Espaço Casa

Dicas para sua casa

Decoração para deixar a casa mais fresca para o verão

Deixe um comentário

 

 

No verão mudamos nossas roupas para adequar ao clima quente e assim tentar amenizar o calor.  E assim deve ser feito com a decoração em  casa também. Normalmente o local que mais ficamos em casa é a sala, além dela ser o local que receberá visitas. Então algumas dicas para deixar a sala mais convidativa para o verão.

Primeira providência e a mais fácil de fazer: retire os tapetes, além deles delimitarem a área ( lembre-se que  lugares mais amplos são mais frescos ) eles aquecem , e poder pisar descalço no piso cerâmico é bem melhor.

Mas se mesmo assim você faz questão de ter um, use tapete mais leves, como os de algodão feito em teares. Existem modelos mais sofisticados e não somente aqueles mesclados, basta procurar por aquele que vai combinar com sua decoração.  Além de bonitos esses tapetes são leves para transportar para  “bater” a poeira lá fora e podem ser lavados em casa.

tapete tear chique tapetes-de-tear-artesanal-chenille-juta-sisal-r$140_grande tapete tear azul tapete 00050_tm_80x130_3

Prefira sempre cores claras. Modelos com franja ou sem elas. Listrados ou em cores lisas, em tons crus que lembram as areias da praia.

Já pensou em usar esteira como tapete ?

tapete tear-amazonas_05 tapete-esteira-de-taboa tapete esteira

Modelo de fibra com algodão, somente com fibra ou as esteiras de praia mesmo.

Dica: una mais de uma esteira de praia se o espaço for grande usando uma fita adesiva larga por baixo. Você pode unir esteiras com os viés em cores diferentes fica mais colorido, e com a cara do verão.

tapete espuma

Outra ideia prática é usar tapetes de espuma, nem vai precisar lavar.

tapete tear

Perceba como o tapete claro de algodão trás mais frescor

Outra providencia a tomar é com os sofás . O sofá costuma ter tecidos que esquentam como chenile, suede, courino e similares, e sentar neles para ver tv até desanima. Bom seria ter dois sofás um para inverno e outro para verão rsrsrsr.

Então a ideia é apelar para as capas,  feitas de material como o brim, sarja, tecido denim, tanto os mais resistentes de calças como os mais molinhos de camisa jeans, são todos eles tecidos de algodão ou seja de fibras naturais sem nada sintético.

capas-para-sofa-capa-para-sofa_produto-01 capaDSC00722  capa sofa

Escolha tons claros, e se for mandar fazer a capa por medida aproveite e faça bolsos para organizar.

Mas se a grana esta curta para fazer uma capa sob medida ou você prefere o estilo “faça você mesma porque você não aguenta esperar o tempo da capa ficar pronta” use somente tecido por cima do sofá.

Vejas como fazer:

capa 901-make-a-sofa-wrap-04capa 91-make-a-sofa-wrap-06

Um tecido por cima do sofá que você arruma como na foto, um outro tecido (para dar um contraste) cortado em duas tiras, a mais larga para o assento e encosto e a tira mais estreita para os braços. A  bainha deste  tecido menor faça usando cola pano (nada de costuras). Canos de pvc (ou cabos de vassouras) servem para manter o tecido fixo, insira nos vãos conforme a figura até que desapareça dentro do sofá e….. pronto! Uma capa sem precisar costurar e feita em minutos.

Variações para fazer o acabamento:

capa-de-sofa-tipo-universal-lindas-1-lugar-gorguro-14627-MLB3549589201_122012-F capa 91-make-a-sofa-wrap-13 capa 191-make-a-sofa-wrap-09 capa 291-make-a-sofa-wrap-12

As almofadas se tiverem tecido quentes ou felpudos também precisam de renovação, apenas troque as capas. Escolha cores claras, cores frias que trazem a sensação de frescor como o azul, verde, aliado ao branco, bege, off white ficam perfeito. Use capas com estampas que é a cara do verão,  já que o sofá tem cor lisa.

capa ArquivoExibircapacortinas-e-almofadas-13636-MLB3624076657_012013-Ocapa foto-2012-08-17-17-31-44--966201579-Batecabeca capa-para-almofada-listra-azul-decoracao

As cortinas devem ser trocadas por cores claras ou elimine-as e deixe somente o tecido de forro (que costuma ser claro) para dar privacidade e por cima uma cortina de voal, renda, para ficar mais bonito.

Uma opção é usar uma cortina de crochê, que aliás esta em alta na moda não por ser uma cortina de crochê, mas por ser um artesanato, que segue a tendência para a decoração, assim como na moda fashion. A trama trás a privacidade sem escurecer e ainda deixa a ventilação livre.

cortinas de croche 3 cortina  renda

Outra ideia de cortina artesanal é a feita em macramê, essa é possível fazer sem o uso de agulhas.

cortina macrame

Mas se você acha que vai destoar da sua decoração,  use uma cortina de tecido ligeiramente “vazado”

cortina linhãoComo essa de gaze de linho , que também confere privacidade, mas deixa claridade e ventilação passar.

Para melhorar a sensação de frescor  invista em plantas : além de diminuir a temperatura porque elas “transpiram” água, elas também contribuem para a limpeza do ar , deixando o ambiente agradável aos pulmões e aos olhos. Diversifique as alturas das plantas para trazer dinamismo ao espaço e escolha plantas não somente pela beleza mas pelo local onde elas ficarão porque vai variar o tipo da planta, pela quantidade de claridade que elas irão receber.

sala verão 1 sala verão 4 sala verão 2plantas na sala 3 plantas na sala 4

Veja como estas salas transmitem mais frescor, além das cores claras há o acréscimo das plantas. Dica: as samambaias estão voltando ao uso, são fáceis de achar, de manter e sem maiores segredos ou cuidados extras.

Outra boa ideia para refrescar o ambiente é fazer uso de fontes: elas refrescam e umidificam o ar, porque deixam pequenas partículas de água no ar ao evaporar.

fonte 9  fonte (1) fonte 20

Pequenas fontes cabem em qualquer canto ou mesa e se vierem acompanhadas de plantas é ainda melhor .

Umas últimas dicas:

Lâmpadas amarelas, de led ou par esquentam bastante se não puder trocar estas últimas porque costumam ficar embutidas, deixe-as apagadas e use outras fontes de luz como abajures com lâmpadas frias.

Aparelhos desligados mas que mantêm a lâmpada stend by acesa ainda assim emitem calor, tire da tomada.

O computador também aquece bastante o ambiente, também convêm usar menos horas e desligar da tomada e não apenas deixar sem uso.

E claro que deixar as janelas abertas vai refrescar (nem sempre as vezes a brisa, quando venta, está morna rsrsrsr) e trazer a sensação de espaço maior e consequentemente menos aperto e com isso a “ilusão” de frescor. Pois o contrário,  espaços pequenos e fechados trazem a sensação de desconforto, vontade de ir lá pra fora, no verão. Desentulhar a sala também vale como dica, já que desta maneira vai aparecer mais piso, mais parede e aumentar a sensação de espaço amplo.

Até o próximo….

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s