Espaço Casa

Dicas para sua casa

Reaproveitando venezianas

Deixe um comentário

Acredito que vale a pena reaproveitar venezianas por diversos motivos mas a principal delas é somente pelo fato de ser madeira, material nobre e que se torna escasso e faz com que as indústrias usem plástico, vidro, metal, aglomerados para driblar a falta dela.

E o uso da madeira serve para todo tipo de decoração até mesmo as mais modernas onde predomina o metal e o vidro e mesmo as minimalistas onde pouca coisa é usada (quase menos que o essencial rsrsr) e claro, o rústico. Dependendo do tratamento dado a essa veneziana ela poderá fazer parte de qualquer estilo decorativo, combinando ou sendo totalmente diferente e por esse motivo ser o destaque na decoração.

As ideias são muitas, a mais conhecida deve ser o de parede para pendurar vasos de flores e por esse motivo não vou colocar ela neste post pois tento sempre trazer novidades.

 Basta retirar algumas aletas e você ganha um estiloso toalheiro ou revisteiro. Dica: apliques dos mais diversos materiais (de mdf, metal, gesso, plástico, massa de biscuit, e.v.a…..) agregam valor e beleza à peça e ajudam a definir o estilo decorativo escolhido. veneziana 62Solução rápida para o banheiro para colocar produtos de beleza e decoração, sem ocupar a bancada que pode ser pequena. No banheiro do casal use uma de cada lado da cuba.

Ideias para fazer e usar no banheiro como porta toalhas.

Outras opções para usar também no banheiro, como porta-papel higiênico (para uso e ainda os extras), ao lado do vaso sanitário ou sobre ele.veneziana 25A mesma ideia anterior agora usada na cozinha. Dica: se esse canto receber sol é uma boa ideia colocar vasinhos de temperos.veneziana 13Vendo a ideia anterior você pode ter pensado em usar venezianas de porta. E também pode usar na cozinha, ao lado da geladeira, ou como “acabamento”do armário alto. Mas pode usar como mesa de cabeceira na quina em quartos pequenos. veneziana 63Usando prateleiras arredondas, peças torneadas e acrescentando arabescos metálicos a peça muda completamente de estilo e assim se torna mais delicada servindo bem ao estilo provençal juntamente com a pintura desgastada.veneziana 17Não é de veneziana mas podia ser. Acrescente um fundo com rodízios e tenha um lugar para pôr a roupa suja no banheiro ou no quarto e ainda fica fácil levar até a lavanderia sem deixar peças de roupas caídas pelo caminho rsrrsr (aqui em casa acontece isso).veneziana 8 Linda ideia para trazer iluminação para qualquer canto da casa.

Uma veneziana pode ser usada como paneleiro suspenso. Note: que o paneleiro vai bem tanto na cozinha atual como no estilo rústico e ainda pode entrar na decoração super moderna sendo o destaque,  como comentei no inicio do post.

Duas ideias graciosas para usar uma veneziana na cozinha como porta-louça. Na vertical recebe apenas os pratos e na horizontal pode receber ganchos para as xícaras. Adorei!!!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Um aparador para usar na varanda

veneziana 51Um móvel para usar como ilha na cozinha. As barras servem como porta-pano de prato ou ainda como alça para mover o móvel já que possui rodízios.veneziana 78Na ideia também pode ser reutilizado caixote de feira ou gavetas. Nas aletas é possível acrescentar ganchos para pendurar panelas, pano de prato e utensílios.

 Com duas venezianas uma prateleira charmosa com a mão francesa decorada. Mas se precisar de mais prateleiras use apenas uma das veneziana e tenha dois apoios.veneziana 35Não é, mas podem ser venezianas usadas nesta ideia e nem precisa pregá-las na escada basta prender com arames, assim se quiser mudar e usar em outra ideia fica fácil desfazer.veneziana 16Outra ideia que não é mas podia ser rsrsrsr. Assim que vi esta foto pensei que podia usar as venezianas fazendo uma divisão visual entre a sala e a cozinha por exemplo.veneziana 37Uma armário com porta para a área externa para guardar material de jardinagem.veneziana 70Sem a porta o armário agora é uma estante que entre a sala e a cozinha funciona como apoio para louceiro, mantimentos e até um cantinho para os pratinhos dos pets.

