Espaço Casa

Dicas para sua casa

As 5 dicas que irão deixar sua sala com “a cara da riqueza”

3 Comentários

Não é lindo quando se vai numa mostra de decoração ou em um apartamento decorado? Primeiro, que esta arrumado, organizado, limpo, cheiroso mas tem aquele visual sofisticado, que tanto agrada o olhar, você não sente isso? E por vezes um pensamento passa por sua cabeça. Meu apartamento tem uma mobília parecida e até a disposição dos móveis é parecida e porque aqui está mais …mais glamouroso? Pois é, são os pequenos truques ou melhor os pequenos detalhes que são acrescentados que fazem a diferença.  São dicas simples mas que no todo irão fazer a diferença. Você pode até tirar uma foto do antes e depois para crer e se admirar da diferença.

Eu particularmente prefiro ambientes mais rústicos mas não exatamente aqueles totalmente despojados, gosto da mescla dos dois estilos e com isso acredito que minha preferência pode ser chamada de estilo rústico chic.

Mas claro que entrar num espaço que transmite elegância, bem estar, sofisticação é sempre agradável a qualquer um. E se esse é o estilo que você quer imprimir no seu lar e ainda não conseguiu talvez seja para você esse post.

1-Rodateto.

Veja bem que eu não disse teto rebaixado isso é outra coisa totalmente diferente. E hoje em dia no mercado existem outros materiais além da madeira. A escolha pode ser entre a madeira, porcelanato, mdf, pvc, poliestireno expandido (o famoso isopor, que é uma marca, assim como fórmica) e a mais nova opção o e.v.a que por ser maleável contorna até as paredes curvas.dicas sala chic 8Aqui o roda-teto somente aparece no teto mesmo e essa proposta faz parecer que é um teto rebaixado em gesso e deixa um excelente visual.dicas sala chic 9Nesta outra ideia o roda-teto além do teto também precorre as paredes junto ao teto.dicas sala chic 12Veja que também com roda-teto é possível fazer cortineiros. Esse é outro recurso que deixa a sala com atmosfera mais sofisticado. Note: o cortineiro é preso com pequenas mãos francesas,  caso queira arriscar fazer, sem contratar um profissional.

Note as imagens, sem o cortineiro aparecendo o varão (outro estilo decorativo) e com o cortineiro onde varão ou trilho não aparece.  A segunda opção fez o ambiente parecer mais elegante. Dica: aconselho o uso do trilho onde a cortina vai ficar mais para cima (e não precisa ter as pregas) e desta maneira não corre o risco de aparecer sob o cortineiro.

2- Almofadasdicas sala chic 66Um sofá sem almofadas parece um sofá pelado, parece que ainda não foi terminada a decoração, fica um vazio, não transmite aconchego….

Almofadas são um recurso rápido para mudar um visual e sabendo combinar ou “descoordenar ” de maneira harmoniosa vai compor o look sofisticado que você aprecia. A ideia é usar almofadas grandes que são elas que causam impacto e chamam atenção por si só. As almofadas retangulares também estão na moda e ajudam a compor.

Estofado claro use almofadas escuras. Em estofado escuro use almofadas claras. Isso não é uma regra é apenas algo para se basear. Os opostos se atraem e isso deixa o ambiente mais harmonioso mas nada impede de usar a mesma gama de cores e tons do sofá.

Sofá marrom com almofadas mais claras e na outra opção almofadas mais escuras. Procure também, mesclar estampas e cores lisas fica um resultado mais elaborado, mais rico.

Você tem dúvidas como escolher as estampas, as cores e como usar almofadas?  Veja algumas diretrizes que você pode seguir para ajudar na escolha das almofadas.dicas sala chic 31

Aqui as cores do quadro foram trazidas para as almofadas. É um dica fácil de seguir.dicas sala chic 32A inspiração veio do tapete listrado e veja que também as listras aparecem nas almofadas.dicas sala chic 34O estilo étnico também pode estar numa sala clássica com elegância.dicas sala chic 59Gamas do azul usada de maneira elegante sem ficar com ares praiano.dicas sala chic 61

Tudo nesta sala esta muito bege: tapete, sofá, parede, piso, então é perfeito para usar cores fortes e estampas para alegrar e revigorar essa sala.

dicas sala chic 58Ou simplesmente escolha uma cor que agrade e use em estampas especiais e diversas.

3-Puxadores

Em alguns casos quando os espaços permitem, sala de estar que também se integra com a sala de jantar, existem alguns armários com portas e gavetas, e claro puxadores para acessar os mesmo.

