Espaço Casa

Dicas para sua casa

Feng shui

Deixe um comentário

 

 

 

Provavelmente você conhece e até já usou ou teve a curiosidade de usar a ferramenta oitavada (bá-guá) onde cada lado corresponde a uma das áreas da sua vida, que são trabalho, amigos, família, prosperidade, espiritualidade, relacionamento, sucessocriatividade, e ao centro a saúde. Cada um deles correspondem a uma cor, um elemento da natureza e uma forma geométrica.

Há alguns anos isso foi uma febre, tinha revista, programas na tv, decoradores que usavam desta filosofia. Enfim, essa onda veio e passou, como tudo nesta vida porque como diz o ditado:  Não há mal que sempre dure e nem bem que nunca se acabe, ou será que é ao contrário.??? rsrsrsrr.

Mas quero mostrar aqui com esse post que mesmo que você não acredite, acha que é tudo uma baboseira, você já faz uso e não percebe, porque você age na intuição. Não  acredita???!!!! 

Um exemplo. Você já esteve na casa de alguém onde logo ao entrar deu de cara com as costas de um sofá? Isso deve ter causado estranheza, uma sensação diferente.

feng 6

Porque?

Passou a ideia de pequeno, apertado, porque não deixou ver o chão e o caminho até o fundo da sala ou até a janela onde se vê lá fora. E como já disse em diversas oportunidades, essas medidas fazem o espaço parecer maior, principalmente se avistarmos o lado de fora.

A explicação:

O feng shui diz que: o sofá deve ser posicionado de modo que esteja virado para a porta de entrada. Assim, quem entra na casa percebe imediatamente a presença de um símbolo de acolhimento e hospitalidade. Além disso, o sofá deve ter seu encosto perto da parede para dar uma sensação de proteção a quem vai se sentar.

Um exemplo.Você está em uma conversa ao redor de uma mesa de jantar e atrás de você, por exemplo, alguém que estava vendo tv no sofá começa a participar da conversa. O que você faz? Vira a sua cadeira de modo a ficar de lado para as duas pessoas com quem conversa certo?

feng 14

Porque?

Porque não é educado, além de ser incomodo ficar de costas para alguém que conversa com você não é mesmo?

A explicação:

O feng shui diz que: deve-se dispor cadeiras e sofás confortáveis de modo que todas as pessoas possam se olhar, aumentando a interação entre elas.

Um exemplo: se sua sala de estar é pequena mas mesmo assim você quer ter uma mesinha de centro  vai escolher uma redonda ou oval, não é mesmo?

feng 16

Porque?

Uma mesa redonda é melhor porque não vai interferir na locomoção das pessoas ao redor dela , não tem o perigo de acertar o joelho na quina rsrsrsr, principalmente em espaços pequenos. Com criança essa preocupação é redobrada.

 

A explicação:

O feng shui diz para: as mesas que atraem mais energia positiva são aquelas que possuem formas redondas ou ovais .

Um exemplo. Se sua mesa do computador no trabalho ficar na posição que deixa você de costas para a porta de entrada . Com certeza isso vai te incomodar.

feng 7

Porque?

Porque você não vê quem chega por trás e tem que se virar para isso. A tela de seu computador vai ficar exposta para quem entrar e vai expor seu trabalho, suas ideias. Alguém pode ficar xeretando o que você esta fazendo e não é possível dar um clic e mudar a tela porque você não vê quem entra, muito desconfortável não é mesmo?

A explicação:

O feng shui diz: que a mesa de trabalho deve, ficar oposta à porta de acesso principal, de frente, desta forma, o usuário terá a visão mais ampla possível e poderá ver quem entra e sai do compartimento, assegurando um fluxo de ch’i (energia) suave e equilibrado.

Um exemplo. Você vai mudar o layout do seu quarto e pensa em mudar a cama de lugar já que o armário é muito grande é pesado. Na primeira movimentação a cama ficou com a cabeceira para a janela, você se afasta olha como fica e instintivamente decide que não ficou bom e logo você muda a cama para outra parede.

feng 9

Porque?

Você pode se sentir desprotegida principalmente se é cama box sem cabeceira.Você pensa que vai entrar vento pela janela ainda mais agora que é inverno, mesmo tendo cortina, vai ficar ruim abrir a janela e para lavar os vidros pior ainda.

A explicação:

O feng shui diz que a cabeceira da cama não deve ficar embaixo da janela, já que isso pode causar insônia e sensação de insegurança.

Um exemplo você troca a posição da cama novamente e agora ela fica na parede do banheiro e neste lado da parede é onde fica o vaso sanitário e você desiste.

feng 13

Porque?

Logicamente porque você  não quer ser acordada sempre que alguém usar a descarga, não é mesmo?

A explicação:

O feng shui diz que: se na parede onde a cama estiver encostada passarem os canos de esgoto e do vaso sanitário, não pode, pois neste caso, temos roubo de energia.

Um exemplo. Prateleiras sobre a cama entre armários embutidos ou armário suspenso sobre a cama pode incomodar.

feng 10  feng 11

Porque?

