nela bandeja e garrafas formam o bar junto com armário aéreo que se abre para os dois lados onde copos e taças são guardados para atender o bar e a cozinha.

Na parte inferior duas adegas. Mas se preferir pode eliminar as adega e ter mais dois puff de apoio para o estar que servirão de assento e ainda mesinha de apoio para copos e petiscos. Ou ainda mais um armários com portas de correr para mais guardados. Na parte superior sobre o armário aéreo, aquele vão pode ser um espaço para guardar garrafas de vinho deitadas no caso de eliminar as adegas.

 A maioria dos móveis brancos ajuda a ampliar e um toque de preto trás elegância, modernidade e luxo.

pqnos espaços 3

O segundo quarto que agora é uma saleta de tevê também é um espaço multi uso com um home office para duas pessoas e ainda um sofá cama para hóspedes. Nos armários superiores a rouparia da casa pode ser guardada nestes módulos com portas basculante.

Nos armários inferiores também ripados para dar unidade ao espaço com gavetas porta pastas e prateleiras organizam a papelada. Os nichos superiores ajudam na organização e a expor decoração.

A escolha foi madeira escura por ser um espaço masculino mas para não passar a sensação de aperto e pequeno, piso, paredes e teto são brancos. A sensação de não aperto também se dá pela porta de correr de madeira ripada no tamanho total da parede que deixa ver além.

pqnos espaços 4

No lugar da parede e mais um  armário, uma divisória em madeira que na parte inferior contem armários com portas de correr (que ocupam menos espaço) e na parte superior uma estante com nichos vazados que divide sem fechar o espaço visualmente, lembre-se que deixando ver além passa a ideia de espaço maior, de continuidade. Nos nichos objetos decorativos, livros, ou ainda caixas bonitas para miudezas, material de escritório, material de artesanato, de costura …

pqnos espaços 5

Sua sala de jantar é pequeno e não comporta uma mesa grande e mais buffet e cristaleira como você queria (e que aliás está na moda sabia?). Mas com essa proposta tudo foi reunido em um só canto.

A mesa para seis lugares com tampo de vidro com pé centralizados para melhor acomodar os comensais com cadeiras simples e estreitas. Encostada no móvel para render mais espaço de circulação ao redor.

Os móveis laterais inferiores servem para guardar louça e os superiores funcionam como cristaleira com prateleiras de vidro e iluminação interna. Um aparador une os dois lados deste móvel e podem servir de apoio para o jantar. Dica: o fundo da cristaleira pode ser coberto com espelho ou ainda com papel de parede ou tecido que combine com a cor das paredes ou com o tecido das cadeiras.

O espaço entre os módulos na parede pode ainda ter um espelho que vai duplicar o tamanho da mesa e consequentemente o tamanho da sala de jantar. E no caso eliminar a luminária de parede, o lustre central sobre a mesa é suficiente. O lustre sobre a mesa ficaria melhor sendo uma peça maior alongada porque a mesa é retangular ou usar duas peças iguais menores e equidistantes.

A prateleira superior pode acomodar garrafas formando uma adega.

           pqnos espaços 6  pqnos espaço 6

Duas opções para uma variante da ideia anterior

Um móvel fechado por portas pode acomodar louças e copos de um lado e do outro lado guardar material de escritório para usar a mesa com o notebook, ou ainda a rouparia da casa.

Também pode usar a parte superior do móvel com prateleiras abertas e transformar em uma biblioteca e para expor decoração.

Na parte inferior do móvel que se mantém com portas, guarde o material de home office assim como o notebook para usar nesta mesa no caso de não ter espaço para um home office em quarto separado.

Um banco: com almofadas no encosto, onde mais coisas podem ser guardadas usando a parte inferior como baú ou gavetões.

Uma mesa redonda pequena com pé central, que pode ser uma mesa extensível que aberta, acomodará mais pessoas com conforto, e neste caso o banco-sofá vai acomodar duas pessoas.


Geralmente quando não temos um quarto sobrando é a sala que vai se tornar um ambiente multi-uso para as várias atividades do dia a dia ou no caso um ambiente camaleão que vai se transformar porque no caso deste post os espaços são pequenos.

pqnos espaços 10  pqnos espaços 11

 A imagem mostra uma sala de estar que também é a sala de tevê e o escritório para o uso da internet e guardados de papéis no geral. Sob a prancha de madeira branca, dois puffs bipartidos que entende-se que possam ser baús ( ainda melhor para guardar coisas tipo brinquedos, cobertores…) estão alojados para agregar ao estar mais assentos ou ainda mesa de apoio bastando colocar uma bandeja sobre o puff.

Ou para o modo sala de tevê ser apoio para os pés. A parede com painel de madeira (mas que pode ser contact ou ainda réguas ou mantas de vinil) deixadas livres passam a sensação de amplidão porque não tem a poluição visual. 