Para organizar o home office.

veneziana 80Aqui foram usadas venezianas de portas e neste caso basta encostar na parede e nela encostar a escrivaninha e assim não precisa furar a parede e pode trocar de lugar facilmente sempre que quiser.veneziana 65Esse pequeno móvel pode servir à várias funções e em diversos cômodos. A sua necessidade e imaginação é que vai ditar o uso dele, hall, cozinha, sala, banheiro…. veneziana 75Um complemento para uma antiga escrivaninha ou pequena mesa que depois pode ser usada para apoio na jardinagem, para um home office, para uma penteadeira…

SAMSUNG CSC

Uma biombo feito com venezianas de portas, serve à muitas utilidades. Aqui na varanda, trás privacidade aos moradores.

veneziana 18Biombo feito portas de venezianas decora o quarto e faz a vez de cabeceira que também abraça as mesas de cabeceiras.veneziana 28Com rodízios o biombo de venezianas forma uma bonita divisória volante.veneziana 32Um biombo ao redor do chuveiro externo ajuda na privacidade,além de preservar o entorno de ser molhado se o chuveiro ficar próximo de uma varanda.veneziana 33 Ao ver essa imagem tive a ideia de usar o biombo para a privacidade quando o chuveiro fica na lateral da casa e dessa forma fica devassado para quem passa na rua. Mas a ideia é : colocar o biombo no muro ao lado do chuveiro e fixar na parede apenas duas partes e assim quando usar  a ducha mover essas duas partes e assim tapar a visão da rua . Quando a ducha não é usada o biombo fica decorando o espaço com vasos de plantas presos nele. Ideia perfeita para quando o chuveiro fica na lateral da casa que é usada como passagem.veneziana 30De novo não é rsrsr mas poderia ser um biombo feito de venezianas e assim “criar” um hall na entrada da sala da sua casa.veneziana 38As venezianas se tornam móveis e giram no eixo e dessa forma trazem privacidade além de acompanhar o sol protegendo a varanda dos raios solares fortes.veneziana 11Com pequenas venezianas esse caixa apoia vasos na varanda. Dica: com venezianas maiores pode ser o local onde o botijão de gás fica elegantemente escondido fora de casa.veneziana 20Sabe aquelas lamparinas grandes (e caras) de vidro usadas para decorar varanda? Com venezianas menores o conceito pode ser repetido mas dentro é mais seguro usar lâmpada e não velas. Ideia para a varanda como repelente de mosquito usando luz especial, para a mesa de cabeceira do quarto, para o aparador na sala….veneziana 42Mas se as aletas forem todas retiradas e por dentro acrescentar lâminas de  vidro que são fixas facilmente com massa de vidraceiro, surge uma original lamparina feita por você. Use com trio de velas, um vela só bem grande ou ainda com as lampadinhas da árvore de natal mas neste casa precisa ter uma tomada próximo.veneziana 96A mesma ideia anterior mas agora usada como pendente, decora o interior da casa pois na varanda não ficaria ideia pois o vento pode danificar.

  Três diferentes ideias para usar a veneziana e fazer aparadores.veneziana 2A cabeceira feita de venezianas com pintura desgastada compõem o estilo provençal bege (porque nem só de branco vive este estilo) romântico e delicado para o quarto das meninas e fugir um pouco do tradicional cor de rosa.veneziana 1Com as mesmas venezianas desgastadas o estilo pode mudar totalmente e seguir para lado do rústico/chic, mudando os complementos, com uso da mesa de madeira mais simples (pode até ser caixote de feira), almofadas de sisal com a nobreza do linho na roupa de cama em companhia do brocado da cúpula do abajur.veneziana 19Numa versão mais leve  e menos complicada na decoração geral, a veneziana na cor turquesa, acrescenta frescor ao quarto de casal na casa de praia.