A ideia é apenas trocar os puxadores por modelos mais nobres seguindo o estilo de decoração proposto. Somente com essa mudança as peças, imediatamente irão elevar o nível sem que seja preciso trocar o armário que você já possui.

dicas sala chic 42

Bem mais presença esse puxador (modacustom) que os normais de madeira . Até poderia usar os de metal grandes mas aqui esta seguindo a proposta do estilo. Note: que ao redor exitem azulejos de estilo portuguese e neste caso o puxador fez a conexão e recebeu o devido destaque e com certeza é elogiado.dicas sala chic 54Que tal trocar o puxador do móvel da sala de jantar por talheres rebuscados ou ou ainda por talheres de prata? Uma ideia diferente, ousada que com certeza irá se destacar e será motivo de comentários e muitos elogios.

A porta de entrada também pode (e deve) entrar na dança e ter o puxador ser trocado por um modelo lindo, grande, chamativo, diferente, original, único, como sua imaginação mandar.

dicas sala chic 56Um modelo menor mas que gera o mesmo deslumbre.dicas sala chic 57Não é preciso ter uma grande porta pivotante para ter o estilo de puxador da imagem acima. Observe como fica também bonito e elegante, se outras portas que se abrem para o estar, tiverem seus puxadores trocados e padronizados.

4-Plantas frescas

Acho que todos ja sabemos que plantas embelezam qualquer lugar mas atenção atenção que eu escrevi plantas frescas ou sejam vivas, plantadas. Sim, eu sei, existem plantas artificias tão reais que é preciso tocar para ter a certeza se é falsa mesmo.

Mas as plantas não somente agradam o olhar, elas refrescar o ambiente e fazem o ambiente um lugar gostoso de permanecer.dicas sala chic 76

Olha essa imagem, não da vontade de ficar? Não parece que o ar é mais limpo? Que é um espaço refrescante, calmo, tranquilo? E é assim que sua visitas e familiares vão se sentir.  A natureza nos transmite esses sentimentos. Então espalhe plantas pela sala.

Veja outras ideias para colocar verde na sua sala. Eu digo verde porque é mais fácil, não precisa ficar trocando quando as flores morrem. Mas flores também são bem vindas e existem espécies que duram muitos meses como as orquídeas e a bromélia gusmâniadicas sala chic 72Ou então reúna todas em uma mesa grande a um canto da sala. dicas sala chic 78Uma bonita ideia para criar um hall na entrada de seu lar, com uma divisória de plantas.dicas sala chic 77Uma sugestão para quem tem pets, colocar as plantas numa prateleira suspensa principalmente, para quem possui gatos, desta maneira eles não tem como acessar a prateleira. E com isso  ainda faz uma divisão entre as salas.dicas sala chic 79Uma outra ideia para suspender suas plantas é usar uma grade, uma escada, uma treliça…dicas sala chic 80Aqui as plantas possuem folhagens coloridas que irão trazer cor sem se preocupar quando morrer a flor. Note: que por as plantas já serem coloridas os vasos são brancos para somente elas terem o destaque.dicas sala chic 75Essa é para você que quer ter as plantas mas se ausenta de casa com frequência. E para quem usava isso como desculpa agora já não terá mais rsrsrsr. Mas lembre-se que é preciso saber o tipo correto de planta para ter em casa, não é qualquer uma cada. Cada uma delas precisa de cuidados diferentes como insolação, ventos, claridade, irrigação, etc, etc, etc.

 5-Iluminação.

Mas é claro, como vou ficar sem luz em casa rsrsr  você deve ter pensaomo sol ,iluminação do. Não creia que somente a iluminação central no teto é suficiente. É preciso criar “cenários” para sua sala, destacar paredes, texturas, quadros, objetos, iluminar cantos, criar recantos….

E não pense que isso tudo só é possível quando se tem o teto alto e por isso pode ser rebaixado usando gesso onde a iluminação fica embutida, nananinananão !!!!

Veja nas imagens abaixo, maneiras de usar a iluminação e desta forma conseguir a sala elegante que você deseja.

Se você tem uma poltrona ( uma cadeira de braço) na sala junto do estofado principal ou não, isso não importa, faça dela o canto da leitura e coloque próximo uma mesa lateral e nela um abajur . E caso não tenha espaço para uma mesinha use uma luminária de piso. Pronto mais um ponto de iluminação na sala.

A luminária de piso pode ser reta ou ainda articulada para direcionar melhor o foco.dicas sala chic 36Estamos habituadas a somente usar lustre na sala de jantar não é mesmo ? E porque não usá-lo na sala de estar (isso vai causar rsrsr) e na sala de jantar use pendente simples para que somente uma delas tenha o devido destaque.dicas sala chic 41Já pensou em usar uma grande luminária no centro da sala de visitas? Ideia acerta, principalmente se o ponto de luz coincide com o meio da sua sala de estar, fica perfeito, iluminando a mesa e a decoração sobre ela.dicas sala chic 44Uma proposta minimalista com uso de pendentes no estar.

