Espaço Casa

Dicas para sua casa

Preparando o quintal para o verão

Deixe um comentário

 

Agora no inverno é a época certa para preparar a sua área externa para o verão. Acha cedo? Então vamos analisar…No verão a gente quer mais sombra e água fresca heheheh. Ficar mais tempo ao ar livre desfrutando do horário de verão depois que volta do trabalho. Então, o que seria bom ter ou fazer lá fora no quintal no verão? Ficar na varanda, na rede fazendo nada, só apreciando a brisa  e cochilando, lendo… Um churrasco fim de semana com amigos e familiares, se tiver uma piscina então perfeito… Um cantinho com um banco para ler ou somente apreciar as flores os pássaros sentindo a brisa…. Uma espreguiçadeira pra se bronzear…. Um ofurô um spa para relaxar… Um pérgola com uma trepadeira florida e uma alguns sofás e poltronas para o  estar ao ar livre…. Um chuveirão, uma fonte para apreciar e refrescar. Bom não é mesmo, todas as opções…..então mas para isso algumas das escolhas levam tempo para acontecer.

As plantas precisam estar ambientadas “pegada” para florir, a trepadeira da pérgola precisa ter crescido para fazer a sombra. O marceneiro precisa ter tempo disponível para fazer a pérgola, o deck e no verão, como são muito requisitados muitas vezes é preciso entrar na fila para ter a empreitada feita. A grama precisa já ter fechado o espaço e estar boa para o pisoteio.

A piscina se essa for sua opção agora no inverno é perfeito para isso, leva algum tempo para ser feita mesmo as de fibra.E no verão as empresas já estão com muitas empreitadas e muitas vezes  nem aceitam mais pedidos. Com antecedência da tempo até de  terminar de pagar as parcelas e estar bem para novas contas que aparecem no Natal, Ano Novo,matricula de escolas, impostos etc,etc…

Se você mora em uma casa com toda certeza tem algum espaço ai que é possível fazer algo bonito e agradável. Na frente da casa,  atrás, na lateral, na quina, no fundo da garagem, na lage, para aproveitar já no próximo verão. Tudo vai depender agora do espaço que você tem e o que pretende  dentre as opções.

Churrasqueira: em espaço pequeno no fundo do terreno.

Moderna 

churras25 A pérgola (sem os pilares) apoiada na casa e no muro, pode ter cobertura de vidro, policarbonato ou ainda  por uma linda trepadeira com flores para sombrear ou com frutos para saborear, além da sombra ela produz  flores lindas. Construída na saída da cozinha facilita o vai e vem.

Ao lado dela uma área de descanso com banco sobre pedriscos e gramado. Bambu mussô  junto ao muro que trazem um verde sem sombrear demais. Perceba que tem pequenos tronquinhos separando a área dos pedriscos para que estes não passem para a área de piso cerâmico. Vasos altos de barro próximos ao muro são pequenas fontes  que agradam pelo som e  pela simplicidade.

A bancada de pedra pode acomodar mais banquetas também do lado oposto. Luminárias retilíneas em metal  na parede sobre a bancada da pia. A área de respingos sobre a pia é de vidro pintado assim como as portas sob a bancada.  A churrasqueira é pré fabricada com revestimento de fulget, dentro dela espetos rotativos elétrico.

Rústica

churras13 Construída em tijolos à vista opaco, juntamente com o forno de pizza com chaminés independentes.Portas dos armários em madeira, assim como a  mesa grande e os dois bancos compridos.Piso em cerâmica mas de aparência rústica com tozetos claros para iluminar o chão. Azulejos brancos nas paredes até o alto para clarear já que a madeira e os tijolinhos tendem a escurecem o espaço.

Caipira

churras 6 No fundo do quintal o espaço representa as antigas casas de sítio. O uso do cimento queimado é essencial para essa atmosfera , fogão a lenha não pode faltar em companhia dos ladrilhos hidráulicos, formando  a área de respingos. Churrasqueira e forno de pizza entram na composição mas é o fogão a lenha a peça principal feita com o antigo “vermelhão”, e com espaço para armazenar a lenha .

A mesa da mesma composição do fogão, recebe destaque com uso dos ladrilhos hidráulicos formando o “paninho” da mesa . Pilares de troncos brutos, luminária de bambu, parede de junta seca de tijolos brutos ao fundo, para compor o ambiente da roça. Sem esquecer das panelas de barro todas enfileiradas e expostas com orgulho compondo a decoração no muro.

Telhado com madeiramento aparente e com telhas típicas. Um ideia nasceu com a tinta verde usada para trazer mais uma cor ao cenário,  por ser fosca é usada como quadro negro para escrever com giz branco o menu do dia. As cadeiras trazem um toque de modernidades “da cidade grande”. Eu teria usado aquelas cadeiras de madeira com assento de palha de milho, bem característico da casa da roça, uma de cada cor .

cadeira3  cadeira-de-palha-modelo-mexicana-encosto-madeira-14400-MLB3685323351_012013-F  cadeiras_prontas_reforma  cadeira6e352a00d81d77dba678740cfd68ff66

Cadeiras coloridas com assento de palha ou na madeira crua para ficar as marcas das mão dos pés. Cadeiras estofadas com chita que é bem colorida e própria para o espaço. Toda coberta com chita fica bem interessante para renovar a cadeira lascada por exemplo.

Sustentável e moderno churras58 Duas pilhas de pallets empilhados  e parafusados compõem a ilha deste espaço gourmet.Um dos lados tem um suporte de churrasqueira com grelha e cuba embutida para o carvão. Nos vão  que se formam pelo empilhamento dos paletes são colocados utensílios de apoio ao preparo. Para fazer o espaço onde será colocado o carvão foi concebido um corpo em concreto armado que pode ser concretado fora do pallet, o que chamamos de berço da churrasqueira, onde será colocado o carvão.