Intercalando na altura as venezianas assim trazem dinamismo à cabeceira. Associados a letras ou com um arabesco em madeira que dá acabamento primoroso à cabeceira . veneziana 68Mesmo sem a quantidade ideal para fazer uma cabeceira de cama de casal ainda assim é possível ter a cabeceira usando duas partes deixando o centro para outras decorações.veneziana 90Nesta outra proposta usando apenas duas venezianas ( com topo arredondado desta vez) para uma cabeceira de casal a solução foi preencher o intervalo entre elas com outra madeira com topo reto que ofereceu outra opção de cabeceira diferente.veneziana 21A mesma ideia anterior  pode decorar a parede atrás de um recamier ou namoradeira. Note: que a peça à frente das venezianas, é baixa além de vazada e por isso ficou muito melhor a composição do que se ali tivesse um estofado alto.veneziana 27Simples e de efeito!!! Bastou apoiar sobre o aparador e pendurar um quadro. Se usar portas elas podem ficar somente apoiadas atrás do aparador se este for pesado ou ainda as venezianas podem ser fixadas na parede para maior segurança. veneziana 60Venezianas de ponta arredondada deixa a cabeceira com formato mais delicado e feminino pois não possui quinas e nem arestas retas.veneziana 72Uma acabamento de roda-pé ou roda-teto no topo das venezianas deixa a peça com aspecto mais profissional.veneziana 54Gosto dessa ideia (que é na porta mas de novo pode ser uma veneziana), porque basta ter uma tomada próxima para ter uma luminária pendente sem precisar furar teto ou parede e com a versatilidade de poder mudar de lugar sempre que quiser….adoooro isso!!veneziana 10Um banco para a área da churrasqueira ou seu espaço gourmet como preferir, mas também pode compor a sala de jantar com esse estilo de decoração mais descontraído.veneziana 56Duas portas ou quatro venezianas de janelas, tanto faz, o que importa é o projeto final: um painel com ganchos para diversos utensílios de cozinha.veneziana 50Com cores delicadas as venezianas compõem no quarto do bebê o cantinho da troca de fraldas com beleza e utilidade.veneziana 40 Fingindo ser uma porta balcão as venezianas promovem o cantinho no jardim. Dica: se ao redor desta porta junto ao piso colocar uma gradeado em formato de “U”vai aproximar ainda mais da realidade que ali existe uma porta balcão.veneziana 43Uma janela fake no muro com espelho, refletem e ampliam o belo jardim. veneziana 39Várias destas (usando portas ao invés de janelas) fazem uma divisória no quintal que esconde a área do varal ( eu não acho bonito ficarem à vista principalmente próximas do espaço gourmet) ou ainda algumas delas trazem privacidade à varanda da casa em relação aos vizinhos. veneziana 49Um painel volante, que pode ser feito com venezianas pode ser útil para esconder a entrada da lavanderia ou quartinho de despejo no quintal, pode servir de “rede” para voleibol, para pendurar vasos de temperos que assim ficam longe dos pets e você pode acompanhar a trajetória do sol.  Caso não saiba temperos e horta precisam de mais de quarto horas diárias de sol para se desenvolverem.veneziana 44Venezianas disposta ao redor do banco encimadas por um ripado formando uma pérgola trazem privacidade, proteção do sol e ainda lugar para crescer uma trepadeira florida.veneziana 4Linda ideia! Mas eu deixaria a parte preta sem as flores para usar de quadro de recados e ainda acrescentaria puxadores de madeira ( não gosto de ganchos estragam os panos de prato) para pendurar pano de prato, chaves…Dica: para quem não sabe pintar assim como euzinha use a técnica de decoupage com papel ou tecido.veneziana 6 Uma ideia interessante para ter no home office. Depois de usar basta fechar e a papelada fica escondida sem poluir visualmente. Dica: no lado de fora da porta fazer uma pintura ou ainda um mural de fotografias pode deixar a peça mais atraente quando fechada.veneziana 12Uma prática estante que se torna bastante estável com a quantidade de prateleiras. Uma peça versátil e útil para vários ambientes da casa. Uma estante para livros, uma despensa, um armarinho para o banheiro, um guarda-roupa para a casa de praia , um armário na lavanderia, um expositor de plantas para a varanda….veneziana 82Observe como o livreiro feito com as mesmas venezianas mudou completamente de estilo. Com alguns detalhes e uma pintura mais elaborada, à peça se tornou mais nobre.  veneziana 45

Não é, mas bem pode ser uma veneziana fazendo a vez da marquise desta janela.