Você sabe a diferença  entre pendente e lustre? Pendente,  pende do teto, fica pendurada por fio, corrente, corda…mas com apenas uma lâmpada. Mas no projeto podem ser usadas mais de uma peça para compor a decoração. O lustre possui várias lâmpadas na mesma peça e basta um para iluminar e enobrecer o espaço. dicas sala chic 46Se prefere não ter ou não gosta de mesinha lateral na sala use somente uma luminária de piso ao lado do estofado principal, com suporte fino que quase não interfere no visual.

Mas se acha que ficou muito vazio, um espaço perdido use uma luminária de piso grande e de presença….Geralmente as peças que mais ocupam esse espaço vazio são os modelos feitos de madeira pois são  maiores e mais robustos .dicas sala chic 47Um bonito exemplo é a luminária Vaus, da movelaria Boá, inspirada no universo náutico .dicas sala chic 35 Você também pode escolher a luminária de piso com foco para cima (não sendo adequado para leitura) cria um clima mais aconchegante, tranquilo, diferente e sem o risco de ofuscar os olhos, no caso de uma luminária mal posicionada.

Mesmo não tendo espaço ao redor do sofá ainda é possível conseguir iluminação extra. dicas sala chic 19Com uma simples mesa estreita (uma tábua+quarto pernas+tinta)  ou até mesmo uma prateleira. Dica: note como as cúpulas dos abajures são estreitas para não atrapalhar.dicas sala chic 21Aqui o móvel é um pouco mais largo ( pode até esconder um colchão extra de solteiro), mas o cuidado com as cúpulas continua e a base deles recebeu mais destaque.

Se possui estofado e mesa lateral, a sugestão é usar um abajur ou ainda uma luminária pendente desta maneira se a mesa for pequena ainda terá espaço para objetos decorativos.dicas sala chic 48Linda ideia do lustre sobre mesa lateral, projeto da arquiteta Ariadne Feltrin.

Iluminação nas paredes por arandelas que podem iluminar somente para cima, para baixo ou acima e abaixo ao mesmo tempo. Nas laterais do estofado por exemplo, permite um ambiente com luz suave para assistir tevê, sem ofuscar a vista pois a iluminação esta atrás.dicas sala chic 52Uma ideia linda para a sala de estar, as arandelas atrás do sofá se confundem com peças de arte ou quadros e a noite surpreendem.dicas sala chic 50Arandelas para destacar a cor escura da parede que com isso teve o devido destaque pretendido na decoração. Outras arandelas foram posicionadas sobre espelho

Para ter mais de um ponto de luz no teto (sem ter teto rebaixado),  use o recurso dos trilhos, onde os focos podem ser movimentados e direcionados, para quadros, objetos…. Não, não vai ficar estranho e tao pouco com cara de loft industrial. No mercado existem modelos discretos, delgados que vão compor o ambiente moderno e elegante que você aprecia e esta disposta ter.trilhos de luz

dicas sala chic 38Exemplos maravilhosos, onde o trilho foi usado para compor com outros pontos de luz .

Prateleiras também podem receber iluminação, estando elas fora ou dentro de armários.dicas sala chic 20Uma das opções é usar mangueira de led  ou ainda as fitas de led já possuem adesivo que vêm para facilitar, aliás esta é uma nova tendência na iluminação.dicas sala chic 53Iluminação com foco dirigido e com mangueira fazem essa estante ficar ainda mais linda.dicas sala chic 16Maravilhoso, não é isso que você pensaria ao entrar na casa de alguém e se deparasse com essa imagem? Perceba que o que deixou essa sala super aconchegante e como diz o bordão “com a cara da riqueza” foi a iluminação diferenciada.

E não tem teto rebaixado com iluminação embutida!!!! Se você possível retirar essa iluminação você perceberia imediatamente que é apenas sofá, mesa lateral, de centro, uma poltrona ….uma sala apenas e não esse cenário criado por luzes e sombras.

Entendeu como a iluminação faz a diferença??!!  E esse cenário você pode ter na sua sala, basta fazer igual e não necessariamente com as mesmas peças (lareira é opcional neste caso). Lustre no teto, abajures laterais e iluminação atrás na parede que destacou a vegetação, com luz debaixo para cima e a parede de pedra com luz de cima para baixo.

Uma sala com beleza e sofisticação não depende tão somente de uma bonita mobília!! Tenha a sua.

Até o próximo

 

 

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “As 5 dicas que irão deixar sua sala com “a cara da riqueza”

  1. Perfeito!! informaçoes diretas e objetivas! parabéne!

    Curtir

  2. olha descobri seu site hj e vou seguir sempre to amando suas dicas ..bjs

    Curtir

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s