O home office poderia ser otimizado com o uso de gaveteiros volantes sob o aparador e até mesmo a mesa de canto poderia comportar gavetas ou ainda sendo um nicho pode acomodar caixas com documentos em pastas. Deixando as prateleiras somente para decoração e livros. Note: que sobre a estante que não vai até o teto, um espelho ajuda ampliar e espalhar a iluminação natural.

Mas observando essas fotos pensei que esse espaço pode ser  ainda mais otimizado e passar a cumprir também a função de sala de jantar e bar.

Pensa comigo:

A estante pode ter na parte inferior módulos com gavetas e portas e ser o bufe e ali guardar louças ou mesmo o material do escritório e a papelada. As prateleiras podem permanecer com a mesma função de expor decoração e livros. Sob os módulos coloque uma bandeja com copos e porta-gelo, um porta-garrafas para uma mini adega e agora você também tem mais um ambiente o home bar.

bar em casa 8  pqnos espaços 12

O bar na bandeja ou se preferir um módulo volante sob o aparador onde tudo fica guardado e vai surpreender seu convidados.

bar em casa 10barf7682625e6cf73a15a225ef3ed667622bar em casa 12bar em casa 14

Várias opções para um bar volante camuflado.

O aparador que serve de mesa de escritório também pode ser uma bancada de refeições que acomodará duas pessoas (ou três, quatro pessoa dependendo da extensão deste aparador) confortavelmente. Para isso o ideal é trocar a cadeira de escritório por outras cadeiras menores (com mais cadeira o escritório também pode ser usado simultaneamente).

Esse mesmo aparador pode ser do tipo dobrável e se transformar em uma mesa de jantar, na Tokstok (aqui de 1,60 cm e aqui com 1,20 cm aparadores com essas características) para quando receber convidados e sob essa bancada já pode ficar um banco longo. Quando for receber afaste a bancada, desdobre-a e terá sua mesa de jantar e o banco vai acomodar mais convidados e terá o apoio do sofá para as costas de quem sentar no banco, sem a necessidade improvisar assentos.

Se preferir esse “banco” pode ficar na sala de estar e ser a mesa de centro, ou ainda pode ficar sob a janela e ser assento extra no estar para depois migrar para a sala de jantar.

pqnos espaços 9

Essa é uma boa solução para ter um espaço para guardar um colchão de solteiro extra para hóspedes. A sugestão é camuflar esse móvel pintando a parede da mesma cor e na mesma altura que o móvel, assim como mostra na imagem. Esse móvel também serve para expor decoração, como quadros, abajur, porta retratos, caso a sala não comporte mesa de centro e/ou a mesa de canto. Aqui também vale o recurso de usar um espelho na parte superior. Aqui tem um móvel que cabe nesta função para saber como ele é.

Se não houver necessidade de um colchão extra, esse móvel ainda pode ser utilizado para outros guardados como, cobertores, roupas de cama, travesseiros ou ainda material de uso esporádico como equipamento de pesca, de acampamento, enfeites e o pinheirinho de natal…

pqnos espaços 14

Embaixo da janela geralmente é um canto esquecido ou simplesmente ignorado por desconhecimento. Mas pode ser muito útil e com bom aproveitado e com economia pois a cortina vai ser mais curta consequentemente menos pano e mais barata será rsrsrsr. Mas o mais indicado são as cortinas do tipo persianas (romana ou rolô também ficam boas), que podem ser usadas apenas na janela e nas laterais xales de tecido ou duas a três persianas para fechar todo o espaço com cortinas, como mostram as imagens.

Esse móvel vai de parede à parede na sala e atende a várias funções, como assento extra, vaso, mesinha de canto além de ser mais um lugar para guardados sob o banco que é um baú.

pqnos espaços 16

Outra variação da mesma ideia:  este um pouco mais alto servindo como aparador, recebe a bandeja que compõe o bar juntamente com a mini adega climatizada. Do outro lado nichos formam uma pequena estante com livros e objetos decorativos e sob ele, um banco com rodízios que serve de assento e também mesa de centro.

pqnos espaços 17

Nesta proposta o móvel esta suspenso ficando na altura do parapeito servindo como estante (que pode ser feita com caixotes de feira). Em todas as ideias o sofá pode ficar encostado nestes móveis, pois são abertos ou com abertura por cima.

Dica: as novas tevês que são fininhas podem ser colocadas em uma das laterais destes móveis  e assim, você ganha espaço na sala para compor um bonito estar com  mais um sofá  ou poltronas a frente do sofá maior. A tevê de costas para a janela é prefeito para não haver reflexos.

Viu como dá mesmo em pequenos espaços ter tudo que se precisa e sem ficar atulhados de móveis??!!. Alias essa é uma boa regra diretriz, melhor um móvel grande do que três pequenos. Outra coisa, explore espaços que normalmente não são usados, paredes, cantos, quinas, próximo ao teto, embaixo das coisas…

Até o próximo.

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s