Espaço Casa

Dicas para sua casa

Um natal brasileiro

Deixe um comentário

 

 

Como muitas outras coisas, nós brasileiros copiamos também dos americanos o Natal. Mas você já parou para pensar como isso é incoerente? Ou na verdade só pensa que vai ter peru, tender, nozes e todas as outras castanhas, sobremesas a base de chocolate, as cores vermelho e verde, o papai Noel de barba grande e com aquela roupa linda aveludada, com mangas longas, gorro e as longas botas pretas, o pinheiro aquela árvore forte e firme que sobrevive no inverno rigoroso,  com muito algodão ou spray branco imitando a neve???!!!!

Lendo você percebeu como tudo isso é para o inverno rigoroso que faz lá, nesta época de fim de ano?  Nada disso é para o Brasil, país tropical e muito mais quente ainda no fim de ano quando estamos no verão e é calor no país todo.

natal 3

Chocolate, castanhas, carnes pesadas, com “sustança” tudo isso é muito bom claro mais isso são itens da ceia do americano para poder  suportar as baixas temperatura, são alimentos ricos em gorduras que ajudam a manter o corpo quente. A bebida que combina com carnes é o vinho tinto, bebida esta que serve para aquecer. Como todos nós sabemos no inverno, o corpo pede mais calorias para poder manter as necessidades básicas do organismo em funcionamento. Pensa bem se precisamos disso na época do Natal .

Por isso eu aconselho, acredito, insisto, divulgo para que o Brasil tenha um Natal Brasileiro. Meu filho que no verão sempre trabalha em backpackers, conta que os americanos e outros estrangeiros da Europa que  vem para cá fugindo do inverno rigoroso ficam abismados quando vêem o papai Noel cheio de roupa compridas e grossas, bota, gorro. Acham absurdo mesmo!!! Você também, quando vê,  não sente pena do papai Noel na frente das lojas de ruas? O que ficam nos shopping ainda sofrem um pouquinho menos, mas você queria estar no lugar deles?

natal 2

Nos temos o verão e as festas de fim de ano juntas, quer coisa melhor que isso ? Nos E.U.A. estão tendo aula saem somente para o feriado do natal e depois retornam para as aulas. Isso não é ainda mais um motivo para ter um natal especial tropical?

Lanço então para vocês a ideia para que na sua casa esse ano (e daqui para frente)  tenha o Natal Brasileiro. Eu já faço isso na minha família, já tem alguns anos e  agora com o blog posso contar a ideia para que ela seja divulgada, difundida e aprovada pelo Brasil todo.

O Brasil é muito farto de frutas (graças a Deus) tem em todas as regiões, nesta época do ano ainda mais, não precisamos de frutas importadas sejam elas secas ou in natura. Quanto doce e sobremesa diferente e especial que dá para fazer e inventar?

natal

Imagine como também é especial um Natal com frutas, sorvetes, sobremesas refrescantes, sucos, vinho branco geladinho e refrescante juntamente com drinques coloridos a base de espumante , com camarão nos pratos principais….Nossa mas camarão é caro… é né ?!…então compara com preço do peru, do tender, das castanhas que são importadas. Além de uma ceia colorida, mais leve, você não ingere calorias desnecessárias e por isso engorda 5 quilos depois do natal. Não estou dizendo para fazer pratos light ou dieta, coma mesmo porque natal é somente  uma vez no ano e quase sempre é  a oportunidade da família toda reunida, tem mesmo que  comemorar e agradecer.

Com uma ceia assim você  pode comer de tudo e com toda a certeza vai ter ingerindo bem menos calorias que a ceia tradicional (deles) e não vai depois passar mal de tanto alimentos pesadas e gordurosos que comeu. Ainda vai estar bem e com muita disposição porque não é (somente) a quantidade que te faz mal é o tipo de alimento.

Até mesmo as cores do natal podem ser mudadas para que tenha a identidade do Brasil e desta forma também possa ser conhecido e reconhecido como é com verde e vermelho… não. não estou dizendo para ser verde e amarelo, basta nos esportes. A cor vermelha é usada para quem esta na neve possa ser facilmente avistado em caso de resgate  por isso é desta cor a roupa do papai Noel , assim conta a estória. O natal brasileiro deve ter cores tropicais que lembram o mar, verão, frescor…eu faço o meu em azul e branco .