A marquise da garagem, que pode ser feita de venezianas além de proteger a porta ainda agrega elemento decorativo à fachada da casa. No outro exemplo é tão somente decorativo, apenas para receber trepadeiras floríferas.veneziana 97As portas venezianas agora vão para dentro de casa e com trilhos e roldanas se transformam em portas de correr, que hora integram e hora fecham ambientes.veneziana 93Mais fácil impossível, é  como diz o ditado”não requer prática e nem tão pouco habilidade”. Basta retirar algumas aletas e inserir tábuas de espessura adequada. Dica boa: se usar quatro venezianas e usar tábuas maiores vai ter um biombo que além de deixar a peça mais estável, será útil dividindo áreas. Ainda vai servir para expor peças decorativas se ela ficar dentro de casa ou vasos na varanda ou no espaço gourmet, separando o estar da área de refeições .veneziana 89Outra janela fake mas esta usada na varanda,  para refletir o jardim e trazer mais claridade se o espaço recebe pouca luz solar. veneziana 86Uma ideia para ter no hall de entrada, recebe bolsas, casacos, apoia chapéus, bonés e ainda decoração sobre o pequeno aparador. Para completar, um espelho para última olhada antes de sair de casa rsrsr.veneziana 100Uma opção mais modesta para um móvel para o hall. Eu prefiro este, é mais “magrinho”e caberá em menores espaços e também é mais fácil de realizar. veneziana 88Essa peça também fica perfeita no hall ao lado do aparador ou pode ficar na entrada da loja.veneziana 92Acrescentando outras cestas aramadas a peça ainda poderá servir de fruteira.veneziana 84Perceba onde as garrafas estão penduradas. Bem mais fácil passar a fiação pelas aletas do que ter que fazer furos em uma madeira compacta. veneziana 64Simples assim!! Apenas um arabesco de ferro e ganchos.veneziana 87Nunca mais as roupas irão mofar ou ficar com cheiro de guardadas e nem mesmo vai “esverdear” seu casaco de couro ou sapato , dentro deste guarda-roupas.veneziana 95Ideia bem diferente de tudo que já postei, adorei, justamente pelo inusitado além da utilidade é claro rsrsr. A peça pode ter rodízios ou não ou ainda ter aquela peça sob ela que a faz girar (tipo aqueles centro de mesa redondos sabe?).  Na loja ou no closet, para roupas ou acessórios. Gente, acabou de acender a lâmpada das ideias aqui na minha cabeça…. e se colocar prateleiras arredondadas com a exemplos anteriores essa peça pode ser transformar numa “sapateira giratória”.

A união desta duas ideia ficaria perfeito!!! Ao lado da cama e até mesmo ao lado do sofá.veneziana 26Uma proposta decorativa diferente que agrega mais beleza ao quarto. Sobre a cabeceira de venezianas a cortina passa a ideia de que ali existe uma janela. Uma decoração mais elaborada e mais delicada do que apenas as venezianas na parede, vale a pena tentar.veneziana 31Super fácil esse projeto, o trabalho maior e pintar as peças. Quer variar? Coloque a iluminação dentro das venezianas e coloque um tampo de vidro.veneziana 36De novo, não é, mas pode ser uma veneziana reciclada. Linda ideia para a frente da casa, Dica: na veneziana coloque também o número da casa que a luminária vai destacar a noite e facilitar para que seu visitante encontrar a sua casa mais facilmente. Uma entrada iluminada também é mais segura!!!

Caixas que se transforma em cachepô ou ainda floreiras de janela, de muro…

Acredito que este tenha sido o post mais longo e sem cortes rsrsr que já postei. Deu trabalho mas estou contente com o resultado, muitas imagens inspiradoras.

E agora que se inspirou onde arranjar as venezianas, você estar se perguntando. Na caçamba da rua, encostado em alguma calçada, alguém está modernizando as janelas, peça mesmo que não seja seu vizinho o pior que pode acontecer é receber um não e ainda assim a vida vai seguir . Mas se quiser muito fazer e não encontrar a veneziana ainda poderá comprar em lugares que vendem “coisarada” tipo brechó das coisas rrsrsr.

Boa caçada e até o próximo…

Anúncios

Deixe seu comentário ou tire suas dúvidas!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s