Espaço Casa

Dicas para sua casa

Jardins laterais

Deixe um comentário

 

 

O lado da casa onde se forma às vezes somente um corredor de passagem muita vezes é esquecido na hora de “decorar” o entorno da casa. Mesmo sendo só de passagem pode ser agradável, bonito é muitas vezes ter até uma utilidade.

1350145127_446094842_1-Paisagismo-Jardinagem-e-Plantas-Aldeota

Se você escolheu colocar piso neste espaço, deixe um espaço para um canteiros próximo ao muro. Com pouca manutenção e de fácil reprodução para qualquer um  fazer. Pedriscos, argila expandida e plantas que não precisam de poda. Plantas que não se abrem demais também são recomendadas para  não atrapalhar a passagem e não prejudicar a planta com tanto empurra empurra. O uso da madeira enobrece  o espaço.

 

jardim lateral 3Se o espaço é um pouco mais largo, é possível fazer um jardim completo. Além das plantas rasteiras, o uso de árvoretas e trepadeiras na grade decorativa.  Para completar, decks de madeira entremeados em pedriscos para manter o piso permeável. Uma dica: para manter o pedrisco limpo, use manta bidim sobre a terra e depois espalhe os pedriscos.

 

jardim lateral 4

Nesta opção um piso de formas orgânicas para dar movimento ao espaço que é reto. Parte do piso é permeável com forração de pedriscos. Plantas rentes ao muro como murtas e uma coleção de flores de maio,  que leva cor ao muro de tijolinhos. Árvores com troncos finos e livres de galhos para  não impedir a visão das flores.

 

jardim lateral 5

Plantas dos dois lados e caminho no meio com pedras achatadas maiores e “bolachas” demarcando as pisadas. Plantas sem flores mas com diferentes tonalidades de verde para dar graça ao espaço.

 

jardim lateral 1

Lindo espaço e bem aproveitado. Pisadas retas com cerâmicas que imita madeira, entremeadas com grama preta. Como o espaço não recebe sol direto foi possível montar um orquidário. Aqui as plantas estão dispostas ao longo das paredes com cachepôs de madeira e também em placas de cascas de coco prensadas.

 

horta em casa (3)

Se a lateral do muro recebe sol, sinta-se uma privilegiada porque ai pode ser montada uma pequena horta. No muro, madeira ripada com vasos suspensos e no chão caixotes de madeira com as laterais elevadas que preservam a horta dos cachorros e facilitam o manuseio. E o que é melhor,  geralmente na lateral da  casa fica a porta da cozinha e ter uma horta ali é perfeito.

Até o próximo

 

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s