Espaço Casa

Dicas para sua casa

Cozinha americana e cozinha integrada

Deixe um comentário

 

 

 

Cozinha americana e cozinha integrada você sabe a diferença?

Uma cozinha americana geralmente é quando uma das paredes que delimitando as áreas da cozinha e do jantar, é aberta ficando uma meia parede que normalmente sobre ela tem um topo de madeira ou de pedra, formando uma bancada de refeições e dando acabamento a esse pequeno “muro”.  Ou ainda nesta bancada pode ter um fogão que pode ou não ter uma mesa de refeições acoplada a essa bancada. Essas duas situações são muito usada atualmente em apartamentos para aumentar visualmente os espaços.

Cozinha integrada: a explicação mais fácil é que basicamente ela não tem paredes, nem meia parede delimitando, é tudo aberto. Do estar se avista a cozinha toda e vice-versa. E normalmente o que fica entre essas duas áreas, a cozinha e o estar é uma mesa solta, ou ainda ela pode estar fixa em algum móvel.  Pode ainda ter um móvel-ilha para comportar mais armários.

Veja os exemplos visuais para fixar a explicação.

cozinha integrada

Em apartamentos: muitas vezes uma pequena parede é mantida para esconde a lavanderia e pendurar a tv,  além de ser necessária para sustentar o teto do apartamento. Ou pode acontecer da eliminação das paredes totalmente e pilares ficam para segurar o teto.

coz integrada

Em casas: previamente concebidas para essa proposta (porque senão podem precisar de pilares de sustentação também) tudo é mantido aberto, sem barreiras visuais.

Agora que entendeu, disponho outras ideias para você poder escolher, se esse é seu interesse já que pode estar construindo ou reformando sua moradia.

Aquela meia parede divisória com um granito, uma madeira no topo para servir de balcão para refeições rápidas muitas vezes nem são usadas para esse fim ( salvo a exceção de quando não tem outro lugar de refeições ) e desta forma essa meia parede até atrapalha. Então para repaginar essa área, criou-se uma nova “moda” que esta sendo substituída por cozinhas integradas.

Esse novo layout amplia ainda mais e unem completamente os três ambientes: estar, jantar e cozinha. Elevando o status e transformam a sua área social, em um novo espaço de convivência, quase um loft urbano.

Integração em lugares pequenos:

coz integrada 23

A mesa de vidro é a escolha acertada pelo espaço pequeno

coz integrada 10

Cozinha integrada com península e mesa acoplada.

coz integrada 48

Cozinha com península que se prolonga e forma a mesa que pode até quatro cadeiras.

coz integrada 11

A mesa solta é um apoio no preparo dos pratos e as cadeiras que agora ladeiam o estar para receber mais convidados, depois retornam junto à mesa quando a refeição for servida. Dica: do lado da cozinha use um banco (que também esta na moda) e cadeiras para o lado do estar. Percebeu que o estilo da mesa faz o contraponto entre moderno e rústico?

coz integrada 18 A grande mesa branca trás mais claridade ao espaço que possui mobiliário escuro. Com pés recuados, essa  mesa se torna mais fácil acomodar mais pessoas ao redor dela sem o incomoda das pernas tradicionais.

Percebe nestas duas últimas ideias como funciona uma decoração feita por profissionais ? No mesmo ambiente: claro e o escuro, rústico e moderno…é o contraponto e não o “combinandinho” que resulta na beleza que você vê, sente, mas muitas vezes não sabe explicar, apenas admirar…

Com ilha e mesa acoplada: 

cozinhasa-para-amar

Nesta ideia, a ilha centralizada com fogão e a mesa acoplada na frente do gourmet, onde ele(a) e visitantes compartilham e se vêem. Ao fundo uma adega fechada por vidros é mais um destaque no loft urbano.

coz integrada 16

A ilha agora é uma imensa mesa onde em uma das laterais o fogão esta inserido, formando uma opção linear. Note: o fogão são bocas únicas de fogo e grelha que compõem a área de cocção na mesa estreita. Longo anteparo servindo para cortes protege a madeira.

Mesa no meio da cozinha:

coz integrada 44  coz integrada 43

Veja como a cozinha integrada ficou melhor que ter um meio muro dividindo estas áreas. Desta maneira foi possível o uso de uma mesa de jantar (não de cozinha) grande. Ambientes abertos tornam-se um só e devem dialogar no mesmo tipo de decoração escolhida. Olhe o lustre que lindo, iluminando e sinalizando a bela mesa de jantar. Os armários espelhados seguem a proposta de decoração unificada que se unem ao móvel da tv .

cozinha integrada 13

A mesa esta dentro da cozinha integrando os espaços. A mesa é mais requintada como em uma sala de jantar.

coz integrada 36  coz integrada 37

A mesa tem banquetas para o lado da cozinha e cadeiras estofadas para o lado do estar.

Mesa -ilha: serve para preparo e refeições rápidas.

coz integrada 40

A ilha na cozinha é praticamente outra mesa para refeições rápidas, como o café da manhã. Quadrada com cadeiras altas, também estofadas e na cor escura, unindo a decoração clássica desta área com a sala da mesa de jantar.

coz integrada 13

Mesa estreita, moderna, retangular com pés de metal com o tampo que se prolonga e nele bancos altos servem à refeições rápidas. Mesmos pendente em todas as áreas unificando novamente o amplo espaço integrado.

Usando mesas redondas:

coz integrada 22

Uma mesa com pé centralizado sempre é melhor, invista nelas. Perceba que um  lustre especial faz parte, é quase que obrigatório para  sinalizar que ali é a sala de jantar no meio da cozinha.

coz integrada 51

A mesa de jantar redonda com madeira escura combina com a estante que faz as vezes de guarda-louças.

coz integrada 54

A geladeira vai para a sala junto com armários de louça onde a união dos espaços se fundem e ficam tão bem integrados.

Ilha utilitária:

coz integrada 46

A ilha com pia e banquetas para pequenas refeições ou também podem ter a função de bar.

coz integrada 49

O móvel-ilha além de possuir armários ainda recebe uma adega climatizada que fica voltada para a sala.

Sobrados: acredito que esse conceito de integração fica perfeito em sobrados,  principalmente quando são geminados.

coz integrada 64  coz integrada 65

Além de ampliar os espaços, trazem mais luz natural. Conforme o tipo de escada vai traduzir ainda mais o estilo loft urbano.

coz integrada 67  coz integrada 68

O piso único ajuda a dar unidade à integração. A cozinha ficou escondida atrás da geladeira e somente aparece a mesa de jantar.

Mas a integração não é tão somente para pequenos espaços. A integração acaba sendo um estilo de vida e por isso também acontece mesmo onde a princípio não existiam a necessidade ampliação e luz natural.

Veja exemplos lindos em grandes espaços em diferentes estilos.

coz integrada 26  coz integrada 69coz integrada 8  coz integrada 9 coz integrada 70  coz integrada 73

Moderna, minimalista, atual, na cidade, no campo, na praia….

Como você pode perceber pelas fotos esse novo conceito de integrado serve para qualquer tipo de casa, sobrado ou apartamento tanto para espaços pequenos onde é quase uma necessidade, quanto a grandes espaços por escolha própria.

Até o próximo

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s