Este berço é um retângulo de concreto e deve ser feito de acordo com a churrasqueira que for comprada – grelha e porta grelha.Os pallets resistem perfeitamente ao peso, tendo em vista que são usados justamente para o transporte de cargas. Os primeiros pallets foram cortados na dimensão do berço de concreto, para que ele seja embutido. os que ficam abaixo restaram inteiros e são os que suportam o peso da churrasqueira.

Este berço deve ser revestido com tijolos refratários, que vão diminuir a condução do calor para fora. Outra boa solução é o uso de isolantes térmicos, tais como a lã de rocha, que é resistente ao fogo e à temperaturas superiores a 200ºC. Este isolante deve ser colocado ao redor do berço, entre ele e a estrutura de madeira dos pallets. churrasdecoracoes com palets 7   Na outra extremidade um cooktop, uma mesa entre as pilhas de pallets para servir, mas poderiam ser tábuas que encaixam nos vãos. Para completar uma bancada extensa  de   material sustentável que mistura areia,uma pia e armários de ripas de eucalipto. O grande retângulo pode ser a janela da cozinha que tem essa moldura de caixas de vinho ou podem ser madeiras de pinus que formas esse apoio tipo passa pratos .

Ou pode estar na parede no fundo do quintal com um espelho refletindo todo o espaço .Sob a bancada da pia um frigobar mas pode comportar uma geladeira de tamanho normal ( que é mais barato e tem mais espaço).Piso de cerâmicas grandes para facilitar na limpeza

churraspallet15  churras0e1da6509162b8497883562959f3e872  Mesa com pallets e vidro e cadeiras modernas. Uma pequena ilha com pallets com rodízios.

Compacto

churrasCANJIQUINHA - REVISTA CLÁUDIA

Uma porta basculante brinca de esconde- esconde onde está a churrasqueira.O espaço pode ainda conter  uma geladeira ou um fogão. A própria porta já faz um pequeno toldo que sombreia o espaço. Quando fechada parece ser somente portas de um armário.

Clean

churras17 Uma pérgola de parede a parede, pedriscos a volta do piso de pedras principal, pequeno canteiros com plantas que não precisam de podas.Luminárias pendentes sobre a  bancada de pedra em “U” formam o canto da churrasqueira.Paredes com pedras em canjiquinha demarcando o canto do churrasco. Banquetas altas em trama sintético brancas para compor o espaço clean e requintado.

Pequeno mesmo

churraspaisagismo_grande2

O espaço é mínimo, na saída da cozinha, de um lado a churrasqueira e do lado oposto uma pequena bancada com a pia e armários. Coifa de metal comprada pronta, pintada de branco para compor com a veneziana na cor. Piso de cimento queimado.

churras11

Apenas uma pequena churrasqueira e uma bancada com pequena pia redonda embutida em pedra de granito. Deck em madeira com iluminação no piso, na lateral da churrasqueira e sobre a pia na parede. Mesmo pequena, um certo requinte na parede de pedras em canjiquinha. Mesa e cadeiras dobráveis facilitam para guardar e liberar espaço.

Rústico chic

churrasquintais-19 (1)

A churrasqueira e a pequena ilha que também é uma compacta mesa são recobertos com madeira de demolição A madeira trás beleza, aconchego e contraste com a bancada branca de pedra que forma a bacada da pia sobreposta, passa pela churrasqueira e termina na lateral formando uma mesa alta  para uso com banquetas. Perceba que a mesa- bancada não fica encostada na parede, entre ela e o muro, um canteiro onde crescem a bambusa.

Rústico aconchegante

churras 7       No fundo do quintal uma pequena área com cobertura de telhas, com sustentação por pilares, piso em cerâmica. Churrasqueira no meio, pia de um lado e bancada no outro. A frente separando as áreas de preparo e servir uma pequena bancada de tijolos coberta com cerâmica que imita madeira,  fazem o balcão acompanhado de duas banquetas altas.

Pérgola

churras12

O espaço para ter uma mesa em frente a churrasqueira era pequeno e iria atrapalhar a circulação e o acesso ao interior da casa . A pérgola lateral foi a solução, um grande banco-baú com almofadas e um banco avulso no lado oposto resolveram o problema do espaço para servir.

Um deck da mesma madeira trás unidade ao espaço e facilita acomodar pernas do banco e pés da mesa, já que o pequeno pátio é de pedriscos. Uma trepadeira plantada no vaso próximo do pilar irá crescer e fornecer a sombra necessária. Duas luminárias sobre a mesa iluminam  durantes as noites quentes de verão.

Sem churrasqueira fixa

churrasquintal pequeno5 (2)

No fundo do terreno, na lateral descoberta  foi deixado para criar um canteiro com plantas de diferentes alturas e tons de verde, o muro ao redor é coberto com esteira bem rútica. Isso faz o espaço ter aconchego e unidade com as madeira usada.

A lateral que antes ligava a frente ao fundo da casa foi fechada com uma treliça, que também aparece sobre o muro de divisa para aumentar a privacidade. Piso de cerãmica pela praticidade, uma pequena mesa redonda com cadeiras dobráveis. O grande banco ripado serve de apoio a churrasqueira portátil e quando fora de uso pode ser guardada no vão que se forma sob a bancada que apoia o aparelho.

Mesmo seu espaço sendo pequeno, acho que aqui você encontrou boas ideias para ter na sua casa uma churrasqueira para aproveitar os fins de semana de verão…. então mãos à obra.

Até o próximo

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s