Porque passa a sensação de que ela vai cair sobre você. Ou que os objetos mal arrumados podem também cair sobre você principalmente se você tem gatos rsrsrrs. Aqueles armários sobre a cama é a mesma sensação de cair ou de opressão, sufocamento.

A explicação:

O feng shui diz: que a cama embutida no armário faz perder a energia boa. Prateleiras, vigas expostas ou qualquer objeto que fique acima da cabeceira podem ocasionar problemas como dores de cabeça.

Um exemplo. Quando você visita um imóvel para alugar/comprar e ele é pouco iluminado e até precisa de luz acessa durante o dia.Não se sente bem logo que entrou já não gostou da sensação que te passou.

feng 3

Porque?

A credito que a principal ideia é que um ambiente escuro parece menor. Também  parece que tem mais acumulo de sujeira, que o ar é pesado, vai criar mofo porque não recebe sol e posteriormente doenças. Com alérgicos na família, nem pensar num lugar destes.

E claro que a luz do sol por si só já anima, não é assim quando de manha já tem sol e ao contrario o dia nublado entristece? E sol que entra em casa então é tudo de bom, batendo na cama, eliminado os ácaros, deixando-a quentinho para as noites de inverno…

A explicação:

O feng shui diz que : a iluminação é um item muito importante,  pois tem o poder de ativar o chi (energia vital) do seu lar. A recomendação principal é que todos os ambientes recebam luz natural, ou seja, a energia da luz do sol que traz bem-estar e boas energias.

feng3

Um exemplo:

Você foi na casa de alguém pela primeira vez, buscar uns documentos que te pediram. A dona da casa te recebe na maior simpatia pede para entrar e sentar no sofá que ela vai buscar os papéis. Sozinha você começa a olhar em volta , a sala parece ter mais móveis do que precisa, a estante esta cheia de coisinhas e coisonas, a mesinha de centro tem vários objetos, a mesinha de canto também. A parede tem muitos quadros e enfeites, o lustre é enorme.Como você se sente? Oprimida, sufocada? E só quer saber de ir logo embora dali e nem aceita o cafezinho, rsrsr ??!!

feng 12

Porque?

Porque logicamente tinha coisas demais não foi impressão sua. E isso deixou o ambiente atulhado, pequeno, claustrofóbico. Porque são coisas demais, muita informação não dá nem pra saber se o espaço é grande ou não.

A explicação:

O feng shui diz que: o acúmulo de objetos não utilizados ou em desordem,  impede o fluxo de energia positiva e pode criar situações de estagnação e ter um impacto negativo sobre o bem-estar da vida doméstica.

Um exemplo: na cozinha você não gosta do fogão ao lado da geladeira.

feng 1

Porque? 

Você sabe que um é quente e o outro e frio e isso pode interferir no bom funcionamento de ambos. Você sente que fica apertado, sem espaço para movimentar a colher na panela, principalmente se vai fazer uma polenta rsrsr. O cabo da panela grande vai sempre esbarrar na geladeira e por fim a sujeira que vai ficar na geladeira não vale a pena ter ela ali ao lado do fogão, não é isso que você pensa?

A explicação:

O feng shui diz que : o fogão não pode ficar ao lado da geladeira (representa elemento Yin – oposto ao Yang do fogão), isso causa conflito de elementos.

Um exemplo:

Você precisa encontrar um documento e não tem a menor ideia de onde esta. Procura em vários lugares porque você não tem todos os seus documentos em um mesmo lugar. Depois de revirar várias gavetas, abrir várias pastas e caixas não encontrou e vai ter que pagar novamente aquela conta que estão te cobrando de novo e isso te irritou.

feng 20Porque?

Essa nem precisava dizer né? Claro que isso irrita. Você tem certeza que pagou, lembra até os acontecimentos deste dia, só não sabe onde estava e vai acontecer de novo, daqui algum tempo procurando outra coisa vai encontrar a abençoada conta.

A explicação:

O feng shui diz que: a desordem é inimiga da prosperidade.

Então, se convenceu um pouquinho que essa filosofia milenar tem mesmo alguma coerência e não é assim tão absurda ? Afinal filosofia é um estilo de vida, não é uma lei, não são regras rígidas a serem cumpridas, é algo que você se identifica somente, que aprecia. Acredito que é sempre algo que você faz com a intensão de melhorar e se sentir bem , sem prejudicar a outros.

Feng Shui :arte oriental milenar de equilibrar e harmonizar o fluxo das energias naturais no ambiente, criando efeitos benéficos em nossa vida

Talvez agora você tenha um pouco mais de boa vontade para com aqueles que acreditam nesta filosofia e quem sabe até vai gostar de ouvir ou aprender sobre esse assunto. Mas tudo com moderação, porque: todo exagero é ruim, todo excesso faz mal, todo fanatismo destrói.

Encontrei esse texto aqui  que pode interessar você e mostrar que feng shui não é somente mudar de lugar os móveis, inserir objetos específicos na decoração ou pendurar quadros. Lembre-se que é uma filosofia e sendo assim é sempre algo maior que apenas objetos.

Até o próximo…

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s