Como tudo começou: eu comecei essa ideia de natal tropical já tem alguns anos, quando as filhas casaram , começaram a passar a ceia de natal salteada, um ano comigo outro ano com as sogras…então em um ano que seria a minha vez disse que elas podiam passar a ceia lá e que viessem almoçar comigo no outro dia. Então pensei que queria fazer alguma coisa diferente porque elas já tinham comida na casa das sogras peru, tender, blá blá blá blá comum a todos os natais e achei desanimador  virem e comer tudo de novo, as mesma coisas…e fiz a surpresa do Natal Tropicall! Claro que todos gostaram da novidade e agora é assim todos os anos. Sempre são pratos com frutos do mar, mas as receitas são sempre diferentes,  o que não acontece com a ceia de natal tradicional.

natal 4

Mas o melhor é que : o almoço do dia de Natal não são sobras, não fico até de madrugada arrumando e limpando tudo, quando costuma ser quando é ceia, é uma refeição muito mais alegre e divertida. É  a luz do dia, a mesa na varanda, a brisa refrescando e pode ligar o ventilador que não tem perigo de apagar as velas rsrsrrs, até porque não se usa vela acessa de dia. Não  precisei ficar “cozinhando ”  e derretendo junto com as carnes que passam o dia todo assando e fazendo da sua cozinha uma sauna grátis para quiser se aventurar.

Todos estão descansados e sem sono, porque passar dia todo na função, fazendo a ceia, comprando o que faltou, o presente de última hora, preparando a decoração, vai dizer que isso não deixa qualquer um cansado e começando a ficar com sono. As crianças estão tranquilas brincando com os presentes, não mais”reinando” e brigando com o sono porque querem participar da festa e esperar o papai Noel. E também não precisa mais sortear no palitinho quem vai ser o “coitado” que vai se fantasiar de papai Noel e passar calor kekekek. No dia seguinte o presente das crianças já estão sob a árvore e eles vão ter ido para a cama sem reclamar, acordarão  bem dispostos  e de bom humor rsrsrsr.

A refeição é leve (como deve ser uma refeição de verão),  mas elaborada e decorada, como é quando é uma ocasião especial.É  uma mesa de  “encher os olhos” com tantas texturas e cores diferentes, não só o marrom das carnes assadas e das castanhas beges rsrsrsr. As sobremesas então, um capitulo à parte, uma explosão de cores e sabores, com chantily, cremes, molhos ,sorvetes….. Teve um ano que a sobremesa  foi somente sorvete …um self service de  guloseimas e gostosuras, um buffet gelato , e o trabalho todo foi escolher entre tantos sabores.

natal 6

Enquanto o povo esta se aglomerando e se estapeando pelo peru de menor tamanho, sim porque se deixa pra depois só tem aquele enorme que dá para um regimento inteiro, você esta na peixaria. Ou melhor, até já comprou com antecedência porque frutos do mar são itens que aparecem o ano todo,e até na promoção ,não tem só uma vez no ano no mercado . Não vai precisar ir de mercado em mercado porque as coisas natalinas já não tem mais, como, nozes, frutas cristalizadas e ficar no estresse já desde cedo.

Quando é almoço a roupa não precisas ser tão mais…como direi requintada, apropriada para um jantar, são roupas mais descontraídas. alegres até na cor e vale a bermuda para os homens que acham ruim de estar de calça no verão e sendo um jantar a bermuda não pega bem, ainda mais se for na casa de pessoas que não tem intimidade.

Só de  estar se sentindo bem com a roupa já esta mais da metade, eu  diria até uns 70% satisfeito, com a festa. Já pensou se esse natal brasileiro acontece  em uma casa com piscina ou na casa de praia, ai sim é que não tem pra ninguém, como diz o outro, daí então vai ser o melhor do melhor, dos melhores natais. Quem é que não vai querer repetir e consagrar de uma vez por todas e para sempre , o Natal Brasileiro, com letras maiúsculas.

natal 5

Espero que você esteja tenha se empolgado e esteja engajada nesta ideia.

Até o próximo…. com ideias de sobremesas, pratos principais e decoração para o natal brasileiro.

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s